5 razões porque a sua gengiva está sangrando quando você escova os dentes

Sangue na hora da escovação não é normal, é um sinal de que algo não vai bem com sua saúde bucal.

Renata Finholdt

A higiene bucal deve ser feita de maneira diária e constante. Como já diziam os mais antigos, “a saúde começa pela boca”. Tudo que alimenta nosso organismo passa por lá, mas além disso também deixa resquícios que precisam ser devidamente limpos para manter a boa saúde.

Talvez você já tenha se deparado com algum sangramento no momento da escovação ou do uso do fio dental, isso se deve a alguns fatores e é preciso observar a frequência com que eles ocorrem.

1. Força na escovação

Ao contrário do que muitos imaginam, uma escovação adequada não necessita de força, a força não vai fazer com que os dentes fiquem mais limpos, ela sim pode prejudicar a gengiva e causar sangramentos.

Se perceber que está usando de força ao escovar os dentes, controle melhor. Isso vai evitar que sua gengiva sangre.

2. Uso errado do fio dental

O uso do fio dentalde forma inadequada também pode levar a sangramentos na gengiva. Mais uma vez, para usá-lo adequadamente, não é preciso força, apenas jeito.

Advertisement

3. Inflamação na gengiva – Gengivite

A grande maioria dos casos de sangramento na escovação se dá por inflamação na gengiva devido justamente à má escovação. Quando a placa bacteriana não é removida a contento, ela acaba por formar o tártaro, que gera a gengivite e muitas vezes até mesmo a periodontite, que é uma forma mais avançada da inflamação.

4. Alterações hormonais

Principalmente para as mulheres grávidas, as alterações hormonais são um dos fatores que colaboram para o sangramento no momento da escovação. Se você estiver grávida e com sangramentos na escovação, comente sobre isso em sua próxima consulta de pré-natal.

5. Infecção no dente

As infecções bacterianas dentárias também têm como um dos sintomas o sangramento gengival associado a outros sintomas, dentre eles, a dor. Nos casos de dor de dente não espere para buscar ajuda profissional, trate o problema assim que surgir para evitar que o caso se agrave.

Para manter a saúde bucal adequada, faça o uso de uma boa escova de dentes (cerdas macias são as mais recomendadas) e escove seus dentes cuidadosamente no mínimo ao se levantar, após as refeições e antes de dormir. Além disso, faça uso do fio dental ao menos uma vez ao dia e esteja em dia com sua visita ao dentista.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.