Não existe quantidade segura para fumantes de cigarro

Milhares de elementos químicos juntos em um único cigarro traz consequências terríveis a sua saúde. O cigarro mata, lembre-se disso antes de acender o próximo.

Renata Finholdt

Monóxido de carbono (aquele do escapamento de automóveis), nicotina, alcatrão e mais de cinco mil substâncias químicas diferentes estão na composição do cigarro, um produto tão tóxico e venenoso que nunca deveria estar presente na vida de ninguém.

Mas, infelizmente, o cigarro ainda faz parte da rotina de milhares de pessoas que, apesar de saberem de sua toxicidade, não conseguem (ou simplesmente não querem) largar o vício.

Inúmeras pesquisas são realizadas com o propósito de identificar todos os malefícios que o cigarro pode causar, apesar de muitas doenças já estarem, comprovadamente, relacionadas ao fumo.

Não existe quantidade mínima segura de cigarros por dia!

O centro de controle e prevenção de doenças americano, através de seus estudos, constatou que mesmo aqueles que fizeram uso de apenas um cigarro ao dia durante o período estudado aumentaram seu risco de morte em sessenta e quatro por cento com relação àquelas pessoas que não fazem uso do mesmo produto.

Advertisement

Dentre as doenças relacionadas ao uso de cigarro estão:

Câncer

  • De pulmão, de boca, de esôfago, faringe, laringe, traqueia, estômago, pele, dentre outros.

Doenças respiratórias

  • Perda da capacidade respiratória, enfisema pulmonar, bronquite, tosse, pigarro, asma.

Doenças vasculares

  • Aumento das chances de derrame cerebral, infarto, além das doenças vasculares periféricas (com amputação das extremidades)

Doenças de pele e outras

  • Além do câncer, já mencionado, o cigarro interfere na cicatrização de feridas, além de contribuir para o aumento das rugas e celulites.

Também está relacionado ao aumento do número de cáries, perda de paladar e impotência sexual.

Para quem já tem o vício do cigarro, parar de fumar não é algo simples e fácil. É preciso muita força de vontade e ajuda profissional para conseguir vencer o vício.

Estudos mostraram o benefício de quem consegue largar o vício em relação à melhora dos riscos de várias doenças e aumento da perspectiva de vida.

Portanto, se você ainda tem dúvidas se deve ou não se esforçar para deixar o cigarro de lado, decida agora mesmo por abandonar o vício. O fumo traz consigo consequências terríveis e cruéis. Famílias são desfeitas devido ao uso deste veneno em forma de cigarro.

Advertisement

Pense em sua saúde e nas consequências que os malefícios do cigarro trarão a você e a sua família. Se você realmente os ama, abandone agora mesmo o hábito de fumar. Dê esse presente a eles!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.