12 itens a observar quando está escolhendo um imóvel
12 itens que vocês precisam ficar de olho quando for alugar ou comprar um imóvel de forma a não se arrepender mais tarde.
Suzana Ribeiro
O lugar onde vivemos é, sem dúvida, fator determinante para o bem estar geral da família. Quando não gostamos de nossa moradia, fica difícil sentir-se totalmente tranquilo. Muitas vezes, não é possível se mudar tão logo quanto gostaríamos, mas assim que a mudança se torna viável é muito importante escolher bem a próxima casa.
As dicas abaixo podem ajudar a selecionar o melhor imóvel para você e sua família.
-
Apartamento ou casa? Se você procura mais privacidade e espaço de quintal, é provável que opte por casas, mas se sua preocupação é segurança e praticidade, talvez goste mais de apartamentos. Em caso de dúvida, basta visitar algumas opções, pessoalmente é mais fácil de sentir qual tipo de moradia se adapta melhor à sua família.
-
Antes de decidir, visite o lugar em diferentes horários e dias da semana. Isso permite identificar possíveis problemas em relação à vizinhos barulhentos e outras inconveniências.
-
Verifique se o imóvel é ensolarado, em que horários do dia bate sol, se é suficientemente ventilado e iluminado.
Advertisement -
Em caso de prédios sem elevadores, considere a viabilidade de sua família para subir/descer as escadas no cotidiano. E em caso de prédios com elevadores, considere o valor do condomínio, se vale a pena.
-
Descubra se a localização é considerada boa, seu valor de mercado e possível valorização.
-
Atente para a infra estrutura, se existem por perto: escolas, hospitais, mercados, farmácias, outros comércios e meios de transporte.
-
Verifique a pressão da água abrindo torneiras. Não esqueça também de acender as luzes para conferir a existência de algum problema elétrico.
-
Olhe bem para não ser enganado por pinturas novas que escondem mofo, rachaduras e infiltrações.
Advertisement -
Antes de se decidir por uma reforma total, consulte um arquiteto para saber se é viável e pesquise outras opções para se certificar que vale mesmo a pena.
-
Em caso de compra, projete sua vida para daqui 5, 10 ou 15 anos, baseie o numero de quartos necessários de acordo com o numero de filhos que pretende ter, imagine que eles vão crescer e que várias vagas na garagem serão úteis, etc.
-
Calcule gastos com taxas, certidões, impostos, etc. Geralmente é preciso ter em mãos cerca de 5% do valor do imóvel para a documentação.
-
Tanto em caso de aluguel como de parcelas, tenha certeza de que o gasto mensal é compatível com sua renda, que não acarretará problemas em seu orçamento.
É melhor preparar-se e atentar para estes itens, assim você poderá aproveitar melhor seu novo lar.