Óleo animal, azeite ou óleo vegetal: qual é o melhor para a saúde?

As prateleiras do supermercado não vão lhe avisar nada além do preço, então como saber que gordura é a melhor (ou pior) para sua saúde?

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  • Alguns meses atrás uma nutricionista provocou polêmica ao afirmar em um programa de Televisão que o melhor óleo para a saúde era o canola e que o óleo de coco era inflamatório. Um absurdo que clama aos céus e chocou muitos profissionais de saúde. Descobriu-se mais tarde que a nutricionista trabalha para produtores de óleo canola.

  • Infelizmente, muitas das informações que recebemos vêm comprometidas por interesses financeiros e ou corporativistas. Por isso, o melhor é se informar em fontes mais isentas.

  • Por que precisamos ingerir gorduras?

  • Devido a tanto se falar em comida lixo (junk food) e os problemas de saúde causados pelas gorduras, muitos pensam que esse é um nutriente dispensável, o que não é verdade.

  • Nosso organismo precisa (e muito) que consumamos alguma quantidade de gordura. A vida seria impossível sem ela. Nossas células precisam dos ácidos graxos, sendo que os essenciais, nosso organismo não produz e precisamos recebê-los através da alimentação.

  • O que a gordura faz no organismo?

    • Regula a temperatura corporal

    • Dá energia para as atividades diárias

    • Protege os órgãos internos e melhora as defesas orgânicas

    • Realça o sabor dos alimentos

    • São ácidos graxos como os ômegas 3, 6 e 9 que beneficiam a memória e outras funções cerebrais, promovem a saúde da pele, cabelos, ossos, metabolismo e sistema reprodutor.

    • Produção de hormônios, tais como estrogênio, testosterona e aldosterona

    • Condução das vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K

  • O que evitar?

  • Assim como temos gorduras benéficas, temos aquelas que fazem mal, como as hidrogenadas (trans) e os óleos extraídos de sementes e grãos utilizando processos industriais que envolve solventes, altas temperaturas e pressão, o que faz com que o óleo processado fique escuro necessitando de outros processos químicos para clarear e refinar tais óleos que são vendidos como "virgem". Ora, se o processo envolve calor, não é virgem.

  • Além disso, há os óleos extraídos de grãos transgênicos, como o de milho, soja e canola (não existe tal coisa chamada de canola - é uma sigla para Canadian oil low acid), que é extraído de uma flor (?) geneticamente modificada (transgênica), chamada colza. Dois terços desses óleos presentes na colza contém ácido erúcico, um ácido extremamente tóxico e com grande associação a problemas no coração (lesões fibróticas).

  • Sobre o óleo de soja, o nutrólogo Wilson Rondó Júnior diz que "a soja é altamente alergênica e promove a perda de determinados aminoácidos que são importantes, além de ser indutora do comprometimento da tireoide, que leva ao desenvolvimento do hipotireoidismo. Seu consumo também está ligado a alguns tipos de câncer", alerta.

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  • Gorduras animais

  • Também chamadas de saturadas, as gorduras animais são menos nocivas do que se pensava. Desde os anos 1950, os médicos recomendam trocar esta por óleos para evitar problemas cardíacos e conforme qualquer um pode ver, os problemas cardíacos não diminuíram, muito pelo contrário.

  • Segundo estudos publicados no livro da americana Nina Teicholz "The big fat surprise: why butter, meat and cheese belong in a healthy diet" (A grande surpresa: porque manteiga, carne e queijos pertencem à dieta saudável), as gorduras animais são boas para a saúde e não estão relacionadas a doenças cardíacas. Segundo esse artigo, as populações do Pacífico, por exemplo, retiram 60% de suas calorias da gordura saturada e têm índices ínfimos de problemas cardiovasculares. Destaque para as gorduras de peixes de águas frias.

  • Estão incluídas nesta categoria a banha de porco, de boi, dos peixes, a manteiga e os queijos gordurosos.

  • Óleos vegetais

  • Azeite de Oliva

  • Óleo prensado a frio e, portanto, extravirgem, o azeite de oliva é uma das melhores opções em termos de gorduras vegetais. Procure comprar os que são vendidos em garrafas escuras, que tenham data de fabricação (quanto mais velho, maior a possibilidade de oxidação) e que informam serem extravirgem. Além disso, prefira os opacos, com resíduos de azeitonas flutuando no óleo (borra), esses possuem os flavonoides, as vitaminas e os antioxidantes que sua saúde pede.

  • Óleo de coco

  • Este é de longe o melhor óleo que existe para o ser humano consumir, principalmente o extravirgem. É saturado, mas não se acumula no organismo, pelo contrário, o fígado o usa para produzir energia. Além disso, é antimicrobiano, antibiótico, excelente fonte de vitamina E, combate a inflamação subclínica crônica, é emagrecedor, aumenta o nível de colesterol bom (HDL) e baixa o ruim (LDL). Ajuda no bom funcionamento da tireoide e muito mais. Veja tudo que o óleo de coco pode proporcionar aqui.

  • Óleo de linhaça é bom para emagrecer e diminuir a barriga. Já os óleos de abacate e de palma são ótimas opções para cozinhar.

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Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

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