A importância da comunicação entre irmãos

A eficácia na comunicação familiar é muito importante para que os irmãos desenvolvam uma parceria genuína e duradoura na vida.

6,286 views   |   45 shares
  • A comunicação é uma forma de expressão natural do ser humano; é uma capacidade que se desenvolve pela necessidade de interação com o outro. Ela pode se manifestar de forma visual, escrita ou auditiva. O fato é que comunicar-se é buscar uma maneira de estabelecer contato.

  • Aptidão para o entendimento

  • O vídeo anexo, além de ser uma graça, representa muito bem a aptidão humana para o entendimento propiciado pela comunicação. É muito interessante como os irmãos se entendem através de uma linguagem compreensiva apenas para eles. Em toda a história da humanidade, as pessoas buscam encontrar maneiras de interagir e manter o convívio, afinal somos seres sociais e dependemos uns dos outros. E, como demonstram os irmãos no vídeo, sempre é possível se fazer compreender.

  • Dificuldades de comunicação

  • Infelizmente nem sempre a comunicação entre irmãos é assim tão clara e divertida; dificuldades existem até porque são individualidades diferentes, personalidades próprias com defeitos e qualidades. Mesmo nascidos dos mesmos pais e vivendo no mesmo ambiente, manifestam-se de forma diferente, respondendo aos mesmos estímulos de maneira desigual. Irmãos brincam e brigam entre si, são capazes de demonstrar grande união quando sentem que precisam defender um ao outro de estranhos e de se tornarem grande rivais quando o que se evidencia são os interesses particulares. É então que surgem os conflitos e os desentendimentos que podem bloquear a comunicação, tornando a convivência muito difícil.

  • Educação familiar

  • Os pais precisam observar atentamente a relação dos filhos desde a tenra idade; a maneira como eles chegam num entendimento ou não é uma forma de aperfeiçoá-los. A comunicação eficaz é fundamental no processo da educação que se inicia pelo exemplo dos pais. Assim, o cultivo do diálogo entre os cônjuges e destes com os filhos será o espelho que irá refletir na construção do diálogo entre os irmãos. O respeito que os pais demonstram entre si e em relação aos filhos é fundamental para que esses aprendam a considerar as diferentes maneiras de pensar e reagir das pessoas. Alguns costumes, ao serem implantados nas relações familiares desde o início são fundamentais para a boa educação e o reconhecimento da dignidade de todos. Hábitos simples como: pedir “por favor”, dizer “obrigado” e “pedir perdão” causam grande efeito.

  • O relacionamento entre irmãos

  • O que os pais esperam é que os filhos se tornem cada vez mais amigos e criem uma relação de colaboração e compreensão mútua que se perpetue por toda a vida; que quando de sua ausência eles preservem a família e se apoiem nas dificuldades da vida. Para tanto é imprescindível que os filhos aprendam a se comunicar de forma empática e desenvolvam o diálogo franco e afetuoso. Sendo assim é de suma importância que os pais evitem as rivalidades e intensifiquem a pacificação. Conforme o artigo Relação entre irmãos da psicóloga portuguesa Adriana Campos: " ...a maioria dos filhos acabam sempre por agradecer aos pais o facto de lhe terem dado um irmão - é pelo menos neste sentido que vários estudos apontam".

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A importância da comunicação entre irmãos

A eficácia na comunicação familiar é muito importante para que os irmãos desenvolvam uma parceria genuína e duradoura na vida.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr