Estudo de Harvard descobre o segredo de como ser feliz e saudável agora

O que realmente mantém as pessoas saudáveis e felizes? - Estudo de Harvard resolve esse dilema de uma vez por todas.

Darrell e Márcia

Ser feliz ou ser saudável? Claro que os dois. Esse é o desejo de 10 em 10 pessoas que você encontra hoje em dia. As pessoas buscam a felicidade, inclusive a preços altos, e querem ter saúde a todo custo.

Mas, na verdade, pare e pense:

O que seria ser feliz para você?

E o que lhe levaria a uma vida saudável?

Na cultura ocidental, a sociedade nos leva a acreditar que, para se dar bem na vida, precisamos estudar bastante enquanto jovens, trabalhar muito na fase adulta, buscar o máximo de dinheiro possível e ter sucesso profissional.

Advertisement

É, inclusive, o que os próprios pais passam como sendo o objetivo de vida que os filhos devem ter.

Seria esse o perfil de uma boa vida, que talvez até você pense para o seu filho.

Mas, será que é isso mesmo que é ter uma boa vida?

Sem querer lhe desestimular, descobrimos um estudo que mostra outro caminho.

Na verdade, o que leva as pessoas a esse objetivo é bem diferente e muito mais simples do que você imagina.

Segundo o psiquiatra Robert Waldinger, coordenador do Estudo do Desenvolvimento Adulto de Harvard, que é talvez o estudo mais prolongado da vida adulta, traz uma nova perspectiva sobre felicidade e vida saudável, apresentado em vídeo no TED.

Advertisement

Eles entrevistaram pessoas que nasceram entre os anos 80 e 90, e essas pessoas foram questionadas sobre quais seriam seus objetivos de vida mais importantes.

80% das pessoas responderam que um importante objetivo de vida era enriquecer. Desses, 50% disseram que outro importante objetivo de vida era vir a ser famoso.

Durante 75 anos eles acompanharam a vida desses 724 homens. Eles dividiram os homens em dois grupos, um grupo de estudo ficou com homens que estavam se formando na Faculdade de Harvard, e um segundo grupo de homens de bairros pobres de Boston.

De um lado da pesquisa, pessoas super bem-sucedidas na vida, estudando em uma das melhores faculdades do mundo, e do outro, pessoas que viviam na linha de pobreza, em famílias problemáticas e passando necessidades.

Essas pessoas acompanhadas nesses anos todos, tiveram os mais variados estilos de vida, desde operários de fábricas, médicos, pedreiros e até um deles que foi presidente dos EUA.

Advertisement

Alguns se tornaram alcoólatras, outros enriqueceram mesmo sendo muito pobres no começo da pesquisa, e outros empobreceram mesmo tendo estudado em Harvard, um local onde é muito caro e difícil para entrar.

Independente de como a pessoa chegou ao estudo 75 anos atrás, o que se descobriu com o estudo foi: As boas relações mantêm-nos mais felizes e mais saudáveis.

Eles tiraram três grandes lições desse estudo que se você puder levar para sua vida vai lhe ajudar muito a ser feliz e saudável. Vamos compartilhar com você agora:

1. As relações sociais são boas para nós, e a solidão mata

O que eles descobriram você pode notar também ao seu redor. Quem tem boas relações com a família, amigos e a comunidade vive melhor. São pessoas mais felizes e vivem mais tempo do que quem não tem boas relações.

Dica: Se você está ficando sozinho, se isolando, é chegada a hora de você mudar isso. Aumente seus relacionamentos e seja mais feliz.

Advertisement

2. Não importa o número de amigos, mas a qualidade das relações íntimas

Na nossa infância tínhamos 5 ou 10 amigos na nossa rua, que brincávamos, brigávamos, que contávamos nossos segredos e que cresceram conosco. Hoje a geração de nossos filhos tem 1.000 amigos no Facebook, mas quantos desses são amigos de verdade?

Dica: Invista na qualidade dos seus relacionamentos. Cuide, cultive e regue suas relações, elas que irão sustentar você nos dias difíceis e fazer você sorrir nos dias de alegria.

3. Boas relações protegem você

Quando as pessoas têm relações de qualidade que sabem que podem contar verdadeiramente com a outra pessoa, elas se sentem mais seguras. O cérebro processa melhor e se protege.

Dica: Crie um relacionamento que você possa contar de verdade, que a pessoa possa contar com você, para que depois, você possa ter a tranquilidade de saber que você pode contar verdadeiramente com ela.

Ao final do estudo conseguimos entender que ser feliz não é tão complicado assim, talvez sejamos nós mesmos que complicamos.

Advertisement

A partir de agora, invista nas boas relações, crie relações que possam ser íntimas ao ponto que você possa confiar.

Se você já tem alguém em vista que você quer estreitar essa relação o primeiro passo talvez já seja compartilhar este artigo com essa pessoa, dizer o quanto você quer investir nessa relação e que juntos vocês serão mais felizes, para sempre.

Toma un momento para compartir ...

Darrell e Márcia

Darrell e Márcia são casados há 20 anos, tem 3 filhos e uma paixão por ajudar famílias. São escritores, conferencistas, criadores da #TvA2, que tem impactado milhares de vidas. Para contatá-los, visite: