6 sinais surpreendentes de câncer de mama que as mulheres precisam observar

A mamografia pode fazer muito. Procure conhecer os sinais e sintomas do câncer de mama para detectá-lo logo no início.

Emily Cummings

Todos os anos, milhares de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama. Para as mulheres, somente o câncer de pulmão tem taxa de mortalidade mais elevada do que o câncer da mama. Embora este tipo de câncer possa ser fatal, há sinais de alerta que podem ajudar a detectá-lo logo no início.

Não se sabe, ao certo, por que o câncer de mama se desenvolve, mas existem alguns fatores que parecem aumentar suas chances de desenvolver este tipo de câncer. Sua idade (e sexo) aumenta o risco. Embora os homens também possam ser diagnosticados com câncer de mama, ele é cem vezes mais comum nas mulheres. E a maior taxa de câncer de mama invasivo é encontrada em mulheres com 55 anos ou mais.

Parece, também, ser um risco mais elevado se os seus familiares próximos tiveram ou têm a doença. Além disso, o risco aumenta com o consumo de quantidades elevadas de álcool e a obesidade após a menopausa.

Conhecer os riscos e os sintomas do câncer de mama pode aumentar significativamente suas chances de descobrir a doença mais cedo. Felizmente, existem algumas coisas que você pode observar. Mesmo que encontrar um nódulo na mama seja um sintoma comum, há outros sinais para observar.

Se você tiver algum destes sintomas, contate o seu médico imediatamente:

Advertisement

1. O tamanho das mamas

Se o tamanho de uma mama aumenta significativamente em um curto espaço de tempo, este pode ser um sinal de alerta. Os seios são, normalmente, de tamanhos diferentes, mas perceber um aumento drástico no tamanho ou uma alteração anormal na forma poder ser algo para se preocupar.

2. Inchaço

Mesmo que não haja um caroço presente, o inchaço no seio (mesmo em uma pequena área) não é um bom sinal. O inchaço também pode ser acompanhado de febre. Se este for o caso, seus seios vão aquecer, podem inflamar, ficar vermelhos ou roxos, além de inchar. Informe imediatamente o seu médico se tiver estes sintomas.

3. Mamilos anormais

Qualquer secreção, além do leite materno, não é normal. A diminuição da sensibilidade do mamilo também é algo para se levar em conta. Além disso, se o mamilo se retrai (o bico vai para dentro) ou perde a coloração, trate de procurar o médico.

4. Vermelhidão ou coceira

Ter uma textura irregular, como “casca de laranja”, em seu seio ou na área de mamilo pode muito bem ser um sintoma de câncer. Se você tiver uma forte coceira na mama e a visita ao dermatologista (e a pomada) não aliviaram os sintomas, contate o seu médico.

5. Notar um nódulo

Há também nódulos benignos (não cancerígenos) que se formam nos seios. Mas, se você notar uma massa (que não havia percebido antes, ou que parece mais dura do que as protuberâncias à sua volta) agende um exame. Lembre-se de observar se há qualquer tipo de massa anormal perto das axilas; ainda que não seja nos seios, pode ser câncer de mama.

Advertisement

6. Dor na mama

Ela pode ser causada por uma variedade de outras coisas que não sejam câncer. Variação hormonal, alguns tratamentos de fertilidade, estresse e usar um sutiã que não serve direito podem causar dor na mama. Se a dor não for causada por essas coisas, ou acompanha outros sintomas, contate o seu médico.

Algumas mulheres sentem dor nas costas ou no peito, em vez de dor na mama. Se essa dor não vai embora com a fisioterapia ou alongamento, informe o seu médico.

Nem todos esses sintomas são de câncer de mama. Se você recebeu outros tratamentos para eles (como uma pomada ou antibiótico), mas, depois de alguns dias de tratamento, não percebe qualquer diferença, trate informar seu médico, e seja assertiva em relação aos testes para câncer de mama.

As mamografias têm aumentado significativamente a taxa de detecção de câncer de mama. Agende, regularmente, esse compromisso se você estiver acima dos 40 anos, ou se você tiver uma história familiar da doença. Porém, há coisas que uma mamografia não consegue detectar. Ter seios densos torna o câncer mais difícil de ser detectado, mesmo com uma mamografia, e ajuda as células cancerígenas a se espalharem mais rapidamente. Fale com o seu médico para exames adicionais, caso você se encaixe nessa descrição.

Seja diligente com seus exames de mama e esteja ciente sobre os sinais e sintomas do câncer de mama. Se você estiver preocupada, marque uma consulta com o seu médico.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 6 surprising signs of breast cancer women need to observe.

Toma un momento para compartir ...

Emily Cummings

Emily acredita que tortas são excelente escolhas para o café da manhã. Leia mais sobre suas viagens e gostos no seu blog.