15 coisas que seu médico não lhe disse sobre o parto

Aqui estão alguns fatos importantes que seu médico pode ter deixado de fora.

Tamsyn Valentine

A coisa maravilhosa sobre dar à luz na época em que vivemos é o conhecimento facilmente acessível.

Com a invenção dos telefones celulares até mesmo o seu médico está apenas a uma chamada ou mensagem de distância, o que é um conforto muito grande para mães de primeira viagem ou excessivamente ansiosas. Ele pode dizer-lhe tudo o que você precisa saber sobre sua gravidez e parto, fazendo parecer que é realmente uma experiência viável.

Mas, mesmo o melhor dos médicos se esquece de compartilhar certos aspectos do parto, provavelmente no melhor interesse do paciente.

Aqui estão algumas das coisas importantes que ele não deve ter mencionado, o que será MUITO útil que você saiba:

1. Sua bolsa pode romper mais de uma vez

A ruptura da bolsa não acontece como nos filmes; o líquido não vem todo de uma só vez como despejar uma jarra d’água. Geralmente ele escorre, aos poucos, perna abaixo; ou como se fizesse xixi na calça. Além disso, existe a possibilidade de isso ocorrer mais de uma vez antes de entrar em trabalho de parto.

Advertisement

2. Às vezes, a bolsa não rompe totalmente

É muito possível que sua bolsa não rompa completamente enquanto ainda estiver em trabalho de parto. Então, a enfermeira ou médico irá rompê-la para você, com uma linda ferramenta chamada gancho amniótico.

3. O rompimento da bolsa não significa, necessariamente, entrar em trabalho de parto

A ruptura da sua bolsa não é motivo para entrar em pânico e correr para o hospital. Embora seja um sinal importante de que o trabalho de parto está começando, ele pode, na verdade, ocorrer em alguns dias ou até uma semana, antes que você comece a ter contrações. No entanto, para a sua segurança, ligue para o seu médico para avisar que sua bolsa de fato rompeu.

4. A peridural pode não funcionar

Parece má notícia, porque nós sabemos que uma peridural pode evitar que o trabalho de parto provoque a sensação de que você está sendo rasgada ao meio, e a faz se sentir feliz e dormente. Isso não acontece com frequência, por causa da forma como o seu corpo reage, ou por a peridural não ter sido aplicada a tempo no ponto certo. Algumas vezes, mesmo com a peridural você vai sentir toda a dor.

5. Quando você faz força, outra coisa pode sair

Por ter que empurrar o bebê para fora, você pode também empurrar algo mais: o cocô. Algumas dizem que é a sensação de ter que fazer o “número dois” que faz com que você saiba que o bebê está prestes a sair, então o que sai com o bebê é completamente normal. Você provavelmente nem vai saber que aconteceu, e os médicos e enfermeiros estão tão acostumados com isso, que não vai ter maiores problemas.

6. É provável que você não possa comer durante o trabalho parto

Depende do hospital ou da maternidade em que estiver, há muitos que não permitem que você coma enquanto estiver em trabalho de parto, apenas um pouco de água e cubos de gelo. A verdade é que a maioria das mulheres não fica com fome de qualquer maneira, surpresa, surpresa. Isto é apenas para o caso de você ter que fazer uma cesárea, porque os anestesistas não querem que você tenha um engasgo acidental. Portanto, seja paciente com o seu marido quando ele estiver comendo um xis e tudo o que você pode fazer é ficar olhando.

Advertisement

7. Seu médico pode não fazer o seu parto

Soa mais assustador do que você pensa, e tudo isso indica que se o seu médico tem parceiros, ou pode acontecer de ele não estar de plantão quando você entrar em trabalho de parto, um médico diferente vai entrar e assumir. Além disso, na maioria das vezes, os médicos não estão lá até que o bebê esteja nascendo. São as enfermeiras que estarão com você o tempo todo.

8. Eles podem ter de tirar o bebê por vácuo-extração

Por estranho que pareça, há momentos em que este procedimento é completamente necessário e salva vidas, como no caso de você ter pré-eclâmpsia. Aparentemente, o aparelho que suga o bebê para fora não se assemelha a um aspirador real e a maioria das mulheres não percebe isso acontecendo. O que elas percebem é o pequeno lindo cone que seu novo bebê pode ter na cabeça por alguns dias.

9. Entrar em trabalho de parto é como correr uma maratona

Entrar em trabalho de parto é cansativo? Sério? Embora pareça óbvio, muitas mulheres e seus maridos subestimam quanto tempo e energia isso realmente consome. Porque, às vezes, pode ser um processo longo e doloroso, pode significar que você ficará extremamente exausta em uma ou em todas as etapas de dar à luz. A boa notícia é que irá prepará-la para as noites sem dormir que virão.

10. Você tem que “parir” também a placenta

É isso mesmo! Não será apenas o seu lindo bebê que virá à luz. Logo após ele nascer, você também tem que fazer força para a placenta sair, mas é algo bem mais fácil, porque ela é bem menor e muito mole, mas ainda assim dói.

11. Vai ter muita gente assistindo

Provavelmente, seu marido não será o único na sala, especialmente se você convidar outros membros da família para estarem lá para este momento especial. Mas, mesmo que você não os convide, haverá enfermeira, auxiliares e outros profissionais de saúde que virão verificar o seu progresso e o do bebê.

Advertisement

12. Haverá MUITO sangue

O médico e sua equipe vão dar o melhor de si para protegê-la disso, mas no final das contas, a realidade é que o nascimento é um caos sanguinolento. Não entre em pânico se vir auxiliares de enfermagem levando lençóis ensanguentados de seu leito, apenas se lembre do serzinho fofo que você tem agora para levar para casa.

13. É bastante provável que haja pontos

Assim como o sangue, os pontos são simplesmente inevitáveis, especialmente quando se coloca para fora algo do tamanho de uma melancia através de um buraco do tamanho de um limão. Um corte lá embaixo é completamente normal, mas terá de ser costurado. Felizmente, os pontos são absorvidos pelo organismo (ou caem) em cerca de uma semana, então ninguém terá de puxar nenhum deles.

14. Você vai querer usar uma garrafinha esguicho em vez de papel higiênico

Por causa dos pontos e de fazer força para expelir o bebê, a área lá embaixo vai ficar totalmente sensível por algum tempo. Há um produto chamado garrafa peri (peri bottle), ou outra, como a desta imagem, que serve para limpar e desinfetar a região quando o papel higiênico, por mais macio que seja, ainda pareça áspero.

15. Você vai se esquecer de quase tudo e vai querer passar por isso de novo

O mais louco de dar à luz e do trabalho de parto é que, quando o bebê cresce um pouco, você terá esquecido as partes mais desagradáveis e desconfortáveis, e vai querer outro bebê. Esta é a única razão pela qual as mulheres querem se submeter a tudo isso de novo e de novo. É extraordinária a forma como a mente funciona!

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 15 things your doctor didn’t tell you about giving birth

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Tamsyn Valentine

Tamsyn Valentine é parte do time de conteúdo do FamilyShare.com. Ela é formada em comunicação com ênfase em relações públicas e jornalismo.