6 motivos porque nossos filhos não irão ao carnaval, talvez você não queira levar os seus também

Uma festa aparentemente alegre pode esconder intrigas, brigas, morte e destruição para várias famílias, inclusive a sua.

Darrell e Márcia

Todos nós temos a tendência de achar que o mal é coisa de noticiário de TV, que as coisas ruins só acontecem com os outros e muitas vezes não nos alertamos para riscos, aparentemente inofensivos, que corremos quando tomamos decisões simples em nosso dia a dia.

Simples, não? Uma decisão, como levar ou não levar seus filhos ao Carnaval, não deveria ser tão simples, pois essa decisão pode representar muito, muito risco na vida dos seus filhos.

Na nossa casa, resolvemos não deixar nossos filhos irem ao Carnaval, e aqui, de forma simples e rápida, iremos passar para vocês alguns motivos que seriam superválidos você analisar se vale a pena ou não tomar a decisão simples ou pensar mais um pouco em levar seus filhos a esse tipo de festa.

O carnaval, por mais que você não acredite, é um feriado religioso. Na fé cristã, historicamente, é um período de recolhimento e reflexão para a páscoa.

Por mais que saibamos da importância cultural e nos alegremos com a diversidade e criatividade do povo brasileiro – que sem dúvida alguma é o mais criativo do mundo. – Quem vai ao carnaval de Olinda, Salvador ou Ouro Preto sabe bem que, infelizmente, a festa não se restringe a isso e em sua maioria é bem diferente de algo cultural apenas.

Advertisement

Com o passar do tempo, temos visto que o Carnaval perdeu o propósito de folclore e virou mais uma briga de marketing das cervejarias, pagando milhões para patrocinar os principais circuitos. E sabe por que eles pagam milhões? Porque as pessoas bebem, e bebem muito nesse período, se embriagam, vivem os 4 dias como se não houvesse limites, e claro, nesse caminho acontecem muitos problemas.

Aqueles dias podem deixar marcas em vidas inteiras, podem representar uma DST( Doença Sexualmente Transmissível), prostituição, traição, roubos, acidentes de trânsito com morte, brigas, overdose de drogas, gravidez indesejada, e até mesmo, mudanças de vida, de meninas que transaram na empolgação do efeito de um lança-perfume, loló ou mesmo embriagadas.

Meninas que irão carregar para sempre um filho não desejado, às vezes de uma pessoa que nem elas sabem quem é. Um filho que vai crescer sem um pai. Os chamados “Filhos do Carnaval”.

Isso sem falar nos turistas que vêm ao Brasil atrás do turismo sexual, levando à prostituição crianças e adolescentes.

As campanhas de marketing passam sempre a ideia de uma festa bonita, alegre, com muita arte e diversão.

Advertisement

Nós sabemos que tem sim, muita coisa boa, artistas reais, que fazem trabalhos lindos trazendo o melhor da cultura local em cada região, e não queremos negar isso. Pena que para achar isso em meio àquela turbulência tenhamos que passar por tanta coisa ruim, que envolve essa festa:

  • Muito sexo

  • Muito barulho

  • Muita nudez

  • Muita sensualidade

    Advertisement
  • Muita bebida

  • Muitas drogas

  • Muitos excessos

E depois, muita frustração, muita dor, muitas doenças, muita culpa, muito vazio, muitos crimes, muitas perdas, em resumo, uma festa que acaba em cinzas.

Nós decidimos que queremos uma vida com cores para nossos filhos, com vida, com alegria, com felicidade verdadeira, algo que eles possam se apegar e que faça bem a eles e à família deles.

Advertisement

Por isso listamos alguns motivos pelos quais não iremos levar nossos filhos, depois comenta abaixo qual desses motivos também levariam você a não deixar seu filho ir ao Carnaval.

1. No Carnaval aumenta o risco de morte

Essa foi fácil, né? É claro que no período de Carnaval, o risco de morte é muito maior. Estar exposto às festas, prévias e blocos nos levam a riscos que não precisamos correr.

Mas, claro, você pode dizer que existem outras festas perigosas também. Mas nada se compara com o Carnaval, ela é a pior de todas, em nenhuma outra festa se tem tantas mortes, acidentes de trânsito, brigas e prisões como no carnaval.

A ideia por trás do Carnaval de que tudo é permitido leva as pessoas a atitudes que elas não teriam em um dia comum, e é obvio que isso aumenta os riscos.

Se já está difícil proteger nossos filhos no dia a dia em um país onde a impunidade leva a muitos crimes, como que nós ainda vamos aumentar mais esse risco?

