Amamentar em público: é aceitável ou não?

O que você sente ou pensa quando está em um local público e presencia uma mãe amantando? Ou você mãe já foi constrangida quando amamentava? Veja o que a Lei diz sobre isso.

1,119 views   |   7 shares
  • Assim como o casamento, a maternidade é uma das escolhas mais importantes que uma mulher faz em sua vida. Ela escolhe (na maioria das vezes) quando quer ser mãe, da mesma forma, cabe a ela a escolha de amamentar seu filho até quando desejar.

  • São assuntos normalmente bem definidos no meio feminino entre a maioria das mulheres, são raras as que escolhem não amamentar seu bebê, isso é um direito garantido e altamente necessário para o bem-estar físico do bebê nos primeiros meses de vida.

  • No entanto, por incrível que pareça, ainda existem pessoas que são contrárias ao direito natural e humano das mulheres de amamentar em público, como se fosse possível prever exatamente a hora e o local que o seu bebê (que sempre está com fome) irá precisar tomar seu leitinho e sentir-se mais calmo.

  • O que a sociedade acha disso?

  • Há sempre opiniões divididas sobre o assunto, muitas pessoas foram compelidas a pensar a respeito do assunto, após burburinhos nas redes sociais de que havia sido lançada uma Lei que proibia as mulheres de amamentar em público, o que nunca aconteceu, mas sim, o contrário disso, conforme verifica-se a seguir.

  • O que a Lei diz sobre isso?

  • Não existe em nosso país nenhuma Lei Federal tratando acerca desse assunto, ou seja, não há nada em nenhuma Lei que indique que amamentar em público seja proibido, portanto, é uma atividade totalmente lícita e possível, amparada pelos direitos humanos, pois a ONU determina que os bebês recebam apenas leite materno até os 6 meses de vida, pelo menos.

  • Em algumas cidades do país existem Leis que coíbem locais, pessoas que pretendem impedir que as mulheres amamentem em público, lançando uma multa pecuniária que podem variar de cidade para cidade de R$ 500,00 até R$ 2.000,00 reais, se comprovado o constrangimento para mãe que amamenta em público.

  • O que a psicologia fala a respeito?

  • Algumas mulheres se veem descontentes ao pensar nessa prática biologicamente natural, pois presenciaram pessoas próximas falharem na amamentação, acreditam então que podem falhar ou fracassar completamente.

  • Isso acontece, porque a amamentação produz em uma nova mãe muitas expectativas, sonhos, idealizações e também receios, que podem ser acrescidos ainda por pessoas que olham uma mulher amamentar em público e ficam horrorizadas ou desajeitadas.

  • Advertisement
  • Amamentar, seja em público ou não, é um ato reconhecido mundialmente como a forma mais natural de uma mãe proteger e amar seu pequeno bebê tão indefeso. Ao dar seu peito para que o bebê mame, uma mãe está mostrando que precisa urgentemente proteger e cuidar daquela criança que chora e só tem a ela como porto seguro.

  • Amamentar gera um rico processo de entrosamento entre a mãe e o bebê, proporcionando aos dois um rico sentimento de satisfação. O contato íntimo permite que a aproximação de filho e mãe seja maior a cada mamada.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.

Amamentar em público: é aceitável ou não?

O que você sente ou pensa quando está em um local público e presencia uma mãe amantando? Ou você mãe já foi constrangida quando amamentava? Veja o que a Lei diz sobre isso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr