4 maneiras de aliviar as cólicas do bebê

É isso que você precisa fazer para aliviar o seu bebê das tão temidas cólicas.

Roberta Preto

Quando me tornei mãe, como marinheira de primeira viagem, um de meus grandes desafios no início foi ter que lidar com as cólicas do meu bebê. Os dois primeiros meses foram os mais terríveis, pois meu bebê não dormia e nem eu sequer conseguia ficar tranquila por não saber o que fazer para ajudá-lo a curar-se das cólicas.

Lembro-me de passar noites e noites em claro, segurando ele no colo, amamentando e, quando não funcionava uma coisa ou outra, lá estava eu… fazendo massagens.

Foram dias de lutas que me fizeram crescer, mas, isso não me impediu de esforçar-me para ser uma boa mãe e fazer o meu melhor para meu filho. Fiz e ainda faço o que o for preciso. As cólicas foram os primeiros desafios, passei por duras lições, mas, em todas eu amadureci muito, porque para cada momento eu aprendia que meu filho precisava de uma mãe mais forte e preparada, não apenas na infância dele, mas sim, por todos os dias de sua vida.

De acordo com os sites Revista Crescer e Brasil Baby Center, as cólicas iniciam-se na 2ª semana após o nascimento do bebê e duram por cerca de 3 meses.

Observar se o bebê possui dificuldades de evacuar é muito importante, já que o intestino preso é um dos grandes vilões quando o assunto é prevenção das cólicas no bebê. Outro fator importante para ser observado também é se o bebê está mamando corretamente. Quando ele está mamando é preciso que apareça covinhas no canto da boca e também que faça barulho, caso não aja nenhuma das opções, o bebê está mamando da forma errada, ou seja, ele está engolindo o ar e usando o seio como chupeta, ao invés de mamar o leite.

Advertisement

Segundo o pediatra Sylvio Renam, as cólicas são normais nos primeiros meses: “Esse sintoma é muito comum nesta fase, porque o sistema digestivo ainda não está pronto, os movimentos peristálticos (que enviam o alimento através do tubo) ainda são desordenados.”

Os sites acima ensinam 4 maneiras de aliviar as cólicas do bebê:

1. Dê o leite materno no seio

O leite materno não irá eliminar as cólicas, porém, ajuda a aliviá-las, pois o leite oferecido no seio é a melhor forma de prevenir cólicas nos bebês. Esse leite é digerido com mais facilidade pelo organismo do bebê.

Quando o bebê for amamentar, evite que ele engula o ar, porque os ares engolidos formam bolhas e quando elas chegam ao intestino são uma das causas responsáveis pelo surgimento de cólicas no bebê.

2. Massagens na barriga

Massagear a barriga do bebê com óleo de amêndoa ou bétula pode ajudá-lo a soltar os gases acumulados. É sempre importante lembrar que as massagens precisam ser feitas com movimentos circulares para aquecer o local e proporcionar tranquilidade ao bebê.

Advertisement

3. Aqueça a barriga

Procure aquecer a barriga do bebê com um pano morno. Esquente o pano com o ferro e deixe numa temperatura adequada. Mas tenha cuidado para não queimar a pele do bebê. Há bolsas de água quente que podem ser envolvidas num pano para serem colocadas na barriga do bebê, e também há bolsas térmicas de gel que podem ser encontradas em lojas.

4. Exercícios com as pernas

Flexione as pernas do bebê sobre o abdômen, faça sempre com muito cuidado para não machucá-lo. Esses exercícios ajudam a diminuir as cólicas e eliminam os gases.

Outra maneira é deitar o bebê de bruços e embalar ele nos braços, isso irá aquecer a barriguinha dele.

Lembre-se que o pediatra deve estar a par de tudo o que o bebê esteja sentindo, ou seja, ele precisa acompanhar cada fase de seu bebê, portanto, não deixe de consultá-lo.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.