10 melhores conselhos médicos para você emagrecer este ano
Cumpra aquela sua velha meta de "este ano vou emagrecer!" com estes conselhos médicos.

Fernanda Britto Teixeira de Borba
Muitas pessoas fazem todo ano aquela mesma meta: “Este ano vou emagrecer!” Estas mesmas pessoas, em sua grande maioria, são as que procuram na internet dietas para emagrecer e acabam encontrando receitas mirabolantes e rotinas alimentares extremamente restritas. Então, ao começarem a dieta, percebem que ela é quase impossível de ser cumprida sem passar fome, e acabam desanimando e deixando a meta para lá. Sim, você pode emagrecer com saúde, na verdade, este é o ideal. Veja estes dez conselhos médicos:
1. Evitar frituras
“Os alimentos fritos têm características inflamatórias, ou seja, podem trazer acúmulo de gordura abdominal e resistência à insulina, fazendo com que você se sinta mais cansado, com menos energia, passe a ser menos fértil e absorva menos os nutrientes dos alimentos”, afirma a nutricionista Natalia de Oliveira. Prefira os assados, grelhados e preparados à vapor. Evite ao máximo alimentos fritos.
2. Frutas, verduras e legumes
Além de serem cheios de vitaminas e tantos outros nutrientes que mantêm o bom funcionamento do nosso organismo, as frutas, verduras e legumes são pouco calóricos, ajudam a acelerar o metabolismo, e saciam nossa fome. Substitua pães e biscoitos do lanche por frutas, e uma quantidade de carne por verduras e legumes no almoço.
3. Comer um carboidrato por vez
Comer arroz, batata e massa de uma só vez não parece ser ruim, mas estes alimentos são ricos em carboidrato. O consumo deste nutriente em excesso pode provocar aumento de peso e hiperglicemia – que pode resultar em diabetes. O endocrinologista Geraldo Santana explica: “Estudos com maior duração mostraram que a restrição de carboidratos é eficaz na perda de peso, segura para a saúde e ainda contribui para a estabilização da glicemia e redução do colesterol e triglicérides.”
4. Beber água
A água melhora a saúde da pele, hidrata o corpo, elimina toxinas, melhora a digestão e ajuda a emagrecer. Se você criar o hábito de beber água várias vezes durante o dia, isso saciará mais a sua fome, fazendo desnecessário você ter que “beliscar” fora de hora.
5. Evitar refrigerantes
Os refrigerantes não oferecem nenhum tipo de benefício ao nosso organismo. Além disso, estufam a barriga e dão uma sensação de cansaço físico. Os refrigerantes possuem alto teor de açúcar que ultrapassam os vinte e cinco gramas ideais por dia. Evite-os e substitua-os por água e sucos naturais sem açúcar.
6. Comer devagar
A nutricionista Tatiana Zanin afirma que comer devagar emagrece, pois dá o tempo necessário de a sensação de saciedade chegar ao cérebro e indicar que o estômago está cheio, e enviar a mensagem de que é o momento de parar.
7. Caminhar
A caminhada exercita vários músculos, e uma hora de caminhada pode queimar cerca de quatrocentas calorias.
8. Comer a cada três horas
O endocrinologista João Salles explicou que o corpo tem uma reserva de energia que é armazenada por cerca de três horas, e, após esse período, essa reserva é absorvida e o organismo procura outra fonte de energia, agora nos músculos, o que faz com que a pessoa perca massa magra. O hábito de comer de três em três horas, acostuma seu organismo a comer sempre neste horário somente o necessário para enfrentar as próximas três horas, evitando assim, alimentar-se fora de hora com alimentos que não trarão benefício nenhum.
9. Comer pouco à noite
Já dizia o ditado: “Tome café da manhã como rei, almoce como príncipe e jante como plebeu.” Comer pouco no jantar faz com que você tenha mais fome ao acordar e coma o necessário para já começar o dia cheio de energia, podendo assim, gastar durante o dia as calorias consumidas desde a parte da manhã. Comendo muito à noite, faz com que você dê ao seu corpo energia que só gastará no dia seguinte.
10. Seguir a dieta inclusive aos finais de semana
O segredo é criar uma rotina para o seu organismo, ele se acostumará com o ritmo e lhe ajudará a segui-lo. Portanto, siga a dieta inclusive aos finais de semana.
Veja que se você seguir estes conselhos, você perderá peso e não estará deixando de comer nada, apenas saberá controlar sua dieta alimentar e evitará comer aquilo que traz malefícios a sua saúde. Vale a pena se esforçar para se sentir bem consigo mesmo e perder aqueles quilinhos a mais que você adquiriu por não saber destas dicas.