10 mulheres incríveis que mudaram o mundo

A lista de mulheres que ajudaram a mudar o mundo é muito grande. Algumas agiram em áreas que alcançaram praticamente todas as pessoas do planeta. Outras, tiveram seus feitos limitados pelo tempo e pelo espaço.

Antonio Carlos Soares Lima

A lista de mulheres que ajudaram a mudar o mundo é muito grande. Algumas agiram em áreas que alcançaram praticamente todas as pessoas do planeta. Outras, tiveram seus feitos limitados pelo tempo e pelo espaço. Porém, todas contribuíram significativamente para fazer da Terra um lugar melhor. Segue uma lista com 10 destas mulheres que tanto fizeram pela humanidade, em ordem alfabética.

1. Ada Lovelace

Criou, em 1840, o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Por este feito, esta matemática inglesa é considerada a primeira programadora da História, tendo aberto as portas para a computação moderna. Ela publicou várias notas com a descrição de um computador e software, quando eles sequer existiam. Ada não chegou a ver nenhuma máquina que os seus estudos ajudaram a criar.

2. Florence Nightingale

No dia 12 de maio comemora-se, em todo o mundo, o Dia da Enfermagem, em homenagem ao nascimento desta inglesa que ficou conhecida como a “senhora da lâmpada”, porque Florence cuidou de soldados de guerra à noite, sempre com a ajuda de um lampião. Ela é a responsável pela adoção de muitas medidas de saúde que ajudaram a moldar a enfermagem moderna.

3. Hedy Lamarr

Atriz, ela criou um sistema de comunicação para as Forças Armadas dos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial, que serviu como base para a telefonia celular, o Wi-Fi e bluetooth. Inicialmente, o invento foi recusado pelo Departamento de Guerra norte-americano, mas ela o patenteou e, em 1962, o aparelho passou a ser utilizado por tropas militares dos EUA em Cuba. Hedy é considerada a “mãe do telefone celular”, e o 9 de novembro, foi instituído na Alemanha como o Dia do inventor, em honra ao dia do seu nascimento.

4. Irmã Dulce

Esta freira brasileira é conhecida pelos seus trabalhos sociais em Salvador, na Bahia. Já como freira, trabalhou como enfermeira voluntária e professora de Geografia. Entre seus feitos, destacam-se a fundação, em 1939, de uma escola pública destinada apenas aos operários e seus filhos, do Hospital Santo Antônio, e também de um asilo e um orfanato.

Advertisement

5. Madre Teresa de Calcutá

Talvez a missionária mais famosa do mundo, Madre Teresa é conhecida por sua caridade baseada nos preceitos cristãos. Ela foi professora de História e Geografia na cidade de Calcutá e, em 1946, sentiu que era chamada a viver entre os pobres e a servi-los. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1979.

6. Maria

Provavelmente nascida em Nazaré, Maria deu à luz, criou e educou Jesus Cristo, a quem concebeu de forma milagrosa. Casou-se com José e esteve em Belém, onde nasceu Jesus, e morou também no Egito, antes de voltar a Nazaré. Teve outros filhos, além de Jesus. Chamada nas escrituras sagradas como “agraciada”, Maria é um exemplo de mulher, pela sua coragem, simplicidade e paciência, tendo recebido a honra de ser a mãe do Filho de Deus.

7. Marie Curie

Polonesa, foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel de Física em 1903, pelas suas pesquisas na área da radiação, que foram essenciais no desenvolvimento dos estudos da energia atômica. Ela ganhou ainda outro Nobel de Física, em 1911. Nascida em 7 de novembro de 1867, esta física e química foi inicialmente impedida de entrar no ensino superior, pois somente homens eram aceitos.

8. Princesa Isabel

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança nasceu no palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em 1846, filha de Dom Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias. Com a morte de seus dois irmãos homens, tornou-se a herdeira do trono brasileiro, e foi quando esteve neste trono que assinou a Lei Áurea, em 1888, abolindo a escravidão no Brasil, o que lhe rendeu o apelido de “Redentora”.

9. Rosa Parks

Costureira negra norte-americana, Rosa foi símbolo da luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. Ela ficou conhecida quando, em 1º de dezembro de 1955, recusou-se a levantar e ceder o seu lugar no ônibus a um branco. Esta atitude deu origem a um boicote aos ônibus e contribuiu fortemente para o movimento antissegregacionista.

Advertisement

10. Stephanie Kwolek

A química Stephanie Kwolek inventou, em 1966, o kevlar, uma fibra sintética de aramida muito leve e mais forte que o aço. Esta fibra é utilizada em coletes à prova de balas, cintos de segurança, na aeronáutica, linhas de pesca, pneus, artigos esportivos e até em tanques de combustível.

Toma un momento para compartir ...

Antonio Carlos Soares Lima

Antonio Carlos Lima tem 44 anos. Designer gráfico, possui uma agência digital. Estuda Direito e ama estar com a família. Gosta de política e é atleticano mineiro "de nascença". No seu tempo livre, gosta de ouvir música, ler, escrever e estar com os amigos.