19 motivos porque as mulheres choram, mas que (parece) não fazer sentido algum

O choro sempre foi associado à fraqueza e por isso é reprimido nos homens, mas, felizmente, para nós mulheres é diferente. Podemos chorar sem julgamentos.

Stael Ferreira Pedrosa

Num poema de autor desconhecido, um menino deseja saber por que sua mãe chora. Ela lhe responde que ele nunca saberá. O menino pergunta ao pai “por que as mulheres choram? ” O pai só pôde dizer que todas as mulheres choram sem qualquer razão. O menino cresce e um dia resolve perguntar a Deus por que as mulheres choram e Deus então lhe diz que fez a mulher e deu-lhe força tanto em ombros, quanto na paciência, perseverança, sensibilidade e sabedoria. E “Deus” termina dizendo:

“E, finalmente, dei as lágrimas à mulher. Elas são exclusivamente suas e para serem usadas a qualquer momento em que haja necessidade”.

Embora seja fato que choramos mais que os homens e por razões talvez inexplicáveis para eles, fato é que não choramos sem razão. Embora não haja nenhuma obrigação de explicar por que choramos, aqui vão:

19 motivos por que todas as mulheres choram, mas que (parecem) não fazer sentido algum

1. Cansaço

Isso mesmo, cansaço nos faz chorar e por que não deveria?

2. Frustração

Quando alguém parte nosso coração, quando promessas não são cumpridas, quando não conseguimos aquela vaga ou qualquer outra coisa que nos frustre, choramos.

Advertisement

3. Felicidade

Nada pode exprimir melhor a alegria transbordante no coração que as lágrimas que transbordam pelos olhos.

4. Hormônios

Quando os hormônios nos fazem chorar, nós simplesmente choramos.

5. Filmes

Se o filme termina bem choramos de felicidade; se termina mal, choramos de tristeza. Não se aplica a todos os filmes e nem a todas as mulheres, mas por sermos sentimentalmente mais envolvidas, podemos nos sentir no lugar ou próximas ao protagonista e sentir o que ele/ela sentiria. Empatia pura.

6. Casamentos

Vários motivos: os noivos vão deixar a casa dos pais, a bênção sobre os noivos foi emocionante, porque nos lembramos de nosso próprio casamento, porque queríamos estar nos casando também, por nossas filhas que um dia se casarão, enfim… Casamento é local propício ao choro.

7. Nossos bebês

Abraçar nossos recém-nascidos é uma emoção sem igual. Merece muitas lágrimas.

Advertisement

8. Qualquer bebê

Não precisa que o bebê seja nosso para nos emocionar. Então, choremos.

9. Ansiedade, medo

A vida é cheia de preocupações, perigos e dificuldades, principalmente para as mulheres que mal podem sair à noite sem ficar em situação de risco.

10. Machismo

Choramos quando sentimos que nossos homens querem nos dominar, diminuir, nos tratar como propriedade ou achar que são melhores que nós somente por serem homens.

11. Maus-tratos

Choramos quando percebemos que o mundo pode ser hostil com as mulheres e quando os homens nos batem, agridem, estupram, desrespeitam, matam…

12. Nosso pouco valor

Não que sejamos de pouco valor, mas nos tratam como se fôssemos. Choramos quando vemos nossos corpos vendendo produtos, sendo objetivado, padronizado, quando atrelam nosso valor à nossa aparência, quando ditam quanto devemos pesar e quando podemos finalmente envelhecer, quando ganhamos menos por nosso trabalho e ainda nos culpam por isso (licença-maternidade).

Advertisement

13. Piadas

Choramos também quando somos motivos de piada por nossa aparência ou nossos períodos naturais (TPM, menstruação), pelo sexismo, pelo racismo, comparações com animais e armas (elefante, baleia, macaca, canhão).

14. Quando estamos grávidas

Os hormônios que fixam e fazem o trabalho da placenta no útero são responsáveis pelo choro da gestante. É biológico, simples assim.

15. Por termos mais prolactina

Mulheres em idade fértil – entre os 12 e os 45 anos têm prolactina, sendo que a maior concentração é entre os 15 e os 30 anos. Então, nessa idade, tome choro!

16. Pelo que imaginamos

Não tem que acontecer para nos entristecer. É isso mesmo, choramos quando imaginamos, por exemplo, que estamos sendo traídas, quando algum ente querido demora a chegar e pensamos que houve algum acidente, quando o namorado não liga e imaginamos que ele se foi para sempre.

17. Por raiva

Homens ficam agressivos quando sentem raiva, mulheres além de ficarem agressivas, choram. Geralmente choramos mais por raiva que por tristeza.

Advertisement

18. Porque queremos

Às vezes sentimos desejo de extravasar alguma emoção e a melhor maneira é através das lágrimas. (E para causar alguma culpa também…)

19. Porque nos é permitido

O choro sempre foi associado à fraqueza e por isso é reprimido nos homens, mas, felizmente, para nós mulheres é diferente. Podemos chorar sem julgamentos.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.