5 problemas no casamento que nunca poderão ser resolvidos

O divórcio em muitos casos é uma fuga dos problemas do casamento. Mas, e quando não é admissível fugir?

5,472 views   |   44 shares
  • Atualmente existem mais de 7 bilhões de problemas. Ou seja, pelo menos um para cada ser humano vivo. Viver é ter problemas. As únicas pessoas que não os têm são as que já descansam em paz. Portanto, temos que aprender a resolver problemas ou a conviver com os que não têm solução. Se esse não é o segredo da felicidade, pelo menos é o da paz.

  • Muitos casais que ainda se amam acabam se separando por não saberem como resolver ou gerenciar problemas. É muita ingenuidade pensar que duas pessoas de origem diferente, com personalidades, bagagens ou expectativas diferentes, de repente vão se casar e viver felizes para sempre sem nenhum conflito, nenhuma briga, nenhum ajuste ou sem aprender a ceder e abrir mão de algo em prol da relação.

  • Também outro erro - que costuma terminar de maneira trágica, é pensar que a pessoa vai mudar depois de casada, ou que será "consertada" pelo parceiro. Isso simplesmente não existe. Se tem algo em seu namorado, noivo que você sente que não poderá conviver tranquilamente, é simples: não se case. É melhor terminar a relação ao invés de acreditar que poderá mudar o outro. As mudanças vêm de dentro para fora.

  • Porém, existem problemas que surgem (ou se tornam visíveis) depois de casados. É importante trabalhar para resolver tais problemas lembrando que casamento não é uma brincadeira de casinha que se deixa quando quer. Casamento envolve vidas e promessas. É um compromisso firmado entre duas pessoas de cuidarem e amarem um ao outro e serem fiéis. Por isso é somente para adultos - não cabe imaturidade dentro dele.

  • Se um problema não pode ser resolvido, mas é passível de se conviver (não envolve crime, abuso ou violência) então o ideal é que o casal se adapte ao problema e busque viver o melhor possível. Afinal, existem problemas que nunca serão resolvidos. Aqui estão 5 deles:

  • 1. Crises

  • Elas vêm e vão. Nunca terminarão. Seja um problema financeiro, seja de saúde, de relacionamento, elas nunca deixarão de existir. Mas, o importante é lembrar que nenhuma dura para sempre e criar habilidade de lidar com as crises sem deixar o casamento abalado.

  • 2. Uma doença

  • Pode ser o marido, a esposa ou um filho que nasce doente. Às vezes um acidente torna um dos cônjuges inválido e dependente para o resto da vida ou nasce um filho com uma deficiência grave. Este é um problema que jamais será resolvido e para lidar com ele é necessário maturidade e desprendimento. Fugir de uma situação assim é impensável.

  • Advertisement
  • 3. Infertilidade

  • Se apesar de todos os esforços um casal não consegue alcançar a felicidade de ter um filho biológico, é necessário aceitar tal fato e continuar a vida. Existem milhares de crianças sonhando em ter um lar. Adote e sinta todas as alegrias da paternidade. Invista no relacionamento e no cuidado um com o outro. Infelizmente, nem sempre as coisas saem como o esperado.

  • 4. Família do cônjuge

  • Problemas de relacionamento com os pais ou irmãos do cônjuge são muito comuns, infelizmente. No entanto, é bom lembrar que assim como você ama sua família, seu marido/esposa também ama a dele(a). Então, muita empatia e compreensão. Afinal, família é para sempre e o melhor a fazer é tentar conviver ou suportar.

  • 5. Personalidades individuais

  • Quando um não gosta muito da personalidade do outro, a famosa "incompatibilidade de gênios", o caminho procurado normalmente é o divórcio, quando na verdade deveria ser melhorar a si mesmo. Não é necessário que duas pessoas sejam totalmente iguais para que o relacionamento dê certo. É nas diferenças que um completa o outro. Perceber a beleza disso é fundamental. Como afirma o psicólogo Felipe de Souza:

  • Se as duas pessoas tiverem que ter personalidades idênticas (para o casamento dar certo) todo e qualquer relacionamento amoroso seria como a história do Narciso e apenas nos apaixonaríamos pela nossa imagem no espelho. Mas, na verdade, o amor surge de verdade da diferença. Buscamos no outro o que nos falta. Essa é, segundo Felipe Souza, a exata definição de desejo.

  • Não espere que tudo sempre corra bem, pois haverá dificuldades. Contudo, se você e seu cônjuge amarem e respeitarem um ao outro, terão grande satisfação no casamento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

5 problemas no casamento que nunca poderão ser resolvidos

O divórcio em muitos casos é uma fuga dos problemas do casamento. Mas, e quando não é admissível fugir?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr