Como identificar a puberdade precoce e o que fazer

A puberdade é um período comum para homens e mulheres, onde há o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários que tornam o ser humano capaz de reproduzir-se.

Stael Ferreira Pedrosa

A puberdade é um período comum para homens e mulheres onde há o desenvolvimento de caracteres sexuais secundários que tornam o ser humano capaz de reproduzir-se. Esse período é chamado também de maturação sexual e ocorre durante a adolescência.

Embora não haja uma idade definida, existe um parâmetro para a normalidade do aparecimento dessa fase no ser humano. Sendo que nas meninas é considerado normal entre os 8 e 13 anos e nos meninos entre 9 e 14 anos.

Nas meninas começam a surgir os seios, os quadris se arredondam, elas crescem rapidamente e menstruam. Nos meninos, o órgão sexual se desenvolve, forma-se o sêmen, eles também crescem, mas não tão rapidamente quanto as meninas, mudam a voz e cresce o pomo-de-adão.

Em ambos surgem pelos pubianos, axilares e nos meninos o buço se destaca. Surgem também espinhas devido às alterações hormonais rápidas.

Puberdade precoce

No entanto, em algumas crianças abaixo de 8 anos, os sinais de puberdade podem surgir, e é considerada puberdade precoce. Acomete mais as meninas – 90% das ocorrências, causando um desajuste entre a maturação física e a psicológica. Geralmente não têm consequências graves fisicamente. Sendo que nos meninos 2/3 das ocorrências estão ligadas a alterações neurológicas e 50% dos casos são provocados por tumores, de acordo com o Ministério da Saúde.

Advertisement

Quais são as causas?

De acordo com a pesquisadora, Louise Greenspan, as crianças vêm apresentando sinais de puberdade cada vez mais cedo. Segundo Louise, 20 anos atrás a puberdade surgia por volta dos 10 anos, atualmente em média surge entre os 8,8 e 9,7 anos de idade, variando de acordo com a raça. Sendo que foram avaliadas crianças com 6 anos que já apresentavam a precocidade.

Não existe uma causa única para o surgimento precoce dos sinais de maturação sexual, no entanto, a obesidade tem sido apontada como a causa principal nas meninas, já que o tecido adiposo produz hormônios femininos que interferem nos processos normais, estimulando a puberdade.

Ainda segundo Louise Greenspan, outro fator desencadeador do processo é o estresse a que a criança está exposta: violência urbana, abuso sexual, ausência paterna. Outros especialistas têm encontrado como causa também provável a erotização precoce, preocupação excessiva com a aparência, ser tratadas como adulto ou obrigadas a assumir funções de adultos.

Fator importante considerado atualmente é a utilização excessiva de plástico que libera o bisfenol, substância que pode ser cancerígena, causar problemas hormonais (como a puberdade precoce) e cardíacos.

Como detectar se seu filho (a) está passando pela puberdade precoce?

É importante detectar a puberdade precoce, pois segundo a Dra. Ana Escobar, isso pode afetar e até mesmo limitar o desenvolvimento e crescimento da criança. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais são:

Advertisement
  • Meninas: presença de mamas com ou sem desenvolvimento de pelos pubianos ou axilares antes dos 8 anos;

  • Meninos: aumento do volume testicular (Maior ou igual a 4ml) e presença ou não de pelos pubianos ou axilares antes dos 9 anos;

  • Dependendo da etapa do desenvolvimento em que a criança se encontra, observa-se aceleração do crescimento.

O que fazer?

O primeiro passo é procurar ajuda médica para identificar a causa da puberdade precoce, para que se trate a causa. Caso seja necessário um tratamento, este será feito através de injeção administrada mensal ou trimestralmente, para desacelerar ou parar a evolução da puberdade. Também pode ser feito um tratamento com hormônios de crescimento para que a criança não fique muito baixinha, pois a puberdade precoce pode afetar o crescimento normal, conforme a Dra. Ana Escobar.

Pode ser necessário um acompanhamento psicológico para adequar o crescimento físico ao crescimento mental, bem como para trabalhar a autoestima da criança que se vê em um corpo de adolescente sendo uma criança ainda. Isso pode trazer bullying e causar vergonha na criança. É necessário que ela compreenda e aceite o que está acontecendo de maneira natural.

Advertisement

Informação, conversa e aceitação por parte dos pais dará à criança segurança para lidar de maneira tranquila com tais transformações.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.