9 coisas que os homens precisam saber sobre a menstruação de uma mulher

Passar pelo ciclo menstrual todos os meses não é tarefa fácil. Alterações de humor, cólicas, desconforto e muito mais fazem parte do período menstrual feminino.

Renata Finholdt

A menstruação já foi um assunto proibido entre as mulheres e deixar que os homens soubessem algo a respeito deste assunto então, era um verdadeiro tabu. Hoje em dia as coisas são um pouco diferentes. Há mulheres que se sentem envergonhadas de tratar deste assunto com seus maridos, já outras conseguem ajudá-los a entender essa fase sem maiores problemas.

É importante para um casal que o marido conheça essa fase tão feminina para que possa entender todas as mudanças que sua esposa está sujeita e ajudá-la a sobrepujar tudo isso.

Menstruar não é um bicho de sete cabeças, está relacionado com a preparação do corpo da mulher para a chegada de uma nova vida. Para muitas mulheres essa fase traz um incômodo terrível, já para outras é bem tranquilo e breve.

O que os homens precisam saber sobre tudo isso?

1. TPM não é frescura feminina

Tensão pré-menstrual acomete boa parte das mulheres. Para algumas delas causa pouco desconforto, porém, para outras é um verdadeiro martírio. A TPM tem sido muito estudada, por isso se pode afirmar que as alterações hormonais que ocorrem na segunda fase do ciclo menstrual são as principais causadoras desses sintomas, que variam desde fadiga, depressão, até aumento de apetite e choro fácil.

Advertisement

2. As mulheres costumam inchar durante esta fase

Sua esposa não engordou de uma hora para outra. É comum que durante o período menstrual as mulheres tenham o abdômen inchado.

3. Período menstrual

Ele varia de mulher para mulher. Há mulheres que têm a felicidade de menstruarem por dois ou três dias, já outras passam praticamente um terço do mês deste jeito.

4. Período fértil

O início do ciclo menstrual é contado a partir do primeiro dia de menstruação e o começo do período fértil da mulher inicia-se a partir do décimo primeiro dia e se estende até o décimo sexto. Se vocês pretendem engravidar, este é o período mais indicado.

5. Aumento da sensibilidade

É verdade que as mulheres ficam mais sensíveis no período menstrual, isso também se dá por conta da alteração hormonal que culmina nesta fase. Muitas mulheres se pegam chorando por qualquer motivo durante a menstruação, acredite é normal!

6. É possível engravidar

Não é comum, mas é possível. Então, mesmo que a mulher esteja passando pelo período menstrual, a prevenção ainda é indicada.

Advertisement

7. Lavar a cabeça e tomar sorvete pode!

As vovós acreditavam antigamente que as mulheres em período menstrual deveriam evitar certas coisas. Felizmente, hoje já se sabe que tudo não passava de crendices. Mulheres em período menstrual podem levar a vida normalmente, podem praticar esportes, lavar a cabeça, tomar sorvete, e tudo o mais que sentirem vontade.

8. Sexo durante a menstruação

É uma decisão do casal. Algumas mulheres se sentem incomodadas devido ao fluxo menstrual, já para outras não há problemas. Caso o marido não se incomode, não há nada demais em ter relações neste período.

9. Absorventes, uma questão de gosto

Há vários tipos de absorventes no mercado. Com ou sem abas (que prendem na lateral da calcinha), mais grossos para dias de fluxo mais intenso e mais finos para o final do período, com cobertura de algodão (normalmente denominado suave) ou com cobertura seca, absorventes noturnos, e também os internos. Normalmente cada mulher tem o seu preferido, que lhe deixa mais confortável e segura para estes dias.

As mulheres passam por esse ciclo menstrual boa parte de suas vidas e mesmo assim conseguem cuidar da casa, da família, trabalhar fora, estudar, se divertir. Valorize a mulher que está a seu lado, ela merece todo seu reconhecimento, afinal, passar por isso todos os meses não é tarefa fácil!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.