7 maneiras de falar sobre intimidade com seu cônjuge e ainda serem amigos

Por que é tão difícil falar sobre sexo e intimidade física? Aqui estão sete dicas de como começar essa conversa - e ainda serem amigos no final.

4,001 views   |   shares
  • Por que é tão difícil falar sobre sexo e intimidade física? Como terapeuta, eu ouço isso de clientes o tempo todo. Eles sabem sobre o que eles querem conversar com seus cônjuges, mas não sabem como falar sobre seus pensamentos, sentimentos, frustrações ou sugestões. Parece muito mais fácil evitar o assunto do que falar sobre isso. Infelizmente, essa falta de comunicação leva à mágoa e desentendimento entre muitos casais. Aqui estão sete dicas de como começar essa conversa - e ainda serem amigos no final:

  • 1. Hora certa é tudo

  • Não podemos enfatizar isto o suficiente. Ter uma conversa sobre o seu relacionamento íntimo não é como ter uma conversa sobre a cor que você quer pintar seu quarto - especialmente se você é novo nesse tipo de conversa. Mulheres, digam ao seu homem que você gostaria de falar com ele sobre algo importante, que só vai demorar 10 minutos, em algum momento no outro dia ou no seguinte. Em seguida, dê-lhe a oportunidade de decidir quando essa conversa vai ser. Vai ser muito melhor se você não simplesmente pegá-lo de surpresa. Homens, não tentem trazer o assunto enquanto ela está discutindo com as crianças, cansada após um longo dia ou logo antes de você querer ter um momento íntimo. Leve-a para uma caminhada ou um passeio onde ela será capaz de dar-lhe toda sua atenção.

  • 2. Em primeiro lugar, seja honesto com você mesmo

  • Antes mesmo de tentar ter essa conversa pense sobre qual é o real motivo pelo qual você quer fazê-lo. Quais são suas expectativas? Você está querendo desabafar e culpar alguém? Compartilhar uma ideia? Expressar sua insatisfação? Você está buscando mudanças como resultado da conversa? É importante entender os principais motivos e conversar previamente sobre eles com seu cônjuge para que a conversa seja produtiva e aproxime os dois ao invés de afastá-los.

  • 3. Seja um ouvinte interessado

  • Já que essas conversas podem ser intimidantes, você pode se sentir tentado a perguntar algo como, "Como você acha que está nossa relação íntima?" e seu cônjuge pode responder "Ótima", daí você vai pensar "Ok, essa foi fácil" e vai passar para o próximo tópico. Mas é realmente essa informação que você estava procurando? Tente ir mais a fundo perguntando ao seu cônjuge o que ele quis dizer com "ótima". Você pode se surpreender com o que pode sair com um pouquinho de estímulo.

  • 4. Faça um sanduíche positivo

  • Em outras palavras, comece a conversa falando sobre o que está funcionando no relacionamento de vocês - qualquer coisa. Se você gosta do cheiro e perfume de seu cônjuge, comece por isso. Este é seu cônjuge, alguém que merece seu amor e respeito. Seu cônjuge estará mais disposto a ouvir o que você tem a dizer se sentir que você se importa com seus sentimentos e seu relacionamento. Termine a conversa com uma observação positiva, assim fazendo um "sanduíche positivo" com duas coisas boas, em ambas extremidades da conversa.

  • Advertisement
  • 5. Um pouco de contato físico pode ser útil

  • Se você for conversar durante uma caminhada ou no carro, segure as suas mãos, mantenha seus joelhos juntos, ou qualquer coisa que os façam sentir confortáveis. Um pouco de contato mostra ao seu cônjuge que você realmente está participando da conversa e também ajuda a sentirem que estão conectados durante uma conversa que pode ser muito vulnerável.

  • 6. Não divague sobre outros assuntos

  • Se você vai conversar sobre intimidade então converse somente sobre isso. Este não vai ser o momento de expor outras queixas, como finanças ou de quem era a vez de levar o lixo para fora. É sempre algo tentador, uma vez que você abre a porta para reclamações, ficar na defensiva e querer atacar seu parceiro. Tente lembrar-se por que é que você estava tendo a conversa em primeiro lugar e trabalhar para resolver essa questão ao invés de brigar por outros motivos. Guarde a conversa sobre o lixo para outro momento. Se você sempre acha que é incapaz de ter qualquer tipo de discussão significativa sem que se torne explosiva e destrutiva, você pode querer considerar entrar em contato com um terapeuta para ajudá-lo a aprender a navegar de forma mais eficaz nesta área.

  • 7. Convidar um poder (ser) superior para ajudá-lo

  • Antes de começar a falar com o seu parceiro, reserve alguns momentos para realmente centrar-se e pedir ajuda a um poder superior. Você pode receber uma maior clareza, ter um coração mais aberto e disposto, e ser capaz de ouvir o seu cônjuge, sem ficar na defensiva. Além disso, esta é uma forma de incentivar a intimidade espiritual dentro do seu relacionamento.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 7 ways to talk about intimacy with your spouse and still be friends, de Kristin Hodson.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Kristin Hodson dá palestras regularmente em universidades e grupos sobre relacionmentos, saúde mental perinatal e sexualidade, sobre encontrar equilíbrio e bem-estar na vida diária. Sua especialidade é a saúde mental da mulher, relações humanas e sexualidade, espiritualidade e relacionamentos. É esposa e mãe de dois filhos.

7 maneiras de falar sobre intimidade com seu cônjuge e ainda serem amigos

Por que é tão difícil falar sobre sexo e intimidade física? Aqui estão sete dicas de como começar essa conversa - e ainda serem amigos no final.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr