Para ter alegria na vida

"Para ter alegria na vida, é preciso o que é certo fazer . Escolhendo o que é certo bem feliz eu hei de ser”.

1,559 views   |   1 shares
  • “Para ter alegria na vida, é preciso o que é certo fazer (...). Escolhendo o que é certo bem feliz eu hei de ser”. Essa frase é o início de uma canção que aprendi a cantar ainda criança e sempre imaginei que fazer escolhas certas era algo fácil e que sempre saberia o melhor a escolher.

  • Hoje ouvi essa canção novamente e ponderei sobre as palavras nela dita, e também em minha vida quando cantava acreditando que tudo era tão lindo e fácil, e como ela está hoje.

  • Aprender a cultivar uma atitude alegre durante a vida

  • Percebi que com o passar do tempo, a idade chegou e com ela responsabilidades maiores: pessoas a quem cuidar, estudo e mais estudo, trabalho e mais trabalho, pouco tempo para pensar em coisas como "o que fazer para ter alegria".

  • E nessa nostalgia descobri que minha vida não foi sempre só de alegrias, e me veio a pergunta: Será que por não ter feito o era certo?

  • A responsabilidade pelas consequências das ações traz alegria

  • A canção diz que “Escolhendo o que é certo bem feliz eu hei de ser”. Foi no refrão que entendi que escolher o que é certo é muito subjetivo, pois o que pensava ser certo aos 20 anos mudou ou teve um outro significado aos 40; imagino aos 60 como estarei pensando.

  • O mais importante nessa reflexão foi perceber, também, que independente das escolhas serem as mais acertadas ou não, o que vale mesmo é se fui capaz de ser feliz em algum momento enquanto durou minha escolha.

  • Fazer metas e escolhas que tragam paz à vida

  • Penso na vida como uma viagem com um aparelho GPS (Sistema de Posicionamento Global): sou eu quem define o local aonde quero chegar. E para que tudo acabe bem, confio e sigo as orientações que o aparelho vai fornecendo no percurso.

  • Parece o cenário perfeito para que a viagem aconteça sem problemas, mas na verdade muitas forças externas podem atrapalhar ou em determinado momento decido fazer uma conversão que o aparelho não instruiu, por perceber que o trânsito está complicado ou por não compreender exatamente a orientação. O que acontece?

  • O aparelho informa: “Recalculando a rota”, e então minha atenção fica novamente mais aguçada, pois por segundos pensei estar perdida, mas o aparelho que tem uma visão panorâmica do trajeto vê o que eu não posso ver, e me mostra como sair da confusão.

  • Advertisement
  • Apreciar a jornada, não somente o destino

  • Ao comparar a vida como essa viagem, me remete a figura da força Divina que criou tudo no mundo, que criou a mim própria e quantas vezes pude ouvir uma voz mansa quase que inaudível me confortando ao recalcular a rota. Claro que o atraso que isso pode causar, e as consequências que podem vir não estão no domínio nem do GPS e nem dessa força Divina que chamo de Deus.

  • E eu terei que arcar com as consequências que a escolha de mudar repentinamente meu trajeto trará, mas nem por isso devo me entristecer. Devo mesmo é ser grata por ter a meu favor essa força que pode recalcular minha rota me conduzindo com segurança ao meu destino, mesmo que por meu atraso as coisas não aconteçam como havia planejado no início.

  • Então, avaliando minha trajetória e me lembrando da canção, concluo que a mensagem da que sua letra verdadeiramente queria passar não era o que imaginava na infância, a de que deveria sempre escolher o que é certo para ser feliz. Mas, que o importante é que independente da escolha e das consequências ainda assim posso ser feliz, pois tenho o privilégio de ter um Ser Divino reprogramando minha rota e se o mantiver conectado a minha vida diária posso voltar ao caminho; mesmo que com algumas alterações, ainda é possível chegar ao destino traçado inicialmente e nunca deixar de ter alegria na vida.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Para ter alegria na vida

"Para ter alegria na vida, é preciso o que é certo fazer . Escolhendo o que é certo bem feliz eu hei de ser”.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr