5 conselhos técnicos para quem não suporta mais discussões no casamento

Se você está vivendo um momento difícil no seu casamento e já não aguenta mais brigar, este artigo vai lhe ensinar um exercício muito eficaz.

Suely Buriasco

Muitos casais não conseguem manter um diálogo lúcido e qualquer situação é motivo para brigas e discussões intermináveis. Alguns cônjuges dizem que se sentem como que andando em um campo minado, não sabem bem aonde pisar e as explosões tornam-se cada vez mais comuns. Isso é muito desgastante, podendo levar a rupturas definitivas.

Se você está vivendo isso no seu casamento e não suporta mais tantas discussões, escolha um momento de calma e convide seu cônjuge para participar dessa dinâmica que proponho nas mediações de conflito com casais e costuma dar ótimos resultados:

1. Papel e caneta na mão

O primeiro passo é identificar a causa, ou seja, a insatisfação de ambos que gerou a mágoa que está cegando vocês. É isso mesmo, a mágoa cria como que uma nuvem escura que envolve o casal, ninguém vê mais nada que não reafirme os sentimentos negativos que estão nutrindo. Com base na última discussão que tiveram, escrevam em folhas separadas o que consideram o motivo gerador.

2. Troquem as folhas

Cada um lê o que o outro escreveu em silêncio. Ao terminarem respondam um para o outro, com calma e objetividade, as seguintes perguntas:

  • O motivo justificou a discussão?

    Advertisement
  • É tão grave que não poderia ser relevado?

  • Essa discussão tem a ver com o motivo definido ou com alguma situação anterior?

Em alguns casos o diálogo levantado com essa conversa já é o bastante para cortar o círculo vicioso da briga e promover o entendimento.

Mas se vocês ainda não se entenderam verdadeiramente, continuem:

3. De volta ao papel e caneta

Agora é a hora de escrever sobre os sentimentos de vocês. Ainda em folhas separadas escrevam sobre como se sentiram durante a discussão. Observem que não se trata de descrever o ato do outro, e sim o que sentiu diante do acontecimento. Comece uma frase assim: “Diante de…. eu me senti…” ou “eu tive a impressão que…”. A ideia não é de cobrar, e sim de relatar as próprias impressões.

Advertisement

4. Troquem novamente as folhas

Leiam em silêncio os comentários um do outro, procurando refletir sobre os sentimentos de cada um. É importante querer compreender o outro, dispor-se a, realmente, entrar em contato com o sentimento do outro. Para tanto, o fundamental é abster-se dos julgamentos e das cobranças, desenvolvendo empatia.

5. Conversem sobre a dinâmica

Esse é o momento propício para que o diálogo flua, pois, os canais de comunicação tendem a abrir com esse exercício. Troquem ideia sobre o que escreveram, sentiram e, principalmente, sobre como tudo isso pode ajudar vocês a se entenderem melhor. Considerem as razões de um e de outro, lembrando que nos entendimentos quase sempre o que prevalece não é o certo ou errado, mas sim o diferente.

Depois de levantarem todas as questões e conversarem a respeito, não se esqueçam de pedir perdão um ao outro pelos desentendimentos. Saber pedir perdão e perdoar é o segredo dos relacionamentos saudáveis e felizes.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.