12 dicas sobre como ficar bem ou se sentir melhor mais rápido, naturalmente
Mantenha um estilo de vida saudável e abstenha-se de substâncias nocivas para permitir que o seu corpo funcione de forma eficiente.
Wendy Jessen
Está chegando à época do ano que a maioria de nós teme. As mudanças de temperatura, chuvas que trazem resfriados, ameaças de dengue, gripes, problemas de estômago (devido a excessos em festas) e algumas infecções e bactérias. Como pais, muitas vezes acordamos no meio da noite para mudar a roupa de cama ou dar banho em uma criança com febre, inclusive podemos pegar qualquer doença das crianças.
Muitas mães têm encontrado métodos naturais para a prevenção de doenças, combate e alívio dos sintomas.
1. Mantenha as mãos lavadas
Esta é uma tarefa simples, mas às vezes esquecida. Lavar as mãos pode ajudar a prevenir a propagação de germes. É especialmente importante depois de tossir, espirrar ou assuar o nariz.
2. Energil C, Cebion e Redoxon
são populares bebidas efervescentes, com vitamina C em altas doses que ajudam a impulsionar o sistema imunológico. Ajudam a equilibrar o pH do organismo, em casos de resfriados, gripes e infecções devido ao aumento das defesas orgânicas, além de acelerar os processos de cura. Use-os para ficar saudável também. Eles vêm em uma variedade de sabores. Podem ser usados como tabletes dissolvidos em água ou diluídos em vitamina de frutas e iogurte. São encontrados em farmácias e supermercados.
3. Goldenseal
é um grande antibiótico natural. Goldenseal é frequentemente utilizado em conjunto com a equinácea. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
4. Raiz de alcaçuz
é útil para os pulmões. A raiz de alcaçuz pode ajudar a abrir os pulmões e respirar melhor. Porém deve ser usada com cautela em idosos e contraindicada para as grávidas, pois a raiz de alcaçuz, em grandes quantidades, pode causar pressão alta .
5. Cânfora e Tei-Fu Essential Oil
são eficazes para o tratamento de problemas respiratórios, dores de cabeça, dores de garganta, dores de ouvido, sinusite, coriza, tosse e dores musculares. Estes também são úteis quando você quer estimular a drenagem dos ouvidos – friccione um pouco atrás das orelhas direcionando para baixo através dos tendões do pescoço até a clavícula.
6. Chá preto ou verde em sachês
para clarear os olhos. Olhos irritados devido a alergias, conjuntivites ou terçol podem ser curados com um saquinho de chá simples e barato.
-
Mergulhe os sachês em água morna até que comece a infusão.
-
Use uma toalha de papel para manter o líquido sob controle.
Advertisement -
Coloque o saquinho de chá diretamente sobre os olhos fechados.
-
Mantenha por tanto tempo quanto puder. Isto pode ser mais difícil para as crianças, assim mantenha sobre um olho de cada vez e as distraia com um livro ou TV.
-
Repita isso algumas vezes por dia até que a infecção desapareça.
7. Mel
, especialmente o mel cru traz muitos benefícios à saúde. Além de aliviar dores de garganta, o mel puro tem muitos aminoácidos essenciais. Seu uso tópico pode ajudar com alergias. No entanto, não é aconselhável dar mel para crianças com menos de um ano de idade, devido ao risco de botulismo.
8. Cebola e alho ajudam a curar infecções
Você pode cortar uma cebola ao meio, aquecê-la um pouco e colocá-la no ouvido para tratar a infecção. Na forma de óleo, o alho também pode ser utilizado em gotas dentro da orelha para curar dores de ouvido. Você também pode fazer uma cataplasma de cebolas e colocá-la no peito para ajudar a limpar olhos lacrimejantes, coriza, peito congestionado e problemas de sinusite.
-
Pique uma cebola e coloque em uma toalha pequena.
-
Cubra-a com filme plástico e dobre a toalha sobre o filme plástico.
-
Use um rolo para pressionar a cebola e liberar o suco.
-
Dobre as bordas da toalha e coloque o cataplasma sobre seu peito. Você pode espalhar um pouco de azeite no peito antes para reduzir a irritação.
-
Deixe-o agir por quanto tempo você achar que é necessário (por 20 minutos, ou se quiser durante toda a noite).
Advertisement -
Use uma atadura ou roupas apertadas para segurá-lo no lugar.
-
Repita conforme necessário.
9. Os probióticos
Os probióticos são encontrados no iogurte, no Kefir, e também na forma de comprimidos, cápsulas, ou na forma líquida. Seu corpo precisa de boas bactérias para combater as bactérias ruins. O uso de antibióticos de largo espectro mata todas as bactérias – boas e ruins. É necessário substituí-las para ter um intestino saudável – o que é imprescindível para a saúde como um todo. A maioria dos nódulos linfáticos (que produzem os anticorpos que defendem nosso organismo) está localizada no abdômen. Incluir pelo menos uma forma de probióticos na sua dieta diária ou algumas vezes por semana favorece as defesas orgânicas.
10. Visite um bom quiroprático
caso queira conhecer este tipo de tratamento. O Atlas, a primeira vértebra da coluna, tem muito a ver com o sistema imunológico. Há possibilidades de caso você esteja doente, ou não consiga se sentir bem, que seu atlas e outras vértebras estejam fora de alinhamento. O desalinhamento pode inclusive causar dores de ouvido recorrentes. Além disso, o quiroprático treinado em quiropraxia pediátrica pode alcançar ótimos resultados com bebês que têm refluxo ou cólicas.
11. Massagem e terapia corporal podem ser úteis
O corpo humano é complicado. Pode haver tantas coisas fora de equilíbrio que acabam por causar problemas diversos. Considere Terapia do Campo Energético, a Terapia Craniossacral, e a Drenagem Linfática. Se você está apenas se sentindo fora de sintonia física um ou mais desses métodos podem ser úteis.
12. Manter um estilo de vida saudável
e abster-se de substâncias nocivas permite que seu corpo funcione de forma eficiente.
Há muitas maneiras naturais para ajudar a aliviar os sintomas e prevenir doenças. Informe-se e procure alternativas. Várias estão aqui listadas, mas há muitas ferramentas naturais mais eficazes. Estas sugestões não se destinam a substituir o seu médico. Faça o que você sente que é certo para sua família.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 12 tips on how to stay well or feel better faster, naturally, de Wendy Jessen.