12 ideias baratas para estocar alimento e outros itens de primeira necessidade
Listamos alguns alimentos ricos em nutrientes e de fácil acesso para serem estocados e alguns produtos e utensílios que são importantes para uma emergência. Veja, também, o passo a passo da técnica de armazenamento.
Erika Strassburger
Ter alimento e outros produtos armazenados em casa pode ser vital em épocas de escassez, desemprego, catástrofes, crises econômicas, guerras, doença do provedor da família e outros imprevistos.
Não são necessários grandes investimentos para se iniciar um armazenamento. Você pode reservar uma quantia todo mês para comprar os itens que pretende incluir no seu estoque. Veja algumas sugestões dos produtos mais acessíveis que você pode estocar, que atenderão as suas necessidades:
1- Água
Cada pessoa consome cerca de 150 a 180 litros diariamente. Em épocas de escassez a quantidade precisa ser reduzida drasticamente. Você precisa calcular cerca de 30 litros diários, por pessoa, para as primeiras necessidades (beber, cozinhar e fazer a higiene pessoal).
A água pode ser armazenada em garrafas pets, garrafões de 5 litros ou mesmo de 20 litros. Basta colocar uma colherinha de cloro para cada 2 litros de água. É importante fechar bem o recipiente para que ela não fique contaminada. As caixas d’água podem ajudar por um período muito curto de tempo. Pois normalmente damo-nos conta de que está faltando água quando a caixa está vazia. No entanto, se for instalada uma caixa reserva, com uma única torneira, a ser usada somente quando for necessário, ela será de grande serventia para o armazenamento.
Você pode ir trocando a água armazenada em garrafas a cada seis meses ou um ano. Se, quando for utilizar a água, você não tiver certeza de que ela esteja boa para o consumo, coloque novamente 1 colherinha de cloro ou ferva-a.
2- Sal
O sal é outro item fundamental. Você pode guardá-lo em garrafinhas de água mineral de 600 ml.
3- Grãos
Feijão e arroz são uma combinação rica em nutrientes. São fontes de vitaminas do complexo B, proteína e minerais (ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco e cobre). Em épocas de escassez eles atendem grande parte das nossas necessidades nutricionais. Por isso são alimentos que devem fazer parte do armazenamento.
4- Cereais
Os cereais são muito importantes na nossa alimentação. Você pode estocar aveia, soja, farinha de trigo integral, farinha de milho, cevada, etc. Esses alimentos podem se transformar em mingaus, pães, massas, bebidas, biscoitos, etc. Se não tiver recursos para a compra de alguns cereais integrais, opte por massas, farinha de trigo branca, entre outros.
5- Óleo
Você precisará dele para preparar vários alimentos. Prefira os óleos em lata. Eles têm o prazo de validade mais estendido.
6- Leite
É um alimento de primeira necessidade, principalmente em famílias com crianças. Se for fazer um estoque para até três meses, você poderá comprar leites em caixas. Senão, o ideal é comprar leite em pó enlatado.
7- Enlatados
Milho, ervilha, sardinha e atum enlatados são alimentos ricos em nutrientes e de fácil armazenamento. As latas mantêm-nos bons para o consumo por cerca de dois anos.
8- Açúcar
Se você puder, compre o açúcar mascavo. Se não, podem ser o cristal ou refinado mesmo. Apesar de não ser um alimento saudável, é necessário em algumas receitas.
9- Velas, fósforos e isqueiros
Para o caso de faltar luz, você vai precisar desses itens. O isqueiro é mais útil no caso de umidade ou se os fósforos molharem. Compre os dois, pois os isqueiros podem quebrar.
10- Gás
Seria interessante ter um botijão de gás cheio, de reserva. Usado economicamente, ele poderá durar por mais de três meses.
11- Materiais de limpeza, higiene e outros
Você vai precisar de papel higiênico, sabonete, xampu, creme para o cabelo, creme dental, fio dental, escovas de dente, água sanitária (importantíssima para desinfecção de superfícies e de vasos sanitários, e para purificar a água) repelente contra insetos e cotonetes.
12- Kit de primeiros socorros e medicamentos
Para ferimentos, em caso de febre e dor, você precisará de: termômetro, pinça, tesoura, água oxigenada, solução iodada, esparadrapo, micropore, compressas de gaze, ataduras, algodão, analgésico, antitérmicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, remédios para náuseas e vômitos, e outros medicamentos de uso da família.
Observação: essa é uma lista resumida. Ajuste-a a fim de adequá-la aos hábitos alimentares e às necessidades da sua família.
O método mais fácil e barato para armazenar alimentos é através do uso de garrafas pet. Veja os procedimentos:
-
Lave bem as garrafas com água e sabão. Enxague bem e coloque-as para secar emborcadas dentro de uma sacola plástica com um furo no fundo. Coloque as sacolas com as garrafas no sol. Quando estiverem bem secas, despeje um litro de álcool e vá passando de uma garrafa para outra. Quando o álcool evaporar totalmente, o processo de armazenagem já pode ser iniciado.
-
Os grãos como feijão, arroz, lentilha, milho de pipoca, e outros, devem estar bem secos antes de serem armazenados. Você pode colocá-los no forno preaquecido a uma temperatura baixa. Despeje os grãos num refratário, coloque-os no forno por cerca de 15 minutos, mexendo-os para que sequem homogeneamente.
Advertisement -
Os alimentos que serão cozidos com sal deverão ser armazenados da seguinte forma: coloque dois dentes de alho inteiros e com casca no fundo da garrafa. Coloque a metade do alimento. Coloque mais dois dentes. Encha até próximo à borda e coloque os dois últimos dentes. Bata o fundo da garrafa para que o alimento se acomode. E preencha o espaço que sobrou com mais do alimento. Quanto menos ar tiver dentro da garrafa, melhor. Feche bem e coloque uma etiqueta com a data em que foi feito o armazenamento. O produto durará por cerca de dois anos.
-
Os alimentos que serão cozidos ou preparados com açúcar deverão ser armazenados de forma semelhante aos alimentos cozidos com sal. Porém substitua os dentes de alho pela mesma quantidade de cravos da índia.
-
A soja pode ser armazenada ao natural. É só colocá-la na garrafa, bater bem o fundo para acomodar, e preencher até a boca. Feche e faça a etiquetagem.
-
Lembre-se de acompanhar o prazo de validade. Vá fazendo um rodízio para evitar desperdício.
Fontes: Guia de Armazenamento e Conserva de Alimentos; Comunidade Bem Simples