12 superalimentos para uma saúde melhor
Especialistas em saúde publicam anualmente as listas de seus principais 10 ou 12 superalimentos que todos deveriam comer.
Chloe Curtis
Especialistas em saúde publicam anualmente as listas de seus principais 10 ou 12 superalimentos que todos deveriam comer. As listas podem ser diferentes aqui e ali, mas sempre incluem vegetais, frutas e grãos, por isso não deixe de estocar sua cozinha com eles. Aqui está a minha opinião sobre os 12 superalimentos que você deve comer e por que eles são bons para você:
1. Cúrcuma
É um tempero fabuloso que contém antioxidantes com propriedades anti- inflamatórias. Uma pesquisa recente mostra que a cúrcuma pode impedir que o câncer se espalhe, ajudar a prevenir a diabetes tipo 2 e reduzir o risco de doença de Alzheimer.
2. Água de coco
Baixo teor calórico, sem gorduras, contém eletrólitos e açúcares naturais. É um excelente hidratante; contém mais potássio do que a maioria das bebidas energéticas encontradas no mercado e com menor teor de sódio. Os defensores da água de coco exaltam suas múltiplas utilidades, desde impulsionar o seu sistema imunológico até reduzir as cólicas menstruais, melhorar o desempenho muscular, limpar o sistema endócrino, facilitar a digestão, combater a diarreia, e até mesmo reduzir o risco de câncer.
3. Manga
Ao contrário do que se pensa, tem baixo teor de calorias e gordura, rica em fibras e vitaminas A e C, potássio e cobre. Estimula o sistema imunológico e contém antídotos naturais para doenças digestivas.
4. Mirtilos
Eles são ricos em fibras, vitamina C e antioxidantes. Vão muito bem com cereais, iogurte, aveia ou vitaminas.
5. Tomate
Contém o antioxidante licopeno e vitaminas A e C. Tomates ajudam a diminuir o risco de muitos tipos de câncer e doenças coronárias.
6. Brócolis
É um dos principais alimentos anti-câncer. Brócolis têm muita vitamina C, carotenoides, vitamina K e ácido fólico. Com alto teor de fibras, você pode comer grandes porções ingerindo apenas algumas calorias.
7. Couve
É a potência verde, abarrotada de vitaminas A e C, K, ácido fólico, potássio, magnésio, cálcio, ferro e fibras. Ela ajuda a combater o câncer, doenças cardíacas e certas doenças crônicas relacionadas à idade.
8. Grão-de-bico
Rico em proteínas, fibras, ferro, magnésio, potássio e zinco, grão-de-bico ajuda a diminuir o colesterol e a combater doenças cardíacas.
9. Quinoa
O grão de quinoa é uma potência nutricional. Rico em proteínas, é um dos poucos alimentos de origem não animal que fornece todos os aminoácidos essenciais. É rica em fibras, pobre em glúten, e uma grande fonte de carboidratos complexos. Ele contém lisina, que desempenha um papel crucial no crescimento e reparação de tecidos, além de ser rico em vitaminas e sais minerais (tais como ferro, magnésio e potássio).
10. Nozes e castanhas
Além de combaterem o câncer e ativar as defesas orgânicas, as castanhas são ricas em proteínas, gorduras monoinsaturadas, ômega -3 e repletas com polifenóis anti-inflamatórios. Protegem o sistema cardiovascular, ajudam no aumento da massa muscular e estimulam o cérebro.
11. Iogurte (especialmente o grego)
Iogurte combate o câncer e estimula o sistema imunológico (por causa das bactérias benéficas que contém). Também fornece cálcio para os ossos e é uma boa fonte de proteínas.
12. Salmão
Baixo em calorias e gordura saturada, o salmão é uma excelente fonte de proteína, ômega-3, ácidos graxos e gorduras poli-insaturadas que promovem um coração saudável. O salmão capturado in natura tem menor nível de contaminantes PCB do que o salmão de viveiro.
Obter as vitaminas e os nutrientes dos alimentos naturais é sempre melhor do que o uso de suplementos. Para a minha família, eu faço questão de incluir esses superalimentos em nossas refeições, lanches e bebidas.
Aproveite estes presentes fabulosos da natureza e confira minha receita abaixo.
Salada de Grão-de-bico, pepino e pimentão
Tempo de preparo: 20 minutos.
Porções: quatro.
300 gramas de grão-de-bico cozido.
Três pepinos Kirby, descascados, cortados ao meio longitudinalmente e em fatias grossas.
Um pimentão verde sem sementes e picado em cubinhos.
Um pimentão vermelho sem sementes e picado em cubinhos.
Duas cebolas, picadas bem finas.
Duas colheres de sopa de coentro fresco picadinho.
Para o molho:
½ xícara de iogurte natural (baixo teor de gordura)
½ xícara de queijo cottage
¼ colher de chá de sal
¼ colher de chá cúrcuma
Em uma peneira, escorra o grão-de-bico; enxágue em água fria e escorra novamente. Em uma tigela grande, misture o grão-de-bico, o pepino, o pimentão, a cebolinha e o coentro.
Em uma tigela pequena, misture o iogurte, o queijo cottage, o sal e o açafrão. Pouco antes de servir, espalhe o molho sobre a salada e misture.
_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 12 super foods to a healthier you.