Substitua o chocolate por esse ingrediente maravilhoso sem lactose, glúten ou açúcar

Você ama chocolate, mas tem tido dificuldades digestivas, sudorese, enjoo, cólicas e diarreia? Pode ser intolerância alimentar. Substitua o chocolate por esse ingrediente mágico.

Stael Ferreira Pedrosa

Intolerância à lactose

Muito já se tem falado sobre a questão de adultos tomarem leite. A conclusão a que chegam nutrólogos e médicos é de que o leite é plenamente dispensável após os 10 anos de idade, sem prejuízo da saúde. E aqui estão algumas razões:

1. Intolerância adquirida

A partir de certa idade o corpo para de produzir lactase – enzima que transforma a lactose em glicose e galactose para ser absorvido pelo organismo. (5 anos para os asiáticos, 10 anos para latinos e negros e 20 anos para brancos.)

2. Não é natural

Somos os únicos animais que tomam leite depois de adultos e pior – leite de outro animal.

3. Surpresas no leite

Segundo o Dr. Victor Sorrentino, o leite não é mais o mesmo. Está contaminado por pesticidas e agrotóxicos. Além disso, devido ao excesso de manipulação das tetas, a vaca desenvolve mastite (inflamação das mamas) que pode adicionar ao leite, antibióticos e pus.

Intolerância ao glúten

De acordo com o Dr. Patrick Rocha, essa proteína encontrada em alguns cereais (trigo, cevada, aveia e centeio) engorda e adoece e não apenas aos celíacos, mas a qualquer pessoa.

Advertisement

O Dr. Rocha cita um artigo do The New England Jornal of Medicine que listou 55 doenças associadas ao glúten. Ele cita: Doença do intestino irritável, osteoporose, anemia, fadiga, enxaquecas, depressão, ansiedade, neuropatias (doenças que lesam os nervos), artrite reumatoide e lúpus, sendo que estas últimas são doenças autoimunes, ou seja, as células de defesa do seu corpo acabam agindo contra ele próprio e o glúten desencadeia tudo isso.

Mas, o chocolate tem glúten?

O chocolate puro não tem glúten, porém, nos processos de fabricação acontece a contaminação cruzada – onde um alimento que tem glúten “contamina” o meio onde ocorre o processamento, vindo com isso a contaminar outros alimentos naturalmente sem glúten.

O chocolate tem lactose?

O chocolate verdadeiro deveria ser o resultado da mistura de apenas 3 ingredientes: massa de cacau, manteiga de cacau e um adoçante (geralmente utiliza-se açúcar). Porém, os males do açúcar já são amplamente conhecidos. Por isso, quanto menos açúcar melhor.

Substituto do chocolate

Um fruto da árvore Ceratonia siliqua, ou alfarrobeira – a alfarroba é um substituto incrível para o chocolate e não contém glúten, nem lactose; como é naturalmente adocicada, não precisa adicionar açúcar. O pó ou farinha da alfarroba, uma vagem comestível parecida com a do feijão, quando torrada e moída, substitui o cacau, porém, com menos gordura e com açúcares naturais como sacarose e frutose. Não é alergênica e não contém estimulantes como o cacau (cafeína e teobromina).

Segundo o site rota saudável, são muitos os benefícios da substituição:

Advertisement
  • Baixo índice glicêmico

  • Possui vitaminas B1 e B2, que ajudam na metabolização de gordura, proteínas e carboidratos

  • Rica em Vitamina A, cálcio e magnésio

  • Combate os radicais livres e envelhecimento pela presença dos antioxidantes polifenóis (o mesmo presente no cacau)

  • Não contém glúten, lactose e nem cafeína

    Advertisement
  • Melhora a digestão e reduz colesterol

  • Pode ser consumido por hipertensos

Mas… E o sabor?

O sabor, segundo a maioria dos usuários, é muito semelhante, senão igual, ao do cacau. O pó pode ser usado para fazer bolos, pães e doces, como o brigadeiro. Existem muitas receitas na internet e aqui vai uma deliciosa da Sociedade Vegan:

Brigadeiro de Alfarroba

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado vegetal (de coco ou de amêndoas)

    Advertisement
  • 1 colher de sopa de margarina vegetal

  • 4 colheres de sopa de farinha de alfarroba

Coco para polvilhar

Modo de preparo

Junte os ingredientes em uma panela. Mexa bem para não ficar com grumos, leve ao fogo médio e cozinhe até começar a ferver (mexendo sempre) até ganhar consistência. Deixe esfriar e faça pequenas bolas. Passe no coco ralado e coloque em forminhas de papel.

Advertisement

(Mais receitas aqui)

Sua saúde agradecerá!

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.