Top 4 conversas que os pais devem ter com as filhas

Os pais precisam ensinar estas 4 coisas para suas filhas através do diálogo. Se eles o fizerem, evitarão que elas caiam em muitas armadilhas.

Roberta Preto

As coisas ensinadas desde a infância perduram na vida dos filhos. Assim como as crianças aprendem rápido o que lhes é ensinado, o mesmo sucede com os jovens. Eles são mais ágeis no aprendizado, pois é na juventude o grande momento de se aprender o que for preciso com mais habilidade. Portanto, é requerido dos pais atenção às necessidades dos filhos. E quando se trata de filhos, as meninas requerem um cuidado especial.

No mês de dezembro de 2016, duas semanas para o Natal, viajei para estar com minha família. Conversando com meu pai, percebi que ele estava bem chateado, perguntei-lhe qual era o motivo, então ele contou-me sobre um conhecido, que não teria um bom Natal.

Numa sexta-feira, a filha pediu o carro do pai emprestado para ir à festa de confraternização com os amigos. Ele emprestou, mas, infelizmente, ela se embebedou e ao voltar para casa, bateu o carro. O mais triste não foi a perda do carro e nem os ferimentos leves que ela tivera, mas sim, a vida de um enfermeiro que estava indo trabalhar de moto e que ela matou.

O pai dela relatou ao meu pai aos prantos: “Tudo de melhor eu dei a ela, educação, valores também ensinei, trabalhei para que ela fosse alguém digna de ser respeitada. E agora ela está na prisão. Nunca imaginei que minha menina iria tirar a vida de alguém, principalmente de um inocente trabalhador. Estou me perguntando no que errei e por que ela tinha que beber.”

Os pais têm o compromisso de desenvolver uma boa comunicação com as filhas para que eles possam ensiná-las tudo o que for possível ensinar.

Advertisement

Há 4 conversas que os pais devem ter com as filhas:

1. Amor-próprio

O amor-próprio deve ser ensinado desde a infância e precisa ser reforçado na adolescência dos filhos. Cabe aos pais lembrar às filhas que antes de desejar que um rapaz tenha interesse por ela, é preciso que ela tenha amor-próprio, conhecendo seus próprios valores, defendendo sua virtude e respeitando a si mesma.

Sendo assim, ela será corajosa o bastante para permitir que pessoas entrem na vida dela, mas, quando preciso, ela deixará elas partirem sem se permitir ser destruída, porque ela sempre saberá do seu valor.

2. Sexo

É responsabilidade dos pais ensinar educação sexual a suas filhas, talvez este não seja um assunto tão agradável de ser ensinado, entretanto, ele é essencial na vida delas.

São as coisas mais duras e complicadas de serem ensinadas e aprendidas que se tornarão preciosas na vida de uma jovem, se ensinadas desde a infância por seus pais. Essas lições irão ajudá-la a valorizar e preservar seu corpo, evitar doenças ou uma gravidez precoce.

Advertisement

3. Valores sólidos

É dever dos pais ensinar suas filhas a dizerem “não” para as drogas, bebidas, sexo ilícito… Se não forem ensinadas, essas filhas serão consumidas por esses males que vêm destruindo a vida de muitos jovens, como destruiu a vida da moça da história acima. Os valores precisam ser sólidos, esses valores são aprendidos na infância e duram para toda a vida.

Os ensinamentos dos pais não precisam ser compostos de palavras eloquentes ou discursos longos, basta que as palavras sejam simples, sinceras, bondosas, verdadeiras e concretas, assim sendo, elas irão penetrar no coração e na mente das filhas e farão elas lembrarem-se constantemente do quão valorosas elas são.

4. Arbítrio

Preparar uma filha para fazer suas próprias escolhas é desafiador, talvez seja esta uma das grandes dificuldades dos pais, senão a maior. Olhar para a filha e permitir que ela faça suas próprias escolhas, mesmo os pais estando cientes de que ela está fazendo a escolha errada, pode ser até mesmo doloroso, porém, é necessário para o crescimento dela.

Nós humanos somos beneficiados com o uso do arbítrio, por isso que podemos fazer escolhas para nosso progresso ou para nossa destruição, tudo dependerá de nossas ações.

Cabe aos pais ensinar sua filha sobre o uso do arbítrio moral. Também é preciso lembrá-la que as consequências afetarão todos a sua volta e que mesmo que eles a amem muito, eles não poderão interferir no resultado de suas escolhas.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.