Você se sente sobrecarregado com tantas tarefas? Aprenda como dar a volta por cima

São tantas as tarefas do dia a dia que muitas vezes parece que elas nunca acabam. Qual sua atitude real perante a elas? Analisar suas atitudes pode lhe revelar que suas tarefas não são tantas quanto parecem ser.

Renata Finholdt

Uma das coisas mais comuns de acontecer com a maioria das pessoas é planejar o dia a dia e se deparar com muito mais tarefas do que tempo para resolvê-las.

Nem é preciso salientar que logo de cara o desânimo vindo do sentimento de incapacidade já chega. Junto dele vem também mau humor, estresse e até mesmo, com o passar do tempo, baixa autoestima. Isso tudo só faz com que as tarefas acumulem ainda mais e nosso empenho em realizá-las diminua.

Algumas vezes sabemos que estamos sufocados no meio de tantas tarefas e exigências e ainda assim nos tornamos responsáveis por outras tantas, acreditando que com jeitinho possa dar certo.

O melhor é ser realista consigo mesmo e aprender a administrar aquelas tarefas que já possuímos antes que elas se tornem grandiosas demais. Para dar conta de todas as suas responsabilidades aprenda a:

1. Dizer não

Que tarefa difícil essa! Dizer não quando as pessoas nos pedem com tanto jeitinho algo, pode parecer cruel e muito difícil de realizar. Mas é preciso! Acredite, assumir algo que você não dará conta de realizar pode ser muito pior do que demonstrar rapidamente sua incapacidade atual de realizá-lo.

Advertisement

2. Não à procrastinação

Se você tem algo que precisa fazer o melhor é resolvê-lo o quanto antes para que aquela pressão em sua mente possa desaparecer. Adiar só cria mais problemas.

3. Evite distrações

Se você está se sentindo atarefado demais e precisa resolver muitas questões o ideal é que evite distrações enquanto estiver dedicado a elas. Colocar o telefone no modo silencioso, desligar aparelhos eletrônicos e outros meios que possam chamar sua atenção pode contribuir para manter seu foco no que é necessário.

4. Seja otimista

Em tudo que fazemos podemos olhar o lado bom ao passo que observar o lado negativo faz com que tudo pareça mais difícil e complicado. Mesmo cheio de tarefas desagradáveis tente fazer este exercício. Irá ajudar bastante!

5. Acredite em seu potencial

Mesmo que se sinta desanimado, você deve acreditar em seu potencial. Quando realizamos qualquer tarefa acreditando que podemos realizá-la ela se torna mais tranquila. Se errar, não tenha medo de retomar, errar faz parte do aprendizado.

Um escritor e político inglês em uma de suas célebres frases disse: Tudo o que merece ser feito, merece ser bem feito!

Advertisement

Lembre-se disso!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.