7 coisas que somente as famílias em harmonia fazem

Considerações sobre coisas que são necessárias, para que possam ser feitas em família. No caso, coisas que necessitam de harmonia para que sejam feitas.

Luiz Higino Polito

Em um recente artigo, apresentei algumas sugestões simples para que as famílias possam obter mais harmonia no lar, tais como: “Trate seus parentes como você trata suas visitas”, “O maior bem que um pai e mãe podem fazer pelos seus filhos é amarem (e demonstrarem amor) um pelo outro” e “Não dar ideias (perigosas ou questionáveis) aos filhos pequeninos, que aprendem fácil, tanto as coisas boas como as coisas perigosas, só de verem os adultos fazendo”.

Nas famílias onde já reina a harmonia, é possível se realizar coisas agradáveis e edificantes. Nas famílias onde a harmonia ainda não é forte, existe a possibilidade de melhorar sempre, para que o lar seja o desejado “pedacinho do céu”, e não uma verdadeira “filial” do inferno.

Sugestões de atividades para serem feitas em família

Vários colegas aqui do site já escreveram sobre o assunto, tais como os artigos: 20 atividades para a família ficar mais unida e próxima, e 77 atividades divertidas para fazer com a família, ambos de autoria de Márcio Patelli. O autor dos artigos diz que tais atividades serão ótimas para feriados, férias escolares e reuniões de família, de forma que “possamos envolver nossos filhos ao invés de apenas deixá-los em frente à TV ou do computador”.

Depois ele alista 77 atividades que podem ser feitas em família, tais como: lerem juntos, fazerem uma caminhada, saírem em viagens curtas ou longas juntos, fazerem um passeio de bicicleta, visitarem um museu ou uma biblioteca, fazerem um acampamento, passearem pela cidade (talvez de ônibus), etc. Essas atividades serão úteis não só para as famílias que já são harmoniosas, mas também servirão para “aparar as arestas” das famílias que precisam aumentar a harmonia entre os seus membros.

Agora alistarei algumas coisas que funcionarão melhor somente com casais ou nas famílias onde JÁ reina grande harmonia:

Advertisement

1. Partir para uma nova lua de mel

Isso poderá unir ainda mais o casal, onde já reina a harmonia. Será também uma comemoração e um prêmio para ambos, por estarem conseguindo manter um relacionamento harmonioso.

2. Fazer confidências um ao outro e terem confiança para compartilharem os seus mais íntimos sentimentos, medos, anseios e aspirações.

Os recém-casados pensam, erroneamente, que já conhecem tudo sobre seu marido ou esposa. Um verdadeiro conhecimento do parceiro só virá com o tempo, e com verdadeira confiança, que terá de ser conquistada aos poucos. Se não houver harmonia, poderá reinar a dissimulação, a mentira e a falta de confiança.

3. Dialogar ouvindo com o coração, tanto entre os pais, como entre os pais e os filhos

Conheço várias famílias onde os “diálogos” são feitos aos berros, e só para pedirem alguma coisa ou para reclamarem um do outro. Aprender a dialogar é uma arte necessária para quem almeja ter uma família harmoniosa.

4. Aprender juntos a dançar, cantar alguma música ou tocar algum instrumento musical

Fica muito lindo se a família aprender junta a cantar uma música. Enquanto ninguém aprender algum instrumento musical, pode-se usar lindos playbacks que são encontrados facilmente no Youtube. Também é muito gratificante para os jovens saberem dançar tão bem quanto os seus pais.

5. Fazer uma serenata em família

Depois de aprendida uma ou mais músicas, ficará fácil para a família fazer deliciosas serenatas em cultos em Igrejas que a família frequenta ou nas ocasiões especiais. Nossa família, por exemplo, já fez serenatas para amigos especiais, enfermos, que ficaram muito emocionados, e também já cantamos em eventos familiares em datas especiais, como no Natal.

Advertisement

6. Frequentar locais sagrados em família

Locais muito sagrados existem, tais como os Templos de algumas religiões, onde têm normas rígidas de bom comportamento e espiritualidade, para que se tenha acesso às suas atividades.

7. Escrever um Livro de Família, com histórias e dados biográficos

Hoje em dia, fazer Genealogia é um dos mais sofisticados hobbies para muita gente. Muitos sites, tais como o FamilySearch.org, nos ajudam muito tanto na pesquisa quanto na organização de nossos dados genealógicos, fotos de família, e tudo isso de graça. Outro site, esse de minha autoria, pode ajudar os principiantes a começarem suas pesquisas: Polito Genealogia. Além desses sites, existem inúmeros outros, é só pesquisar no Google.

Todas essas 7 ideias contribuirão mais ainda para a harmonia das famílias onde já reina o amor. No nosso caso, por exemplo, fazendo genealogia descobrimos parentes em Sidney, Austrália, tendo os mesmos vindo ao Brasil nos conhecer pessoalmente. Tivemos oportunidade, então, de viajar com eles pelo litoral norte de São Paulo até o Rio de Janeiro, num passeio inesquecível para nós, e surpreendente para eles, que pensavam que no Brasil não tinha mais árvores (devido ao desmatamento). Ficaram impressionados com a quantidade de árvores que tem no Brasil, só no trajeto Rio/SP…

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!