Especialistas recomendam: Leia para seu filho desde o berço

Ler ou contar histórias para os filhos é tão importante quanto uma alimentação adequada.

817 views   |   20 shares
  • A maioria dos pais irá concordar que filhos preferem um jogo eletrônico ou um programa de televisão que ouvir uma história. Porém, este conselho antigo não deve ser deixado de lado para que a criança tenha um bom desenvolvimento e aprenda algumas coisas fundamentais.

  • Muitos pais ainda leem histórias para seus filhos antes de dormir e este é um hábito importante e incentivado por especialistas para o desenvolvimento linguístico e de outras áreas. A Academia Americana de Pediatria recomenda que pais leiam ou contem histórias a seus filhos desde o berço.

  • A leitura ou contação de história não precisa ser longa ou diária, mas deve estar presente no crescimento da criança. Filhos que contam com este tempo agradável com seus pais têm o vocabulário até 30% maior. Estas crianças normalmente têm maior rendimento escolar, se tornam adolescentes que leem mais além de prolongar os estudos. As vantagens linguísticas e culturais são acompanhadas por maior criatividade, curiosidade e autoconhecimento.

  • O que acontece quando uma criança ouve uma história

  • Apesar de felizes e levadas na maior parte do tempo, as crianças sofrem internamente com medos e receios, que na maioria das vezes passam despercebidos por pais zelosos. Isto não significa que elas não estejam dando a atenção devida a seus filhos, mas que faz parte da natureza humana buscar resoluções de seus próprios conflitos desde a tenra infância.

  • Ao ouvir uma história a criança se coloca no lugar do personagem, imagina as cenas, aumenta seu vocabulário (mesmo que não pergunte: o que é feno?), busca a solução antes do final da história, se diverte ao perceber que tinha um final diferente em sua mente, mentaliza o que aprendeu e o que a história ajudou em seus problemas e reflete como a situação do personagem se parece com a dela ou de algum colega. Tudo isso passa por sua mente rapidamente enquanto seus olhos brilham ao ouvir a história ou mesmo depois de finalizada.

  • Advertisement
  • Algumas delas são escolhidas para fazer parte de sua vida e ela brinca no dia seguinte e em tantos outros, atuando e inventando novas situações para o personagem que assumiu. O entendimento sobre si mesma aumenta e ela passa a lidar melhor com situações conflitantes.

  • Como os pais podem ajudar em problemas específicos

  • Às vezes os pais percebem que a criança está passando por um problema complicado e não sabem como abordar o assunto e tentar ajudar. Ao contar uma história em que o personagem passa por uma situação semelhante, a criança consegue ajudar a si mesma. Ela sentirá empatia pelo personagem e tentará aplicar soluções ao seu problema.

  • As histórias normalmente têm um fundo psicológico imenso e por isso podem aparentar não ter ligação com o problema da criança. Estas são as que melhor ajudarão. Se a criança perdeu um avô, por exemplo, e está triste com a situação, mas não quer conversar sobre isso, uma história sobre um personagem que perde um brinquedo preferido ajudará perfeitamente. Alegorias tocam os corações em todas as idades.

  • História de família

  • Além das histórias tradicionais ou mesmo inventadas pelos pais, divertidas ou dramáticas, as histórias familiares são importantes de serem relatadas e mantidas na memória da nova geração. Quando meus pais contavam como eles ou meus avós venceram seus próprios desafios eu ficava encantada. Saber das histórias divertidas ou realizadoras dos antepassados aumenta a autoestima, produz maior confiança e consola o coração.

  • Ao contar ou ler uma história para o filho o elo fica mais forte. A maneira como os pais o fazem estará para sempre na memória das crianças, que farão o mesmo por seus próprios filhos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Especialistas recomendam: Leia para seu filho desde o berço

Ler ou contar histórias para os filhos é tão importante quanto uma alimentação adequada.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr