12 detalhes que irão mostrar ao seu parceiro o quanto você o ama
O casamento é um barco que leva duas pessoas por um mar tempestuoso. Por isso, se um dos dois fizer um movimento brusco, o barco afunda.
Erika Otero Romero
Uma das relações que mais uma pessoa deve cuidar é o seu casamento; por isso, o pior erro que se comete é acreditar que o seu parceiro está “fisgado” depois de se ter casado.
Manter um casamento estável é algo que cabe a ambos. A responsabilidade não cabe apenas a uma das partes, mas isso é algo que poucos compreendem.
Conseguir ser um bom esposo ou esposa é questão de interesse; como dizem por aí: “Quem quer, pode”. Como tudo na vida, se quer alcançar algo, basta que exerça força de vontade; do contrário, as coisas não irão bem.
Ser um bom marido ou uma boa esposa não requer que se mate tentando. Não é uma questão de ser perfeito e não de errar; é uma questão de saber abarcar as dificuldades a tempo e não descuidar os detalhes. Dito isso, abaixo eu compartilho algumas ideias para colocar em prática e alcançar para ter um casamento feliz.
1 Falar francamente
A boa comunicação dentro de um casamento é essencial. Por isso, fale francamente sobre como se sente quando o seu parceiro perguntar sobre isso. Se ele perguntar é porque lhe notou pensativa ou preocupada. Faz o mesmo quando o vir distante. A realidade é que todos precisamos que se interessem genuinamente pelo que nos preocupa.
É o mesmo para tratar de assuntos delicados de casal e família. Todo casal deve falar sobre o entendimento na intimidade, os mal-entendidos, os desacordos sobre a educação etc.
2 Faça coisas que ele não espera que você faça
É simples; se você é daqueles que nunca lava a louça ou arruma casa, pois surpreenda-a. Se você não é bom em dar detalhes, um dia sem que ela espere compre-lhe flores ao voltar para casa.
Nada é mais agradável do que a pessoa que você ama fazer-lhe uma boa surpresa. Isto é sinal de que ela pensa em você e que realmente se importa.
3 Cuide-se
Cuidar de sua saúde é sinal de que o ama e se ama. Nada é mais caro em emoções e dinheiro do que o fato de adoecer. Mas não se trata apenas de curar uma doença, mas de prevenir.
Por isso, não é má ideia que façam uma rotina a dois de comer saudável, sair para correr ou caminhar, deixar para trás vícios e o que seja que não só lhes permita ficar saudáveis e ainda passar tempo juntos.
4 Respeitar seus momentos a sós
Nem tudo é estar com o outro. O tempo juntos é tão importante como aqueles momentos que são necessários para estar consigo mesmo.
Todas as pessoas precisam de momentos a sós para recarregar energia, para pensar, para fazer coisas para si mesmo. Deixe seu parceiro ficar sozinho, ele ficará muito agradecido.
5 Defender um ao outro
Este é um detalhe. Sejamos honestos, algumas pessoas não se dão bem com seus sogros, cunhados ou amigos de seu parceiro. E pode acontecer, direta ou indiretamente, que o casal seja “atacado” por comentários ofensivos.
Supondo que é seu caso, quando seu cônjuge lhe defende, (sem inimizade com sua família, obviamente) e lhes pede que a respeitem, isso de verdade é uma mostra de afeto que você valorizará muito.
6 Não leve trabalho para casa
É um erro cometido com frequência, mas muitas vezes não é só o trabalho que é levado para casa, mas também os problemas que surgem dele. Evite-o o máximo que puder, pois cada situação tem seu momento e lugar; além disso, sua casa deve ser só refúgio para o casal e os filhos.
7 Agradem-se mutuamente
Que não lhe aconteça o mesmo que aconteceu ao Homer Simpson, que comprou para sua esposa uma bola de boliche (do gosto dele), pensando que não a usaria.
Não é tão difícil dar-lhe uma colônia ou um perfume de seu gosto, uma camisa de qualidade ou uma saída a um lugar que você sabe adora; de verdade, esse tipo de detalhes apaixona.
8 Sejam amáveis
No mundo há muitas pessoas grosseiras, não seja você uma delas e menos ainda com quem você ama e lhe ama. Não custa nada responder bem um ao outro, ainda que estejam cansados. Você nada perde em ir à compra em vez dela. Ganha muito quando lhe traz remédio se adoecer. Seja amável.
9 Mantenha distância se você se sentir chateado
Pode não ser fácil e pior quando o seu parceiro é alguém que deseja saber o que lhe irritou. Seja claro e diga-lhe que não quer falar porque está muito zangado e não quer descontar nele ou nela. Isto vai poupar-lhe de muitos problemas e sentimento de culpa.
10 Assistam à TV juntos
Pode ser que não goste dos romances, dos esportes ou dos filmes que seu parceiro vê; é seu direito. No entanto, você pode tolerar pelo menos meia hora de seu programa apenas para compartilhar gostos e relaxar um pouco. Talvez até gostes deles.
11 Ceda terreno
Um casamento é melhor quando há consenso. Não é questão de orgulho e impor sua vontade quando se trata de tomar decisões; é mais questão de respeito.
Conciliem e negociem, com isso podem pôr em prática o fato de que uma escolha seja feita por você e outra por seu parceiro.
12 As discussões não são uma competição
Em todo casamento, por mais feliz que seja, há problemas. As discussões por desacordo não têm de ser um concurso de “quem tem razão”, o que os levará a acabar muito mal.
O mesmo acontece com o ponto anterior, conciliem e cheguem a um acordo. Se devem oferecer desculpas e se desculpar, não demorem e façam-no; não deixem que o rancor se apodere e destrua seu amor.
Devo dizer, por último, que isto se aplica tanto a homens como a mulheres. Como disse antes, um casamento é uma sociedade que se mantém à tona pela ação de ambas as partes, a responsabilidade não recai apenas sobre uma pessoa. Por isso, fazer a sua parte é a melhor estratégia para ter um casamento eterno.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 12 detalles que le demostrarán a tu pareja cuánto lo amas