O que você pode descobrir sobre um homem apenas pelo seu gosto musical?

O gosto musical de alguém define essa pessoa? Especialistas dizem que sim. Leia e veja se você concorda.

Stael Ferreira Pedrosa

Poucas coisas são tão pessoais quanto o gosto musical. É quase uma digital. Pode-se saber muito sobre alguém apenas conhecendo seu gosto musical. Os psicólogos pesquisadores de Cambridge concluíram que os nossos gostos musicais são previsíveis. Segundo eles, o estilo de pensamento de uma pessoa se reflete em seus gostos musicais.

Segundo David Greenberg e seus colegas da Universidade de Cambridge, as preferências musicais estão ligadas também ao estilo de personalidade que pode ser dividido em três: Empáticos, sistêmicos e Balanceados.

É possível saber muito de um homem apenas de seu gosto musical?

Segundo os pesquisadores, sim. Afinal, quem nunca julgou alguém pelo seu gosto musical e acabou descobrindo que estava certo? Não é regra, mas geralmente pode-se fazer uma análise intelectual do sujeito pelas músicas que ele ouve. Mas, pode-se também cometer muitos enganos se julgamos baseado em nosso próprio gosto musical.

Após estudar 4.000 pessoas sobre seus estilos de pensamento ao ouvirem e se identificarem com determinados tipos de músicas, os pesquisadores concluíram que existem 3 tipos de personalidade que se expressa no gosto musical. São elas:

1. Os empáticos

Uma pessoa empática é aquela que se identifica com o outro e se coloca em seu lugar, tentando perceber como o outro se sente e pensa e porque o faz. Este tipo de pessoa prefere música suave com profundidade emocional, música romântica, triste ou que emociona com a batida ou os sentimentos, como:

Advertisement

Dão excelentes amigos e maridos. Geralmente são pessoas que sabem interagir com outros e estão engajadas em causas humanitárias, defesa dos animais e do planeta.

2. Os sistêmicos

São questionadores, observadores, analíticos e muitas vezes críticos. Querem compreender ou mudar o mundo. Os mais intelectualizados e elitistas gostam de música clássica enérgica como:

Os intelectualizados e mais identificados com causas populares tendem a apreciar:

Advertisement

Os mais jovens e mais idealistas preferem:

Já os sistêmicos mais moderados preferem:

Os sistêmicos tendem a se casar mais de uma vez, estão sempre à procura de algo e costumam ter dificuldades em se adaptar a rotinas. Os homens desse tipo precisam de uma companheira com o mesmo pique e dispostas a acompanhá-los em protestos ou quando eles quiserem ir mudar o mundo.

3. Os balanceados

São do tipo eclético, não têm um estilo definido. Gostam de qualquer música que lhe caia bem aos ouvidos. São influenciados por seu meio, mas sabem decidir por si só também. No entanto, há que se distinguir entre – aqueles que “engolem” qualquer coisa só porque é moda, porque os amigos estão ouvindo, sem senso crítico ou expressão do gosto pessoal – daqueles que gostam do que é bom, independentemente do estilo.

Os balanceados têm as características tanto dos empáticos quanto dos sistêmicos. São equilibrados na interação com outros, bem como na capacidade de análise e compreensão do mundo e das pessoas ao redor. Podem tanto ser mais empáticos ou mais sistêmicos, mas certamente têm as duas características. Portanto, o homem balanceado é um sujeito que pode se sair bem em várias situações, é equilibrado, flexível e adaptável. Provavelmente o melhor amigo, namorado ou marido.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.