Como lidar com um cônjuge frio e desanimado

É importante não se contaminar pelo desânimo e apoiar o cônjuge, buscando ajudá-lo a sair dessa situação.

Suely Buriasco

É difícil lidar com um cônjuge desmotivado que parece ter perdido o brilho próprio e se arrasta sem ânimo algum. Entretanto, é imprescindível não perder a paciência, pois quem ama precisa estar atento nos momentos difíceis, buscando alguma maneira de ajudar o cônjuge problemático.

Seu cônjuge é desanimado

Se seu cônjuge tem um temperamento mais apático e nunca foi muito vigoroso em suas ações, não há motivo de preocupações em relação ao proceder dele. Nesse caso, você o conheceu e o escolheu assim. O que não significa que tenha que se conformar com as insatisfações que esse tipo de comportamento esteja provocando em você. Com muita afetividade e paciência, você pode pensar em formas de animá-lo um pouco mais. Procure saber do que ele mais gosta e se empenhe em motivá-lo. Também é importante conversar com ele sobre os seus sentimentos e suas insatisfações, mas procure não exagerar nas cobranças.

Seu cônjuge está desanimado

Se ele sempre foi uma pessoa animada, cheia de disposição e vigor, vale analisar quais fatores externos estão causando sua mudança de comportamento. Como as pessoas têm formas diferentes de sentir e manifestar seus sentimentos, pode ser que você não perceba o quanto algo possa estar afetando intimamente o seu cônjuge. Doença na família, perda de ente querido, excesso de trabalho, problemas financeiros e insatisfação com a rotina são elementos muito comuns que podem gerar tanto estresse que a pessoa se sente desmotivada na vida. Nesse caso é importante que você converse com seu cônjuge sobre suas preocupações e se disponha a ajudá-lo a enfrentar o que o tem incomodado.

Desinteresse sexual

Quando o assunto é a libido, não existe regras ou qualquer tipo de classificação de certo ou errado, pois cada pessoa tem suas próprias necessidades sexuais. Mas quando o comportamento sexual muda, isso é, aumenta ou diminui muito a frequência com que a pessoa procura o sexo, alguma coisa pode estar em desequilíbrio. De certa forma é comum, tanto em homens como em mulheres, períodos de desequilíbrio da libido. Isso, normalmente, está ligado a fatores como o estresse ou hormonais. De qualquer forma é importante que os cônjuges conversem sobre isso, identificando qual é o problema e como podem resolver isso juntos. Afinal não se pode ignorar a importância do relacionamento sexual na vida do casal.

Seu cônjuge está deprimido

É preciso distinguir desânimo de depressão, mas se seu cônjuge demonstra grande mudança de comportamento, mantendo-se muito tempo triste, afastado e desmotivado é importante buscar um diagnóstico médico. Caso a depressão seja confirmada, algumas ações podem ser determinantes para o tratamento e cura da pessoa afetada. Algumas dicas podem ajudar nesse processo, vale conferir o artigo 5 dicas para lidar com um cônjuge deprimido.

Advertisement

Fonte motivadora

Você pode pensar que não é nada fácil manter o bom humor convivendo tão intimamente com uma pessoa desmotivada e, efetivamente, não é. No entanto, será muito mais difícil se você se contaminar e se tornar emotivamente dependente de alguém que, na verdade, precisa que você esteja bem para ajudá-lo. Assim, o melhor a fazer é buscar motivações para a própria vida, seja no relacionamento com os filhos, familiares ou no trabalho. Abastecer-se de ânimo que se reverta em disposição para motivar a relação é de suma importância. Aproxime-se mais do seu cônjuge, conheça suas dificuldades e encontre maneiras muito pessoais de tirá-lo desse torpor que, verdadeiramente, faz muito mal a ele mesmo.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.