9 calmantes naturais que ajudam a controlar a ansiedade

É possível que o que você precisa para controlar sua ansiedade esteja mais perto do que você possa imaginar.

Renata Finholdt

Nos dias atuais não há quem não sofra por um momento sequer com um pouco de ansiedade pelos projetos e desejos que possui. Este sentimento está cada vez mais presente em nossas vidas e tem afetado inclusive crianças e idosos e contaminado a todos com suas sensações.

Estar ansioso implica em uma série de comportamentos pouco sadios que, inclusive, não colabora para o bem-estar físico e emocional.

No entanto, se a ansiedade não for tão devastadora a ponto de criar sensações físicas (falta de ar, palpitação, angústia, dentre outras) é possível, com a ajuda de calmantes naturais, conseguir controlá-la.

1. Erva cidreira

Uma plantinha que pode passar despercebida por muitos e que infusa em forma de chás pode ajudar a controlar momentos ansiosos. A erva cidreira tem sido usada desde a idade média para atuar como calmante para os mais ansiosos.

2. Camomila

A vovó estava certíssima quando preparava um bom chá de camomila para acalmar os nervos. Esta planta atua como um calmante natural de sucesso. Estudos realizados com pessoas que sofrem de Transtorno de Ansiedade Generalizado mostraram resultados positivos para aqueles que utilizaram a camomila em relação àqueles que não utilizaram.

Advertisement

3. Lavanda

Além de proporcionar flores em um tom muito bonito o aroma da lavanda atua como um calmante natural. Alguns estudos realizados com pessoas que inalaram seu aroma em situações ansiosas mostraram que ela tem um poder natural de reverter este quadro.

4. Exercícios físicos

Não há dúvida de que os exercícios físicos são parte fundamental da vida humana. Além de serem importantes para a prevenção de doenças, eles atuam como tratamento em muitas outras. Praticando exercícios você libera hormônios que, dentre outras coisas, atuam também no combate à ansiedade.

5. Maracujá

O maracujá é indicado como um calmante natural há muito tempo. Utilizá-lo em forma de sucos, chás ou até mesmo puro é uma forma deliciosa de controlar crises de ansiedade.

6. Ômega 3

Você já deve conhecer o ômega 3 como recomendação para ossos e doenças cardiovasculares, mas ele também tem papel importante no tratamento da ansiedade. Consumir ômega 3 ao menos uma vez por semana pode ajudar a evitar crises de ansiedade frequentes.

7. Respiração

Para aqueles momentos de forte ansiedade um exercício simples de respiração pode trazer resultados imediatos e aliviar os sintomas. Quando se sentir ansioso demais tente respirar contando até dez, em seguida prenda a respiração por mais dez e na sequência solte o ar também em dez. Faça isso por três vezes seguidas e na hora sentirás o resultado.

Advertisement

8. Coma algo

Parece natural que em um momento de ansiedade mastiguemos alguma coisa, mas alguns médicos realmente indicam que comer algo em momentos que estejamos nos sentindo ansiosos ajuda a diminuir essa sensação. Mas não pode ser qualquer coisa, nozes, amêndoas ou ainda um pequeno pedaço de chocolate meio amargo são os mais indicados.

9. Medite

Está ansioso demais? Sente em um local calmo e tranquilo e medite sobre sua situação de forma madura, sem dramas ou exageros. Tente controlar os pensamentos negativos e deixe que apenas os bons pensamentos floresçam. Sua mente tem um poder incrível sobre o resto de seu corpo, aprenda a utilizá-la.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.