Advertisement

2. No Carnaval as pessoas brigam mais

Com o aumento do uso de bebidas alcoólicas, de espaços pequenos, e tumulto o número de brigas aumenta consideravelmente, muitas com risco de morte. Em algumas delas, pessoas que não tinham nada a ver com o ocorrido saem feridas.

3. No Carnaval as pessoas se drogam e bebem mais

Temos certeza que você nunca sonhou em seu filho jogado nas drogas, bêbado até cair ou mesmo socorrido por conta de uma overdose. Por mais que você não queria enxergar, isso é supercomum no Carnaval, até considerado “bonito” por alguns grupos de jovens.

Por mais que não tenhamos sonhado com isso, isso ocorre, e quando deixamos nossos filhos irem, estamos concordando em deixá-los expostos a esses riscos.

4. No Carnaval se incentiva a imoralidade

Todos nós sabemos o quanto a libertinagem é incentivada em períodos como o do Carnaval, o nudismo, o sexo fácil e a célebre frase de que “no Carnaval ninguém é de ninguém”, gera um ambiente propenso à promiscuidade que nós não sonhamos para nossos filhos e não é saudável que eles se iludam com prazeres do Carnaval, e queriam fazer disso um estilo de vida em Carnavais sem fim.

5. No Carnaval se prega a falta de respeito

Sabemos que você como pai ou mãe ensina aos seus filhos a importância do respeito.

Advertisement

Se tem algo que pai e mãe pregam a seus filhos é o quanto isso é importante.

Nas festas de Carnaval, temos visto que as pessoas deixam isso meio que do lado de fora da festa, e você sabe bem disso.

Fatos como as pessoas urinando a céu aberto, muitas vezes fazendo sexo nos muros e esquinas, com todo mundo olhando, fazem parte de um cenário que não é a coisa que queremos que nossos filhos achem que seja normal, porque não é.

Sem falar no ataque às mulheres, que são muitas vezes forçadas a beijar homens que nem conhecem, em rodinhas e abordagens muitas vezes violentas.

Não é esse tipo de homem que queremos que nossos filhos sejam, muito menos que sonhamos que nossa filha se case.

Advertisement

6. Nós escolhemos dar exemplo

Nossos filhos não vão ao Carnaval porque a gente também não vai nem a gente fica na frente da TV assistindo. E sabe por que não fazemos isso? Porque o exemplo arrasta.

Conta-se uma história de um menino escalando uma montanha com o pai. O pai lembra ao menino o cuidado que ele precisa ter, já que vinha atrás do pai. O filho responde: “Não se preocupe, pai. Estou colocando os meus pés exatamente onde o senhor colocou os seus”.

Assim mesmo é na sua vida. Seus filhos seguirão os seus passos.

Você pode até não achar nada demais hoje seu filho ir na festinha do colégio, mas amanhã ele vai sozinho, quando ele crescer você não poderá proibir, pois você o acostumou achando que aquilo era normal.

Na fase dele de jovem, quando você ficar até altas horas sem conseguir dormir, preocupado, por que ele está numa prévia de Carnaval e você não sabe como ele voltará, lembre-se sempre de que quem colocou a primeira pegada foi você, ele só seguiu.

Advertisement

Mas, como falamos no início, esse é um artigo que retrata o porquê nossos filhos não irão. Quanto aos seus, tenho certeza que você tomará a melhor decisão hoje, que claro, trará os frutos amanhã.

Nós já fomos para o Carnaval, já vimos que não agrega em nada em nossa vida, e como maduros hoje, e seguindo outro Caminho, entendemos que o melhor para nossos filhos com certeza não está em meio a essa festa.

Aprendemos que precisamos ensinar nossos filhos no Caminho que eles devem andar, e é isso que temos tentado fazer.

Lembre-se: Você pode escolher qualquer semente para plantar, só não pode depois estar reclamando do que você irá colher.

Que tal aproveitar o feriado e focar nos seus filhos, um tempo de vocês para a vida deles? Fazendo o que eles gostariam e não o que vocês adultos gostariam?

Advertisement

Que tal aquele parque? Praia ou brincadeira que eles tanto gostam?

Faça do feriadão um momento de muita diversão pais e filhos, e tenha certeza que eles curtindo esse hábito irão entender que é muito melhor passar um feriado desse atrás da família do que atrás de um bloco de Carnaval.

Com isso vocês serão muito mais felizes, para sempre.

Toma un momento para compartir ...

Darrell e Márcia

Darrell e Márcia são casados há 20 anos, tem 3 filhos e uma paixão por ajudar famílias. São escritores, conferencistas, criadores da #TvA2, que tem impactado milhares de vidas. Para contatá-los, visite: