10 lições que apenas uma mãe que ama incondicionalmente pode ensinar a um filho

As verdadeiras mães irão ensinar estas lições a seus filhos, porque os amam incondicionalmente.

Roberta Preto

Lembro-me de quando meu filho nasceu. Eu não tinha ideia de como faria para criá-lo, então pensei que não poderia ser fraca, porque aquele bebê era frágil demais e iria precisar de uma mãe forte que pudesse ajudá-lo a se tornar tudo o que ele deveria ser.

Não vou dizer que não tive medo, porque tive. Eu era apenas uma menina de 16 anos, entretanto, eu amei aquele menino no meu ventre. E quando o senti em meus braços, tive a certeza que sacrificaria o que fosse preciso para fazer dele um homem de caráter nobre e firme.

Precisei ser dura com ele muitas vezes, disse muitos “não”, mas sempre o abracei e o lembrava de seu valor. Daqui a 3 meses, meu menino fará 18 anos e sinto-me honrada quando eu o vejo fazer o bem sem que eu precise lembrá-lo de fazer. E também quando ouço as pessoas elogiarem a educação, bondade e integridade dele.

Observe as 10 lições que apenas uma mãe que ama incondicionalmente pode ensinar a um filho:

1. Respeito

O respeito inicia-se na infância e dura para toda vida. Cabe a mãe que ama seu filho incondicionalmente ensiná-lo.

Advertisement

Minha mãe também foi muito rígida na educação minha e de meus irmãos. Quando nos estranhávamos, ela dava umas palmadas doloridas e dizia: “Prestem atenção! Se vocês vão se amar ou não é uma escolha de vocês, agora respeitarem-se, essa será uma obrigação para toda vida”.

2. Valores

Uma amiga querida sempre ensinou aos filhos sobre amor-próprio, dizia que eles deveriam se amar e valorizarem-se para depois permitir que as pessoas os amassem. Essa é uma das lições que eu ensinei ao meu filho também: Tenha amor-próprio e se dê valor!

3. Educação

Ensine a seu filho o valor da educação, essa é uma das maiores heranças que você pode passar para seu filho. Faça-o estudar e aprender tudo o que for necessário para a vida adulta dele, pois há coisas que só se aprende uma vez.

4. Bondade

Ensine seu filho a ser bom, não bobo! O mundo está cheio de gente dura de coração, mesquinha, insira a bondade no coração de seu filho e ele irá brilhar por onde caminhar.

5. Ser firme

Como descrito acima sobre ensinar o filho a ser bom, não bobo, por isso há necessidade dele ser firme em seus valores e ações para que ninguém o engane.

Advertisement

6. Ouvir “não”

Meu filho ouviu mais “não” do que “sim” desde a infância, até que um dia ele me perguntou porque eu era tão ruim com ele. Então, eu respondi: Porque te amo! E sempre que você pensar que não precisa ir à escola, respeitar as pessoas -começando comigo – ou achar que a vida gira em torno de você, acredite, eu estarei sempre por perto para lhe dar um “não”.

7. Paciência

Nós mães sabemos que para criar os filhos é preciso muito mais que paciência, há momentos que precisamos de tolerância. No entanto, nós jamais devemos esquecer que ninguém nasce com paciência, ela deve ser desenvolvida, por isso que é preciso mais pelo exemplo do que pelas palavras ensinar essa virtude celestial desde a infância dos filhos.

8. Coragem

A coragem também é uma virtude que se adquire através das ações e cabe à mãe levar a coragem para o coração dos filhos, quando essas permitem que eles caiam e se levantem sozinhos. Nós mães podemos vigiar os passos deles, porém, jamais devemos nos tornar as muletas deles.

9. Verdadeiro

Uma mãe que ama incondicionalmente um filho o ensinará a dizer sempre a verdade, mesmo que isso possa trazer castigo ao filho, ainda assim, valerá a pena, pois é melhor ver seu filho pagar pelo erro do que vê-lo viver pela culpa.

10. Amar a Deus

De todas as lições que uma mãe poderá ensinar aos filhos, a maior de todas será o amor a Deus, pois através desse ensinamento, os filhos terão esperança, força e fé para seguirem com suas vidas, quando sua mãe tiver deixado esta mortalidade.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.