6 coisas que nunca podem mudar no seu casamento

Se o seu objetivo é ter um casamento duradouro, produtivo e feliz, estas 6 coisas não devem faltar (e nem mudar) em seu relacionamento.

Luiz Higino Polito

Todos nós já sabemos que casamentos felizes não são obras do acaso. Nem são resultado do uso da força ou coação por parte de um dos cônjuges. Muito menos são resultado de irresponsabilidade, falta de interesse de ambos, imaturidade ou falta de amor.

Mas existem mesmo casamentos felizes? Pode acreditar: casamentos felizes existem! Não são todos e talvez nem a maioria, mas existem sim muitos casamentos felizes e eu tive (e tenho) a felicidade de conhecer muitos deles. Assim como tive (e tenho) a tristeza de ver tantos casamentos infelizes e que estão fadados ao fracasso.

Qual a fórmula do casamento feliz? Essa é a pergunta de um milhão de dólares… Mas se não tivermos preguiça de pesquisar, encontraremos muitos livros, vídeos, filmes e palestras nas bibliotecas e na Internet com histórias e dicas para que, quando pensarmos em casar, já tenhamos aprendido muitas coisas que serão úteis depois do casamento. Claro que tais dicas só funcionarão se forem PRATICADAS.

Encontrar a pessoa certa ou SER a pessoa certa?

Ainda existem os sonhadores que acham que, para terem um casamento feliz, basta encontrarem a pessoa certa. Se você tem esse pensamento, precisa mudar seus conceitos antes que seja tarde demais. Encontrar a pessoa certa é importante, mas se você não for a PESSOA CERTA, o casamento não será uma experiência gratificante, pelo menos não para um dos cônjuges.

Como se preparar para o casamento?

“Ser a pessoa certa” significa estar preparado(a) e amadurecido para o casamento. Neste site você poderá encontrar inúmeros artigos que lhe ajudarão a se preparar para o casamento, tais como: “Casamento feliz é uma loteria?“, ou neste outro,

Advertisement

Segredos de um casamento duradouro”.

Para os que já estão casados

Se você já está casado(a), seu casamento pode ser feliz ou infeliz. Se você acha que seu casamento é infeliz, você precisa mudar, e sua mudança para melhor quase com certeza fará com que milagres aconteçam no seu casamento! Você perceberá, com espanto, que quando você melhorar suas atitudes, maneiras e comportamento, seu cônjuge melhorará também! Sim, você testemunhará milagres, pois os milagres continuam a acontecer, embora muita gente não acredite nisso.

6 coisas que nunca podem mudar no seu casamento, se o seu casamento já é um casamento feliz

Se você já é feliz no seu casamento, parabéns! Talvez você ainda seja recém-casado, ou talvez já tenha muitos anos de relacionamento. Seja como for, estas 6 coisas são fundamentais para um casamento feliz:

1. Querer a felicidade do outro

Se você quer (e se esforça) para fazer seu cônjuge feliz, nunca pare de agir assim. Casar tem muito mais a ver com compromisso e abnegação do que com o egoísmo de tentar ser feliz sem se preocupar com os sentimentos, desejos e aspirações de seu cônjuge. Fazendo seu parceiro feliz, quase com certeza ele se esforçará para fazer você feliz também. O casamento é uma via de mão dupla.

2. Conjugar o verbo sempre na 3ª pessoa do plural

Esqueça o “eu” e use sempre o “nós”: Nós fizemos isso, nós vamos fazer aquilo, nós precisamos disso, nós necessitaremos daquilo. É triste ver casais onde um dos dois só fala em si mesmo, só ele faz as coisas de forma certa, só ele FAZ TUDO e não reconhece e nem elogia o esforço e a dedicação do outro. Esqueça o “eu fiz”, e troque por “nós fizemos”. Se você já age assim, continue, pois está no caminho certo.

Advertisement

3. Ajudar um ao outro em tudo

O casamento é uma música tocada a quatro mãos, senão a desafinação será inevitável. Já foi dito por muita gente que “ambos devem sempre olhar na mesma direção”; e não só “olhar”, mas trabalharem juntos com determinação para que o casamento dê certo. Serviços de casa, educação dos filhos, tudo deve ser partilhado. Assim o fardo da “parte difícil” do casamento ficará suportável para os dois, e a parte gostosa do casamento será mais bem desfrutada.

4. Depois da briga, buscar rápido a paz

Talvez até exista, mas eu não conheço e nem tenho notícia, de um casamento onde nunca houve uma discussão, desentendimento ou briga. Nos casamentos felizes, porém, os dois são humildes o suficiente para reconhecerem logo que não vale a pena ficarem de mal um com o outro e se apressam a se desculparem. Ambos sabem que mais importante do que “ganhar uma briga” é a paz no lar, que está acima de tudo.

5. Ter fé e esperança em dias melhores sempre

Provações, doenças e dificuldades financeiras certamente virão para todos os casamentos. O que diferencia os casamentos duradouros dos casamentos efêmeros é que nos duradouros existe fé e esperança: fé em si mesmos, fé na capacidade de ambos em superarem os obstáculos e desafios e esperança de que tudo pode e vai melhorar. E se houver fé em Deus, então, melhor ainda!

6. Nunca esquecerem se sorrirem e se alegrarem

Casamentos felizes são cheios de sorrisos, por pior que esteja a situação. Não é para se sorrir num velório, por exemplo, mas outras situações difíceis, o sorriso é muito importante. Alguém disse que “Quem sorri de um problema ou desafio já o superou pela metade”. Se você já sorri bastante em casa, tem bom humor e aprendeu a contar piadas, ótimo. Mesmo porque ninguém gosta de pessoas que só reclamam, que vivem de cara fechada o tempo todo, que não sorriem. “Sorria”, porque sorrindo “o mundo inteiro rirá com você”, disse alguém, e alertou depois: “chore e você chorará sozinho”.

Buscando a felicidade do parceiro, ambos se ajudando mutuamente, tendo comprometimento real um com o outro e querendo mesmo que as coisas funcionem bem, apesar de todos os desafios que existem em um relacionamento, é possível, sim, se ter um casamento feliz.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!