5 Maneiras simples de fazer a história da família

Pesquisar a história de sua família é como pesquisar a si próprio mais profundamente.

Suzana Ribeiro

Como começar a pesquisar sobre seus antepassados e porque fazê-lo.

Pesquisar a história de sua família é como pesquisar a si próprio mais profundamente.

Aqueles que já se dedicaram a descobrir fatos sobre seus predecessores podem fazer conexões entre suas vidas e a dos familiares que já se foram, passando a conhecer as “raízes” de diversas “folhas e frutos” que compõem sua vida atual.

Esse tipo de pesquisa pode incluir alguns estimulantes desafios, mas existem maneiras muito simples de começar, por exemplo:

1. Entreviste seus avós

Pergunte-lhes sobre sua infância, seus pais, seu modo de vida, o lugar onde cresceu, etc. Se tiver bisavós vivos e ainda não registrou suas memórias, apresse-se! Essas pessoas são ricas fontes de informação, tanto de dados específicos como nomes e datas, como de preciosas histórias.

Advertisement

2. Visite parentes não imediatos

Tios/tias e tios/tias avós podem saber sobre nossos avós e bisavós tanto quanto ou mais do que nossos pais ou avós, porque também são filhos deles! Procure essas pessoas, converse com elas, os antepassados em comum podem ser o início de ótimas amizades. Primos e primas de segundo grau também podem ajudar, encontre-os!

3. Registre tudo que descobrir

É muito importante documentar toda pesquisa ao invés de confiar na memória. Se for possível, grave as entrevistas, ou vá escrevendo enquanto ouve. Lembre-se, tudo que você sabe sobre seus pais e avós não passa automaticamente para seus filhos e netos, se não for registrado provavelmente será perdido.

4. Registre sua própria vida

Manter um diário pessoal é uma prática que alguns consideram infantil e/ou sem graça, mas na verdade, é um excelente hábito. Escreva as coisas importantes que realizou, as dificuldades que enfrentou, os sentimentos que teve, tudo que permita a sua posteridade lhe conhecer e possa servir de aprendizado. A sua história faz parte da história da sua família e merece atenção.

5. Monte sua árvore genealógica

Há alguns sites na internet que são gratuitos e bem completos. Ao inserir os dados de seus familiares você consegue visualizá-los tanto em conjunto como individualmente. É uma forma de organizar suas informações e compartilhá-las com outras pessoas que possam ter algum antepassado em comum. É possível que alguém já tenha pesquisado sobre um determinado ramo de sua família e você poderá encontrar muito mais do que imagina!

Os antepassados sobre os quais nos empenhamos por descobrir as histórias podem já não estar nesta Terra, mas sua influência permanece. Somos como elos de uma mesma corrente. Não há substituto para o amor de uma avó dedicada, nem para o olhar de aprovação de um avô cuja vida é um exemplo. Nenhum relacionamento pode se igualar à maternidade e à paternidade. Ao conhecer melhor nossa própria família, sentimos que somos muito mais do que nós mesmos, somos parte de algo maior.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.