5 coisas incríveis que seu bebê faz dentro da sua barriga durante o dia

Toda mãe deve ficar curiosa a respeito do que seu bebê faz dentro da barriga durante toda a gestação. Ele se mexe muito, é fato, mas faz outras coisas incríveis, veja quais:

Stael Ferreira Pedrosa

A gravidez é um período maravilhoso, ainda que com os enjoos e dores nas costas, desconfortos, inchaços, etc. Saber que tem um ser se formando dentro de si traz um sentimento ímpar. E quando podemos acompanhar essa formação e crescimento, através de ultrassom e ouvindo o coraçãozinho é ainda mais gratificante.

Creio que toda mãe fique curiosa para saber como está o seu bebê em cada fase, como é o rostinho, os pezinhos, se ele se parece com o pai, a mãe ou o vovô. Se ele está bem ou apenas o que acontece dentro do útero.

Saiba que o bebê faz coisas incríveis dentro da sua barriga. Especialmente durante o dia que é quando comemos (isso o faz movimentar-se ainda mais) ou temos diversas atividades.

Aqui estão 5 coisas incríveis que os bebês fazem ainda na barriga. Eu não sabia disso, e você?

1. Ele sabe quando a mamãe está falando

Ele ouve a voz da mãe e aprende a reconhecê-la e distingui-la de outras vozes a partir do terceiro trimestre. Por isso quando nasce e chora muito, ele fica calmo ao ouvir a voz materna. Ele também sabe reconhecer os batimentos cardíacos daquela com quem conviveu por 9 meses.

Advertisement

2. Mostrar a língua

No final da gravidez, seu filho já faz as mesmas expressões de um recém-nascido. Faz carinha de choro, sorri, mostra a língua entre outras.

3. Ele faz xixi

A urina dele compõe 90% do líquido amniótico, ou seja, ele está imerso em xixi. Mas, não é o mesmo xixi que ele faz após o nascimento. É mais água que urina. Segundo a revista Pais e Filhos: “A partir do quinto mês, o bebê já consegue digerir o líquido amniótico que engole. Ou seja, vira um ciclo sem fim: ele faz xixi, o engole, fax xixi de novo, engole de novo…”

4. Bater palmas

Não é pelo mesmo motivo que as crianças batem as famosas palminhas, mas ele está exercitando seu sistema motor. Por isso alguns movimentos como bater as mãos acontecem ainda dentro do útero.

5. Chupar o dedo

Esse já tem a função de fortalecer a musculatura da face e prepará-lo para a amamentação. É muito comum em imagens de ultrassom, mas nem todos têm a sorte de “pegar” o bebê no ato de chupar o dedinho.

E tem mais

O bebê fica no escuro, mas reage à luz quando, por exemplo, a mãe se expõe ao sol. Segundo a revista crescer, essa exposição influencia no crescimento dos vasos sanguíneos dos olhos do bebê.

Advertisement

A pediatra neonatal, Cecília Lin Yu, afirma que é um período de aprendizado. O bebê aprende habilidades que trará para a vida fora do útero, como beber o líquido amniótico e soluçar, o que fortalece o diafragma e estimula a respiração. A pediatra também afirma que eles sonham desde a 32ª semana de gestação. Também reconhecem, além da voz da mãe, seu toque na barriga, bem como a voz e toque do pai.

Não é realmente incrível?

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.