Fracasso poderá acontecer, desistir jamais

Vale a reflexão de que nem sempre a vitória é importante.

632 views   |   9 shares
  • No início do ano são realizados balanços de atitudes tomadas no percurso dos doze meses que se passaram no ano anterior. Nem sempre a lista de vitórias é grande ou nem sempre as realizações acontecerão. Porém, o fracasso em certos momentos é mais importante que uma coleção de vitórias sem aprendizado. Você precisa refletir sobre os equívocos que cometeu e acrescentar novas atitudes que poderão alavancar a sua vida.

  • 1. Fracasso não é determinante

  • Quando uma pessoa não obtém o resultado planejado, pode marcar um período da vida, mas não o determina como fracassado. A história não acaba no ponto que não deu certo, o ponto é apenas um trampolim. Veja a história de Magic Johnson, que descobriu nos anos 90 que é portador do vírus HIV. Ele estava no auge da carreira no basquete americano, poderia ter escondido e saído das quadras. Pois, imagine você, há mais de vinte anos, o diagnóstico desta doença era uma sentença de morte, vergonha e preconceito. Os estudos na área de saúde ainda começavam e os meios de comunicações não renovavam esperanças para os portadores do vírus. No meio deste cenário, Magic Johnson aparece na impressa e declara que é portador do vírus mais temido da época, ao contrário do que se esperava, alguns meses depois, ele usou o fato como exemplo para prevenção da doença e continuou brilhando no esporte.

  • 2. Fracasso não é uma queda

  • Exemplos bíblicos são válidos para alimentar a fé e renovar as esperanças. A história do filho pródigo evidencia um fracasso que foi superado pela afirmação de um erro e posterior arrependimento. A história descrita no evangelho de Lucas, capítulo 15, de um moço que pede a herança antecipada para o pai, usufrui de tudo insanamente e cai em uma vida de miséria. Na solidão, em convívio com os porcos, prestes a comer as lavagens, o filho pródigo se arrepende e volta à casa do pai. "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti." (Lucas 15:18).

  • Assumir os erros leva ao recomeço. Fracassar é apenas um tropeço, não uma queda.

  • Advertisement
  • 3. Fracasso traz a chance de recomeçar

  • Às vezes, queremos resolver as coisas sem metas ou planejamentos, simplesmente investimos forças sem medir esforços, porém, pode ser arriscado demais. O líder bíblico Josué foi derrotado em sua primeira batalha, relatado no livro de Josué, capítulo 7. Ele não participou da batalha, mandou os soldados até as terras de Ai, sem conhecimento do território que teria pela frente.

  • Porém, Josué utilizou-se do fracasso para o aprendizado. Depois de se lamentar muito, não ficou apenas murmurando. Bem, as pessoas tendem a fracassar e se prostrar ao desânimo sem ver que o erro pode trazer uma lista de afazeres assertivos para o sucesso. Após análises e reorganizações de estratégias, a vitória do povo israelita foi liderada por Josué e perpetuada na história. "Assim Josué incendiou Ai e fez dela um perpétuo monte de ruínas, um lugar abandonado até hoje." (Josué 8:28)

  • 4. Fracasso é antecessor de uma vida de sucesso

  • Todas as descobertas científicas vieram posteriores a grandes fracassos. A fantástica história do cientista Thomas Edison apresenta uma trajetória de incertezas e descréditos. Rotulado na escola convencional como incapaz para o aprendizado, foi instruído pela mãe em casa. A tentativa frustrada nunca o desanimou. Ele sempre tentou mais de uma vez os seus experimentos, a lâmpadafoi testada milhões de vezes até conseguir o objeto que temos hoje que mudou a história da humanidade.

  • No início deste ano, faça diferente, avalie os fracassos como algo produtivo, um trampolim, uma porta para o aprendizado, para nunca desanimar. Porque a verdadeira perda é não aproveitar as oportunidades dadas pela vida.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Fabiana Caetano é casada, sonhadora, mãe de dois lindos meninos, apaixonada pela vida, pela escrita e pela leitura. Formada em Letras para conciliar hobby e trabalho. Acredita que o conhecimento traz a liberdade de pensamentos.

Fracasso poderá acontecer, desistir jamais

Vale a reflexão de que nem sempre a vitória é importante.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr