12 atitudes a tomar quando seu marido ignora seus sentimentos
Como lidar de maneira inteligente com maridos que ignoram seus sentimentos? Algumas atitudes podem ajudar a lidar com este problema muito comum, que nem sempre tem que ser ruim.
Sônia Penha
Um relacionamento harmonioso é possível de ser alcançado quando os cônjuges trabalham juntos para isso. Não significa que os desafios nunca virão, afinal cada um tem o seu jeito de ser e as suas diferenças que, às vezes, causa o distanciamento um do outro, mas ambos podem fazer melhorias que ajudarão a alcançar a harmonia e a felicidade.
Muitas esposas têm dificuldade para que seus maridos conversem com elas, ouçam o que elas querem dizer, demonstram falta de consideração pelos seus interesses e emoções. Como lidar de maneira inteligente com esses maridos que ignoram seus sentimentos? Algumas atitudes podem ajudar a lidar com este problema muito comum, que nem sempre tem que ser ruim.
1. Se comunique
A maioria dos casais não são bons nisso, é algo que todos precisam melhorar. A maneira de falar pode parecer algo pequeno, mas tem um grande efeito. Então, considere:
-
Não use linguagem diretiva ao conversar. Ambos são iguais e não têm a autoridade de mandar no outro. Não utilize frases como “você deveria” ou “você não pode”.
-
Descubra por que ele está ignorando você. Você tem provas ou ele está apenas “distraído”?
Advertisement -
Diga a ele como se sente e o que você pensa. Fale com calma. Se espera que o cônjuge faça algo, diga, não espere que ele leia sua mente e não confie em dar dicas.
-
Diga o que você quer. Diga com o que não está feliz e o que você deseja. Use “Eu” em vez de “você” e evite palavras como “sempre” e “nunca”. Falar claramente o que você quer dá ao cônjuge uma chance de ter sucesso. Ao invés de dizer “Você devia levar o lixo para fora todos os dias”, diga “Eu adoraria que você levasse o lixo para fora todos os dias”.
-
Esclareça mal-entendidos. Caso não tenha certeza sobre o seu comportamento, então pergunte se ele está ignorando ou está com raiva de você. Às vezes ele não tem a intenção de ignorar, se não perguntar você nunca saberá com certeza.
-
Não espere muito tempo porque ficar guardando as coisas vai fazer alguém explodir e tornar as coisas muito piores.
-
Dê o primeiro passo. Confronte-o com sutileza e encoraje-o a falar ou responder. Tente em uma hora melhor.
Advertisement
Saibam que o relacionamento não funciona se não houver comunicação. Se vocês não discutiram e ele está ignorando você, diz que prefere ficar no computador ou com outras pessoas do que com você, tente fazer alguma dessas sugestões, enquanto você pensa como seguir adiante. Se preocupar não vai ajudar, esse é o seu tempo para curar.
2. Se acalme
Feche os olhos, respire fundo e busque sua paz interior. Seja responsável por sua própria felicidade. Não acredite que “algum dia alguém vai fazê-la feliz”, não dependa dos outros nem coloque o seu próprio valor nos outros para ser feliz. A felicidade vem de dentro para fora, cabe a você fazê-la feliz. Não busque uma válvula de escape como o álcool, tabaco ou drogas, estas substâncias envenenam de dentro para fora. Não podemos mudar muitas coisas, sobretudo as outras pessoas. Não se perder ou ignorar a si mesma já é uma vitória.
3. Saia, mude de ambiente
Saia um pouco, caminhe, dirija ou pedale, respire ar puro, escute música fazendo isso. Reserve um momento para observar tudo, as árvores, os pássaros, o céu, o tempo, ouvir os sons à sua volta. Um momento para ser grata por estar viva. Fazer algo novo anima e melhora os sentimentos.
4. Se arrume e cuide de você
Não deixe que as dificuldades façam com que você deixe de se cuidar. Para estar bem você precisa se amar. Se arrume, passe um pouco de maquiagem, mude o cabelo, destaque a beleza que você tem. Tire fotos de si mesma. Sinta alegria e seja criativa e gentil com você mesma.
5. Passe algum tempo em torno de pessoas positivas ou inspiradoras
Esteja com pessoas positivas e inspiradoras, que lhe façam sentir-se bem e feliz e lhe motivem a continuar e a fazer coisas boas. Amigos e pessoas que você admira de alguma forma. Elas são ótimas influências e vão lhe fazer bem, são como o ar fresco.
6. Passe tempo com a família
Caso você tenha seus familiares por perto, passe para dar um olá, para fazerem coisas juntos, para conversarem ou para desabafar. Eles podem ser divertidos, ótimas companhias e até um grande apoio.
7. Termine um livro
Aí está um bom e velho amigo. Para acalmar a mente, aventurar-se, rir, se emocionar, entreter, distrair, para viver muitas sensações. Leia seus autores favoritos, algo completamente novo, não será preciso comprar, basta pegar algum na biblioteca e até mesmo passar um tempo lá. Isso pode ajudar a trazer de volta seu ânimo.
8. Crie o seu próprio espaço criativo ou relaxante
Caso seja possível, se sua casa ou apartamento for grande ou tiver um lugar, seria interessante transformá-lo num espaço para relaxar. Um quarto vazio, uma garagem, um sótão, um lugar no quintal, etc., pode ser seu espaço de leitura, informática, ginástica, biblioteca, sala de vídeo ou TV, espaço de trabalho ou arte.
9. Compartilhe suas experiências e aprendizado
É impressionante o que se pode aprender com as experiências, as alegrias, as dificuldades, com a vida. Escreva sobre tudo o que lhe inspira. Ajude os outros, contribuindo com seu conhecimento, conselhos e experiências. Suas palavras e suas ideias podem valer ouro.
10. Escreva
Coloque tudo no papel, ou num Diário. Suas coisas positivas e otimistas e mesmo as negativas. Escreva os problemas, os planos, as preocupações, as ideias, os desejos, as metas, as expectativas, as esperanças, como sair de qualquer problema. Além de proporcionar alívio de tudo o que está guardado dentro de você, é uma maneira de avaliar tudo o que vem passando para buscar melhorar.
11. Paparique a si mesma
Esquecer de nós mesmos não é uma forma saudável de viver. Tire um tempo para si mesma, diariamente ou semanalmente, não importa. Cada mulher tem diferentes maneiras de mimar-se, então faça algo que você gosta. Lembre-se de que terá de viver consigo mesma pelo resto da vida, por isso cuide-se bem e se ame.
12. Decida
Busque se entender com o seu companheiro e encontre um jeito de se comunicar e comprometer. Às vezes isso tudo pode ter sido conclusões erradas ou um mal-entendido, mas você terá que descobrir. Não sofra por causa de coisas que não quer, cuide de si mesma e da sua sanidade. Lute por tudo o que for melhor para vocês.
Ser ignorada não é o que as mulheres querem de um relacionamento. Existem muitas razões pelas quais este problema surge, talvez muitas expectativas, expectativas erradas ou nós não sabemos dizer o que queremos e pedir, mas nunca é tarde demais para enfrentar essa situação e dar a volta.
Uma relação boa e saudável baseia-se na comunicação, amor, respeito, confiança, cooperação e habilidades para resolver problemas, entre outras coisas. Não é um conto de fadas e não há nenhum príncipe encantado, mas é possível lutar por ela se você se esforçar tanto quanto ele.
Leia: 3 coisas a evitar quando o seu cônjuge o ignora