3 truques poderosos para disfarçar poros muito abertos

Você tem poros muito abertos e se incomoda com eles? Aprenda truques simples e poderosos para disfarçar este problema.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Os poros são basicamente pontos na pele de onde são eliminadas sujeiras e oleosidade. Eles se dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo. Muitas pessoas possuem poros dilatados e se sentem incomodadas com isto, as causas podem ser a pele naturalmente oleosa, a idade e também a hereditariedade.

Se você sofre com este problema, aqui vão três truques para disfarçar seus poros muito abertos:

1. Primer

O primer é um produto aplicado na pele antes da maquiagem. Além de uniformizar a pele e fixar a maquiagem por mais tempo, ele também diminui a oleosidade e suaviza os poros dilatados.

Este produto é facilmente encontrado em farmácias e lojas de cosméticos. Aplique-o da mesma forma que um hidratante facial, lembrando que a pele deve estar bem limpa.

Por mais que seja muito usado pelas mulheres com o único objetivo de deixar a maquiagem com acabamento perfeito, o primer pode ser usado também pelos homens. O produto na maioria das vezes não tem cor e é rapidamente absorvido pela pele depois de aplicado.

Advertisement

2. Base

A base é utilizada para corrigir imperfeições na pele. Para que você possa disfarçar os poros muito abertos, ela deve ser aplicada com pincel e em movimentos circulares, horário e anti-horário, para que a base penetre corretamente e sele os poros. O ideal é passar a base logo após o primer, assim o resultado será mais eficaz.

Este produto é também facilmente encontrado em farmácias e em lojas de cosméticos. Existem inúmeras cores, opções de com ou sem filtro solar, com ou sem efeito matte (acabamento opaco, ideal para peles muito oleosas), e, também, nas versões líquida, cremosa, compacta e mousse.

3. Maquiagem

Pode-se disfarçar os poros muito abertos com a maquiagem em si. Brilho e oleosidade destacam os poros, portanto, aposte em produtos com fórmula livre de óleo. Seguindo a mesma linha de pensamento, de não querer destacar as regiões com poros dilatados, que geralmente ficam próximas ao nariz, é preciso tomar cuidado com a aplicação de blushs e iluminadores. Aplique estes produtos fora da região que você não quer destacar, assim sendo, procure chamar a atenção para a maquiagem dos seus olhos e/ou boca.

Embora haja truques para disfarçar os poros, você pode tomar alguns cuidados para amenizar este problema:

  • Tenha o hábito de lavar seu rosto com água fria sempre que puder;

    Advertisement
  • Esfolie sua pele semanalmente. Este procedimento elimina resíduos e células mortas, controlando a oleosidade;

  • Hidrate sua pele com bons produtos, não esqueça de procurar por produtos com fórmula livre de óleo;

  • Proteja sua pele do sol não apenas em dias ensolarados. Use um protetor solar com fator adequado para você;

  • Antes de se maquiar, certifique-se de que sua pele está limpa e hidratada, isto é imprescindível para que você tenha um bom resultado;

  • Lembre-se de retirar a maquiagem antes de dormir com demaquilantes. Isto evita a obstrução dos poros e a aparição de cravos e espinhas.

    Advertisement

Existem também tratamentos como o peeling de cristal, peeling químico de ácido retinoico, e aplicação de luz pulsada. Consulte um dermatologista para saber se seu caso exige tratamentos assim. Além de tratamentos com supervisão de dermatologista, há cremes, primers e bases específicos para tratamento de poros muito abertos, assim como as argilas verde e preta, que você também pode encontrar em farmácias e lojas de cosméticos.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.