Dores na menstruação: 3 sinais de que algo está errado

Cerca de 33 milhões de mulheres no Brasil relatam cólicas fortes durante o período menstrual que interferem em suas rotinas. Cólicas assim não são normais e devem ser investigadas.

Stael Ferreira Pedrosa

Cólica menstrual é uma companheira de 90% das mulheres no mundo. É um processo natural que ocorre devido às contrações uterinas no período. Estas contrações são para eliminar o endométrio formado durante o ciclo ovulatório. Quanto maior o fluxo menstrual, mais esforço o útero terá que fazer para eliminar essa camada de sangue preparada todos os meses para aninhar o embrião, então, mais intensa será a cólica.

Cerca de 33 milhões de mulheres no Brasil relatam cólicas fortes durante o período menstrual que interferem em suas rotinas. Cólicas assim não são normais e devem ser investigadas.

Muitos são os problemas que podem acometer o aparelho reprodutor e provocar dores, por isso toda mulher deve ficar atenta aos sinais que seu corpo envia de que algo está errado, tais como:

1. Dor muito forte e que não passa com analgésicos comuns

Cólica forte acompanhada de dor intestinal, fluxo intenso ou irregular, dor ao urinar, fadiga, diarreia e infertilidade são sintomas de endometriose – uma doença que afeta cerca de 6 milhões de brasileiras.

A endometriose ocorre quando há uma migração de tecido uterino (endométrio) para fora do útero, consequentemente não são eliminados na menstruação, então se fixam na cavidade abdominal e crescem por ali formando cicatrizes. Se há histórico familiar de endometriose uma mulher apresenta 6 vezes mais chances de desenvolver endometriose que aquelas sem histórico familiar.

Advertisement

Não é uma doença fácil de ser diagnosticada, por isso estima-se que o número de mulheres afetadas em todo o mundo (cerca de 180 milhões) possa ser bem maior.

2. Dor no baixo ventre que irradia para as costas e ou pernas

Este tipo de dor pode indicar a presença de miomas – tumores benignos, ou seja, não cancerosos, formados a partir de tecido muscular. O maior responsável é o estrogênio, hormônio que confere as características femininas e também atua na ovulação e preparo do útero para a reprodução.

Miomas podem ou não apresentar sintomas, o que dependendo do tamanho, da quantidade e da localização é possível apresentar os seguintes sintomas:

  • Sangramento uterino anormal (fora do período menstrual)

  • Dor pélvica com hemorragia – que pode levar à anemia

    Advertisement
  • Pressão na bexiga que pode causar cistite e levar à incontinência urinária

  • Dor lombar que irradia para as pernas

  • Infertilidade

O tratamento pode ser químico (medicamentos), intervenção não cirúrgica e ou cirúrgica dependendo da gravidade do problema. Em casos mais graves a retirada do útero (histerectomia).

3. Dor contínua com sangramento irregular

Pode ser DIP – Doença Inflamatória Pélvica. É uma inflamação nas trompas de falópio e é causada por uma infecção que acomete mais as mulheres que usam DIU e têm vida sexual ativa. A dor maior acontece após a menstruação e vão se tornando cada vez mais intensas na parte inferior do abdômen e podem vir acompanhadas de náusea e vômito.

Advertisement

A doença é contraída quando bactérias presentes na vagina migram para o interior do útero. Embora o maior meio de transmissão seja o contato sexual, e as bactérias sejam justamente as que causam Gonorreia e Clamídia, a DIP não é considerada uma DST, pois nem sempre são essas as causadoras da doença. Às vezes as próprias bactérias residentes normalmente na vagina podem fazer surgir a DIP.

Os sintomas mais comuns são:

  • Dor intensa após o período menstrual com náusea e vômito

  • Febre

  • Corrimentos vaginais purulentos e com odor ácido

    Advertisement
  • Dor nas relações sexuais

  • Dor ao urinar

  • Menstruação irregular

  • Dor do lado direito do abdômen

Procure um médico sempre que sentir um desconforto ou que algo não está normal. Muitas doenças diagnosticadas no início são mais bem tratáveis e sem precisar recorrer a cirurgias ou sofrer com infertilidade.

Advertisement

Nenhuma mulher precisa sofrer dores intensas por um processo tão natural quanto menstruar. Observe como as mulheres da sua família são afetadas para saber a propensão do que você pode ter. Pratique exercícios, mantenha um peso saudável e faça os exames preventivos regularmente.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.