Você pode ter o HIV sem saber; aqui estão 3 sinais

A pandemia ainda está viva e a conscientização pode salvar vidas.

444,244 views   |   2,552 shares
  • Cerca de 36,7 milhões de pessoas no mundo vivem atualmente com o HIV, e 1,8 milhões de pessoas infectadas são crianças que contraíram a doença de suas mães, de acordo com o AIDS.gov. O que mais choca é saber que 1 em cada 8 pessoas tem AIDS e nem sequer sabe disso - você é uma delas?

  • Embora não haja cura para a AIDS, se detectada no início, o tratamento antirretroviral, ou ART, pode manter a doença sob controle e permitir ao portador levar uma vida bastante normal. A única maneira de saber com certeza se você contraiu o HIV é através de exames específicos.

  • Desde 1988, o dia 1º de dezembro tornou-se o Dia Mundial da AIDS. É um dia para ampliar a conscientização sobre a doença, mostrar apoio para aqueles que vivem com ela e para a união de todos na luta contra a propagação. Foi o primeiro dia de saúde global do mundo, segundo o site do Dia Mundial da AIDS.

  • Assim, a fim de aumentar a conscientização e ajudar na detecção da doença ainda no início, aqui estão alguns sintomas de cada fase, de acordo com a Aids Foundation de Chicago.

  • Primeira fase

  • Os sinais de infecção por HIV podem não se apresentar por anos e, possivelmente, décadas em alguns, mas a maioria das pessoas experimentará sintomas gripais no período de 2-4 semanas após a infecção.

  • Dores de cabeça, febre, cansaço, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas articulações e possível erupção cutânea são sinais da presença do vírus HIV. Estes são também sintomas da gripe comum, por isso, se houver qualquer possibilidade de ter sido infectado e estes sintomas aparecerem, é melhor fazer o exame para HIV AIDS e iniciar o tratamento o mais rapidamente possível.

  • Fase dois

  • Após os sintomas iniciais de gripe, que podem durar semanas, o vírus entra em um período latente onde nenhum sintoma é detectável. O período latente pode durar até uma década se não for tratado, mas com a ajuda dos antirretrovirais, o período latente pode durar três ou mais décadas.

  • Fase três

  • No estágio três a AIDS já está completamente manifesta, e não há muito que se possa fazer. Uma vez que os sintomas da AIDS se instalam, geralmente é fatal dentro de 2-3 anos. Aids avançada é mais frequentemente identificada pela extrema e rápida perda de peso. O doente também pode apresentar diarreia prolongada (com duração superior a duas semanas), pneumonia, fadiga extrema, herpes (boca e feridas genitais), tosse seca persistente, sudorese noturna grave, demência e manchas vermelhas, escuras ou roxas na pele. Nem todos os pacientes com AIDS apresentam todos esses sintomas, mas a maioria sim.

  • Advertisement
  • Se detectado precocemente, o HIV não precisa evoluir rapidamente para a AIDS. Os que são tratados precocemente com antirretrovirais podem viver quase tanto quanto alguém sem AIDS. Eles devem diligentemente usar os medicamentos para o resto de suas vidas, mas ainda assim viver uma vida plena. A coisa importante a lembrar todos os dias, mas especialmente no Dia Mundial da AIDS, é que a pandemia ainda existe. Certifique-se de proteger-se dela.

  • _Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa do original You might have HIV without knowing it; here are the 3 signs

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Kelsey is a student at Brigham Young University studying to broaden her horizons through the written word. She loves the outdoors, family, car washes and punny witticisms.

Você pode ter o HIV sem saber; aqui estão 3 sinais

A pandemia ainda está viva e a conscientização pode salvar vidas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr