Estudo comprova que avós que ajudam a criar os netos podem viver mais

Quem cuida dos netos pode viver até 10 anos a mais, confira outras diferenças encontradas!

Evelise Toporoski

É um conforto e um apoio imenso poder contar com os avós para quando há a necessidade de deixar o filho por algum período com eles. Isso faz bem para ambos, pois a criança cria laços de amor com outros familiares, e também ajuda os avós a viverem ainda mais!

Esta segunda conclusão veio do Estudo de Envelhecimento desenvolvido na Alemanha, e publicado na revista SuperInteressante. Foram analisadas 500 pessoas, entre 70 e 103 anos e acompanhadas por 19 anos.

A pesquisa analisou qual a diferença da taxa de mortalidade entre os avós que ajudam a cuidar dos netos (não aqueles que tem a custódia da criança, mas os que ficam com os netos quando há necessidade para ajudar os pais) em comparação àqueles que não convivem ou não têm netos.

A conclusão foi que quem convive com os netos teve a mortalidade reduzida em 37%. Mais da metade do grupo que convive com os netos viveram por mais 10 anos após o início da pesquisa, enquanto os outros que não tinham este convívio viveram apenas mais 5 anos.

Mas os avós que não podem estar tão presentes na vida dos netos não precisam se preocupar! Em uma terceira etapa do estudo, quando foram estudados apenas este perfil de idosos, foi constatado que boa parte deles apoiavam muito a amigos, vizinhos. Estes que viviam ativamente na comunidade tiveram uma sobrevida média de 7 anos se comparado àqueles que não se envolviam com as pessoas ao redor.

Advertisement

Os pesquisadores concluem que conviver em família (ou em comunidade) e ter responsabilidades dentro dela os ajuda física e psicologicamente, e faz com que melhore a sua longevidade.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!