Se o seu filho faz estas 4 coisas, ele é uma criança agressiva

Um criança agressiva requer cuidado, tanto quanto uma criança que tenha quebrado uma perna, porque a agressividade dessa criança pode ser emocional ou mental e precisa ser tratada.

Roberta Preto

Quando as crianças são pequenas, costumamos olhar para elas e enxergar suas virtudes e qualidades, no entanto, quando elas crescem é difícil para os pais compreenderem que elas deixaram de ser bebês e que há correções que precisam ser feitas.

Infelizmente, muitos comportamentos violentos dos filhos são reflexos da violência sofrida dentro de suas casas por um membro da família.

Natal passado reencontrei-me com um conhecido que vou chamá-lo de velho amigo, possuímos a mesma idade e crescemos na mesma rua e escola. Meu velho amigo, quando criança, era muito agressivo. Não havia um dia que ele não brigasse. Foi considerado pelos professores como um dos piores alunos, era sempre colocado de castigo.

Meu velho amigo e eu nos dávamos bem, porque eu sabia exatamente tudo o que acontecia com ele. Todas as marcas de violência verbais e físicas que ele sofria do próprio pai. Naquela época, éramos crianças e só havia uma coisa a ser feita, silenciar e suportar as dores.

Hoje meu amigo, com 34 anos, aprendeu a se defender do pai, mas, tornou-se vítima das bebidas. Ele mora nas ruas e foi até a casa de minha mãe para despedir-se de mim, pois sabia que eu estava na cidade para as festas de fim de ano. Eu lhe perguntei porque queria se despedir, eu iria outras vezes lá, então, ele me disse que desejava morrer e sabia que logo isso aconteceria, pela situação na qual se encontrava. Também me disse que sua morte seria o único jeito do pai dele entender o mal que havia feito a ele.

Advertisement

De acordo com o site Pais e Filhos estas 4 coisas apontam que seu filho é uma criança agressiva:

1. Agressões físicas

A agressão física expressa o modo como muitos lidam com os sentimentos, entretanto, ela nunca deve ser usada por adultos e, principalmente, pelas crianças, mesmo que elas estejam apenas tentando chamar a atenção dos familiares, amigos e conhecidos.

Outra coisa importante sobre o comportamento de uma criança agressiva é que isso também pode estar relacionado às agressões que ela pode estar sofrendo dentro do lar ou fora dele por um membro da família, como na história contada acima. Sendo assim, cabe ao responsável atentar-se ao verdadeiro problema e buscar ajuda para essa criança.

2. Temperamentais

Crianças agressivas tendem a ser mais temperamentais por serem mais impulsivas e não terem controle sobre suas emoções, sendo assim, elas “explodem” por qualquer motivo. Mesmo os mais pequenos, que nem sempre podem exercer controle sobre a situação.

3. Expressões verbais rudes

Geralmente, crianças agressivas são violentas em todos os aspectos, principalmente com as palavras. Elas usam de expressões verbais rudes e duras, não medem palavras porque constantemente sentem-se ameaçadas por tudo e todos.

Advertisement

4. Não possuem autocontrole

O autocontrole é fundamental para lidarmos com os desafios e, essa é uma habilidade que deve ser aprendida na infância, através do exemplo e da ajuda dos pais.

A criança que precisa usar de violência para obter o que deseja, demonstra sinais de ser uma criança agressiva e deve ser ajudada e não recriminada.

As crianças não merecem ser julgadas, pois não possuem autocontrole sobre suas emoções e impulsos, cabe aos familiares sentar-se com elas e descobrir o que as leva a ter tal comportamento. Uma ajuda profissional especializada será de grande valia para os pais nessa situação, pois os profissionais sabem como tocar nos sentimentos da criança para curá-la, sem causar mais danos.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.