O que o desenho do seu filho quer lhe dizer

O desenho de uma criança pode dizer muito a respeito dela e de como está se sentindo.

Michele Coronetti

Adultos costumam pensar que as crianças têm uma vida tranquila, que não precisam se preocupar com seu sustento ou com dificuldades. Na verdade, elas têm preocupações ocultas que muitas vezes nem elas se dão conta que possuem. E isso pode ser passado para um desenho, onde elas conseguem expressar como realmente se sentem no interior.

Eu sempre gostei de ver os desenhos dos meus filhos, mesmo quando ainda eram falhos ou apenas rabiscos. Psicólogos garantem que é mais fácil interpretar desenhos das crianças a partir dos 6 anos de idade, pois é aí que começam a expressar seus sentimentos e problemas. Muitas vezes percebi que um problema familiar estava afetando meus filhos (apesar de eles continuarem alegres e dedicados nos estudos) somente através de desenhos. Algumas mudanças foram tomadas em família para que seu crescimento não fosse prejudicado.

Traços e disposição dos elementos

Traço firme, sem apertar de mais ou de menos, desenho bem posicionado, centralizado na folha, colorido, é um desenho normal. É preciso atentar à individualidade da criança, pois o que pode parecer algo confuso apenas é seu estilo.

Se o desenho se concentra do lado esquerdo, ela está com preocupações ou problemas no passado. Centralizados, ela vive bem o momento presente, sem ansiedades ou depressões severas. Quando concentrado do lado direito, ela pensa mais no futuro.

A parte superior do desenho está relacionada à imaginação, descobertas e intelecto da criança. Já a parte inferior guarda o que está relacionado à sua vida, suas necessidades físicas e materiais.

Advertisement

Normalmente um desenho de criança é uma família no centro, ela entre os pais ou ao lado apenas de um, sem os irmãos (isso é comum e não indica um problema), com uma casa ao lado, árvores ou flores, brinquedos preferidos, mais próximos da parte inferior, e o céu na superior.

Elementos

Alguns desenhos específicos podem indicar algumas coisas interessantes para os pais tomarem conhecimento, de acordo com especialistas:

Casa

Quanto maior, mais emocional a criança está no momento. Casas pequenas simbolizam introspeção. Porta grande significa que ela gosta de novas amizades; a pequena o contrário, talvez a criança tenha vergonha de convidar seus amigos para sua casa. Chaminé com fumaça escura pode indicar condições familiares desfavoráveis.

Pessoas

As expressões são importantes, rostos sem boca podem indicar desejo de silêncio; olhos grandes, curiosidades; braços para cima, desejo de atenção; braços colados ao corpo, desejo de não ter contatos sociais; falta de pés, sentimentos de dependência.

Sol

Quando do lado esquerdo acima, está mais ligado à figura materna. À direita, relaciona-se à figura paterna. Se for muito brilhante, pode revelar autoritarismo e violência verbal ou física. No centro representa a própria criança, o que pode dizer que ela se sente responsável por cuidar dos pais.

Advertisement

Árvore

Tronco e base ampla representam a segurança que a criança tem. Com poucos galhos ou folhas podem indicar que ela não está sendo bem alimentada. Folhagem abundante indica muitas ideias e projetos.

Cores

Desenhos coloridos equilibradamente e alegres demonstram normalidade. Quando a cor preta é evidentemente utilizada pode transmitir a sensação de renúncia, abandono e introspecção, repressão da vida emocional, ansiedade e luto. O violeta ou roxo, quando usado em excesso pode indicar tristezas ou temperamento sombrio. Outras cores que são predominantemente utilizadas podem trazer outros significados de acordo com este artigo.

É importante lembrar que um desenho analisado pelos pais pode ser apenas uma referência de que tudo está bem e que a situação vivida no momento da criança estará em evidência. A preocupação com possíveis problemas sérios não será necessária no primeiro desenho, mas depois de alguns contendo os mesmos indicadores. Um especialista deve ser consultado para melhor analisar e verificar se realmente será necessária alguma intervenção.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.