3 ações necessárias para resgatar a intimidade no casamento após um parto

A chegada de um bebê é um momento extraordinário, mas requer algumas adaptações. O relacionamento do casal poderá ficar abalado por conta de tantas responsabilidades.

Taís Bonilha da Silva

A chegada de um bebê é um acontecimento extraordinário na vida familiar. Eu diria até que é um momento sublime de ligação direta do céu à Terra. Como todo acontecimento extraordinário algumas mudanças na vida de todos os familiares são geradas desse precioso momento.

A mãe volta toda a sua atenção para os cuidados com o bebê, cuidados esses que podem ser bastante desgastantes. Ainda há preocupações com os cuidados com a casa, e muitas mulheres trabalham fora. Tantas mudanças requerem um período para adaptações e todos da família precisarão adaptar-se a essa nova fase.

Não é incomum alguns casais sentirem o relacionamento esfriar após a chegada de um bebê, principalmente se for o primeiro filho do casal. Tantas preocupações tanto para a mãe quanto para o pai, podem contribuir para esse quadro.

Contudo, o casal deve dedicar atenção especial ao seu relacionamento nesse momento de adaptação, pois se estiverem juntos, em harmonia e olhando para uma mesma direção enfrentarão esse momento de uma forma mais saudável, aproveitando o máximo dessa maravilhosa experiência que é a maternidade e paternidade.

1. Olhar juntos para uma mesma direção

Esse momento tão especial deve inspirar os melhores sentimentos, o egoísmo deve ficar de lado para que o casal possa olhar juntos em uma mesma direção. O que significa que tanto a esposa quanto o marido devem usar de bom senso, abrindo mão de algumas necessidades pessoais e priorizando as necessidades do cônjuge e então juntos suprir as necessidades do bebê. Veja que nesse aspecto é muito importante a cumplicidade. Quando apenas um está empenhado haverá sofrimentos, desentendimentos e consequentemente a relação esfriará.

Advertisement

2. Romantismo

O romantismo deve continuar e até se intensificar nesse momento. A mulher poderá sentir-se um pouco insegura com relação ao seu corpo devido às mudanças sofridas tão recentemente, o que sugere que o marido deverá ser bastante compreensivo e muito carinhoso. Vale até usar a criatividade e buscar proporcionar momentos especiais para as trocas de carinho. O romantismo deve estar presente nos momentos íntimos e principalmente no dia a dia, nas pequenas coisas e nas horas de dificuldade. A esposa, por sua vez, deve compreender as necessidades de seu marido e esforçar-se para dar-lhe atenção. Demonstrações de amor, carinho e apreço também devem estar presentes nas pequenas coisas e nos momentos de intimidade. Surpreender também é uma ótima forma de esquentar a relação.

3. Compreensão

É primordial que haja compreensão por parte do casal, um em relação ao outro. No dicionário, há várias definições para a palavra compreender, porém a que mais gosto é que compreender significa “perceber pelo espírito”. Quando usamos de nossa espiritualidade para perceber as necessidades, os sentimentos, as angústias, os medos e as inseguranças do outro adquirimos uma capacidade de empatia que nos permite ser feliz com a felicidade do outro e sentir-se completo servindo o outro.

Se o casal estiver em sintonia, olhando para uma mesma direção, ou seja, deixando de lado o egoísmo e priorizando o cônjuge; se eles se esforçarem para manter o romantismo nos momentos de intimidade e na rotina do dia a dia e se esforçarem por compreender um ao outro, sentirão a relação esquentar. Não algo apenas físico, mas um aquecer que engloba toda a relação, em todos os aspectos terminando por fortalecer e aumentar o amor conjugal e familiar.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.