8 elogios que seus filhos estão morrendo de vontade de ouvir

Confira os benefícios que os elogios podem trazer para o desenvolvimento emocional dos seus filhos através dessa pesquisa feita com 2 grupos de crianças elogiadas.

Cibele Carvalho

A partir de qual idade uma criança compreende um elogio? Quando devo começar a elogiar meu filho? Isso realmente pode fazer a diferença em seu desenvolvimento?

A resposta para essas perguntas foi trazida por uma pesquisa realizada com dois grupos de crianças. O primeiro grupo foi completamente elogiado pela sua inteligência, após concretizar a tarefa passada; já o segundo grupo foi reforçado e elogiado pela persistência, esforço e capacidade. O segundo grupo de crianças desejou continuar as demais tarefas; já o primeiro grupo, sentiu-se retraído com medo de fracassar.

Isso demonstra que os elogios realmente fazem a diferença no comportamento das crianças, mas que devem ser pensados e adequados também.

A Psicóloga Infantil, Joyce Lollar, afirma que os bebês já nascem com uma audição perfeita, e, portanto, já podem começar a receber elogios e serem estimulados e motivados desde o primeiro dia de vida, sendo que esses elogios devem ser adaptados para cada fase de desenvolvimento da criança.

A profissional declara, que, contudo, apesar das mudanças de fase, existem alguns elogios motivacionais que criam certas conexões no cérebro das crianças, e tornam-se prazerosos em toda a fase infantil. Veja quais são:

Advertisement

1. Você consegue, continue tentando!

2. Parabéns, você tentou, tentou e conseguiu!

(Elogios de reforço e repetição)

Em todas as tentativas da criança, ela precisa saber que seus pais acreditam que ela é capaz de qualquer coisa, mesmo as mais difíceis. E esse esforço precisa ser repetitivo, dessa forma reforça no cérebro da criança o instinto de capacidade.

É muito mais interessante deixar o bebê ou criança treinar inúmeras vezes, mesmo errando, do que apenas realizar a tarefa por ele.

3. Como é bom você ter organizado tão bem seus brinquedos (ou seu quarto)!

4. Você é muito gentil (ou educado), parabéns por ajudar!

(Elogios de interação e participação)

Em determinadas ocasiões, os pais precisam ensinar a ação que pretendem receber dos filhos, e realizar a tarefa junto com a criança. Por exemplo, precisam ensinar a organizar os brinquedos e posteriormente o quarto todo. Devem fazer junto nas primeiras vezes.

Os filhos imitam sempre o exemplo dos seus pais. Seja o que você espera que eles se tornem.

5. Não tem problema, não foi nada, vá de novo!

6. Estamos orgulhosos por suas notas (ou novo aprendizado)!

(Elogios carregados de segurança emocional)

A Dra. Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford, Califórnia, declara que os pais são os principais responsáveis pela segurança emocional dos filhos no futuro, e os professores de resiliência emocional também. Frases de reconhecimento e incentivo podem carregá-los de autoconfiança emocional.

Advertisement

É importantíssimo que, ao falar com seus filhos, os pais olhem nos olhos da criança, abaixem-se todas as vezes que for necessário.

7. Muito interessante isso filho(a)!

8. Que incrível essa sua conquista, muito bem!

Elogios atenciosos

Os elogios de atenção são essenciais, pois fazem com que a criança sinta que você se importa com ela, ou seja, ouça o que seu filho quer lhe contar, preste atenção, antes de descarregar um elogio por apenas obrigação, faça um elogio completo e sincero.

Além de estabelecer uma relação de vínculo com seu filho, aumenta sua autoestima.

Joyce ensina que o elogio essencial é aquele que seu filho mais precisa, dessa forma, como pais, precisamos estar atentos a todas as necessidades da criança; se ela for insegura, precisa ser estimulada a sentir-se bem; se tiver medo, precisa ser motivada e encorajada.

Todos os dias há sempre ocasiões e ações a serem elogiadas, só precisamos estar atentos e criar o hábito de elogiar diariamente nossos filhos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.