10 dicas para superar o medo de viajar de avião

Voar de avião faz você tremer na base? Então você precisa conhecer algumas dicas e técnicas para perder esse medo em dois tempos!

257 views   |   shares
  • Voar de avião é supertranquilo para muitos, mas pode ser angustiante para alguns. Isso acontece, geralmente, pelo medo do desconhecido. Confira alguns passos necessários para vencer esse medo, e aprenda algumas técnicas simples que farão você relaxar antes e durante o voo:

  • 1. Reconhecendo seu medo

  • Muitas pessoas fogem do assunto viagem de avião por receio de admitir seu medo de voar. Não querem ser pressionadas, tampouco serem alvos de piadinhas de mau gosto. Para que se consiga superar esse medo é fundamental dar o primeiro passo: reconhecer que se tem um problema. Sem esse primeiro passo, não há como avançar na solução desse problema.

  • 2. Uma decisão inadiável

  • A única maneira de vencer um medo é encará-lo. Quando uma pessoa decide encarar o medo ela acaba descobrindo que não era tão assustador quando parecia. Se você acha difícil encará-lo sozinho, busque ajuda psicológica. Caso contrário, vá em frente colocando nossas dicas em prática.

  • 3. O que as estatísticas mostram

  • O medo de voar geralmente está relacionado ao medo de acidentes. O fato é que o avião é um dos meios de transportes mais seguros que há. O risco de envolvimento de um avião em um acidente é de um em três milhões. Portanto, ao se inteirar das estatísticas, você perceberá que seu medo não tem fundamento.

  • 4. Uma visita ao aeroporto

  • Passar a tarde em um aeroporto observando a movimentação dos passageiros, os aviões decolando e pousando, fará com que você não só se familiarize com esse ambiente, mas perceba que é algo bastante comum e tranquilo para a maioria das pessoas. Essa percepção lhe fará muito bem.

  • 5. Entenda toda a dinâmica de uma viagem

  • Caso seja seu primeiro voo, entender como uma viagem funciona, etapa por etapa, irá ajudar a reduzir seu nervosismo.

  • 6. O conhecimento liberta do medo

  • Quanto mais você aprender sobre o funcionamento dos aviões, menos chance terá de ficar em pânico durante uma viagem por causa do ruído dos motores ou de uma turbulência. Portanto, busque todas as informações que puder.

  • 7. Exercícios de respiração

  • Há uma técnica de respiração eficaz para controlar a ansiedade. Ela funciona como um calmante natural. Primeiramente, você precisa encontrar um lugar confortável para se sentar. Sente-se, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Preste atenção no seu corpo e tente desligar-se de qualquer outro pensamento. Inspire e expire somente pelas narinas.

  • O exercício é feito em 4 passos:

  • Advertisement
  • 1º Encha os pulmões de ar enquanto você conta lentamente até três.

  • 2º Segure o ar enquanto você conta novamente até três, sempre no mesmo

  • ritmo.

  • 3º Conte novamente até três enquanto esvazia os pulmões.

  • 4º Com os pulmões vazios, não inspire novamente antes de contar até três.

  • Repita o ciclo durante um minuto. Dê uma pausa e observe como você se sente.

  • Se sentir-se bem, repita o exercício por mais dois ou três minutos. Depois desse tempo, observe novamente como se sente. Se sentir-se mais relaxado é porque fez o exercício corretamente. Está, portanto, conseguindo reduzir a ansiedade.Caso tenha sentido tontura, você exagerou nas etapas de inspiração e expiração, não dando as pausas adequadamente. Comece a fazer esses ciclos de exercício de agora em diante. Se você aprender a controlar a ansiedade agora, conseguirá controlá-la facilmente durante a viagem.

  • 8. Autoindução

  • Aliada aos exercícios de respiração você pode usar a técnica da autoindução. Consiste em repetir mentalmente frases positivas, como "Estou me sentindo bem e seguro", "Eu estou calmo e relaxado". Você estará condicionando seu cérebro para aceitar isso como verdade, o que realmente se tornará em pouco tempo.

  • 9. Distração e conforto

  • Leve na viagem coisas para se distrair e relaxar, como um bom livro, chicletes, suas músicas favoritas, almofadas de pescoço, tampões de ouvido etc.

  • 10. Encarar o medo gradualmente

  • Outra maneira de vencer o medo é encará-lo aos poucos. Os especialistas chamam esse processo de Dessensibilização. Você enfrenta, em princípio, voos curtos e, gradativamente, vai se expondo a voos mais longos. Depois do primeiro voo, repita a dose assim que puder. Quanto mais voar, mais chances terá de enfrentar seus medos, até eles desaparecerem.

  • Aproveite nossas promoções em passagens aéreas para todo o Brasil e o exterior. Visite nosso site: Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

  • Siga nossas dicas e você, em pouco tempo, não somente vencerá o medo de voar, como terá prazer em fazê-lo, pois perceberá tudo de bom que uma viagem de avião pode proporcionar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

Advertisement
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr