Fones de ouvido realmente causam danos? 5 dicas para evitar problemas

O uso prolongado de fones de ouvido pode causar surdez precoce. Saiba como evitar.

Michele Coronetti

Os especialistas são unânimes em responder SIM a esta pergunta. Eles podem causar surdez precoce quando usados erroneamente ou transmitir algumas infecções. Uma pesquisa realizada no Brasil em 2013 mostrou que 96% dos jovens brasileiros ouvem música com este acessório. A maior parte deles ouvindo mais de uma hora por dia.

Os ouvidos, quando expostos a sons muito altos, podem sofrer perdas e gerar incômodos como zumbido ou apitos. Normalmente tudo volta ao normal, porém, quando são expostos por muito tempo, todos os dias, a sons mais altos do que o que podem suportar, os incômodos podem se tornar permanentes e até causar perdas auditivas.

Algumas sugestões dos especialistas para evitar os danos incluem:

Atenção ao volume

Utilizar sempre a metade do total ou menos é o ideal. Fones de ouvidos podem ser usados para ouvir música, vídeos ou uma pessoa conversando e o cuidado com o volume é essencial. Com a altura adequada será possível ouvir os barulhos externos também, ainda que mais baixos que o usual.

Descanso obrigatório

Para cada hora de uso dos fones, um descanso de pelo menos 10 minutos deve ser realizado. Assim os ouvidos conseguem se recuperar da proximidade do som por tempo prolongado. É claro que esta regra é para quem seguiu a regra número 1. Sons muito altos precisam de muito mais tempo de descanso para que o ouvido volte ao normal.

Advertisement

Limpeza necessária

Uma outra forma de prejudicar os ouvidos através dos fones são as infecções que podem ser transmitidas. Fones de inserção, aqueles bem pequenos, quando guardados em bolsos, bolsas ou mochilas sem o uso de uma caixinha específica, podem carregar em sua superfície algumas bactérias. A poeira também pode irritar o canal auditivo causando alergia e coceiras. Compartilhar um dos fones com amigos e depois utilizá-lo também não é muito saudável. Um paninho ou algodão com um pouco de álcool realizam muito bem a higiene periódica.

Utilizar em ambos os ouvidos

Algumas pessoas acreditam que usar o fone em apenas um dos ouvidos é menos prejudicial que usar em ambos. Na verdade, agindo assim outras doenças podem se manifestar como a labirintite além da perda de algumas funções auditivas específicas.

Fone de inserção X fone de oclusão

Conhecidos como fone pequeno e fone grande eles têm suas vantagens e desvantagens na mesma proporção. Enquanto que com o fone menor é mais fácil ouvir ruídos externos, com o maior o isolamento é quase total, mesmo com o volume baixo. Ao andar na rua é preciso muito mais atenção. O fone menor também fica muito mais próximo ao canal auditivo, por isso o volume precisa ser muito bem dosado para não prejudicar tanto na audição, justamente por enviar o som diretamente ao canal.

Os benefícios de usar fones de ouvido são muitos. Além de evitar inconvenientes com pessoas próximas que não desejam ouvir a mesma coisa, a música transmitida através dele durante a prática de atividades físicas ajuda a manter a pessoa animada e focada no seu objetivo.

Cuidados simples podem evitar problemas danosos com a saúde auricular. Atitudes precoces evitarão problemas indesejados no futuro mantendo apenas as qualidades que este simples acessório pode oferecer para quem o usa com frequência.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.