Bebês com cabeça maior que o normal pode ser sinal de inteligência

Cabeça grande é sinal de inteligência? Veja o que dizem os especialistas sobre o assunto.

3,647 views   |   41 shares
  • Ter um cérebro grande não é necessariamente um sinal de inteligência: estudos como o que foi publicado no seguinte link, por exemplo, dizem que não. O que faz a diferença, segundo o especialista Jakob Pietschnig, da Universidade de Viena, é "a estrutura do córtex, o mesencéfalo (cérebro médio) e o cerebelo, e o fato de que a matéria branca esteja conectada com a matéria cinzenta de uma forma ótima". Isso é o que determina a maior ou menor inteligência e não, necessariamente, o tamanho da nossa massa cinzenta.

  • Outros estudos, porém, dizem o contrário.

  • Mas antes de continuar mostrando os estudos sobre esse assunto, vou contar uma história pessoal: Eu me lembro de que, quando eu ainda era bem pequeno, muitas pessoas achavam que eu tinha a cabeça grande, e comentavam isso com meu pai. Meu pai, então, batia levemente na minha cabeça e dizia: "Cabeça grande é sinal de inteligência!".

  • Pois bem, cresci, me casei e meu filho caçula nasceu com uma cabeça grande também, a ponto de o médico que assistiu ao seu parto pedir para levarmos o bebê para nosso pediatra avaliar. Foram feitos exames específicos e depois levamos o nosso filho ao nosso pediatra para ser examinado e serem avaliados os resultados dos exames, mas ao me ver, e vendo que eu tinha cabeça grande também, o pediatra nem quis examinar meu filho, pois disse que isso era hereditário...

  • Os bebês com cabeça grande são mais inteligentes

  • Outro estudo, desta vez feito por cientistas da Universidade de Edimburgo, revelou que "Quanto maior for a cabeça de um bebê, mais inteligente ele será". E podemos ler o artigo todo sobre estudo, de autoria de Estefanía Esteban, no site Guia Infantil. O diretor deste citado estudo, Ian Deary, afirma que quanto maior for a cabeça, maior a inteligência do bebê:

  • Mais de 100.000 britânicos, já adultos, com idades de 37 a 73 anos, foram exaustivamente analisados e as conclusões mostraram que: os nenês que nasceram com cabeça grande, tiveram mais chances de obter um título universitário; tiveram também pontuação mais alta no raciocínio numérico e verbal e também melhor saúde e mostraram índices melhores de quociente intelectual.

  • Advertisement
  • Tamanho da cabeça e megaencefalia

  • Claro que nos referimos aqui, a tamanhos de cérebros "normais", apesar de maiores do que o cérebro comum. Acima de um certo tamanho, pode ser uma anomalia: "As pessoas com um cérebro anormalmente grande, condição conhecida como megaencefalia, têm em média um rendimento menor nos testes de QI", afirmou Pietschnig.

  • No estudo de Ian Deary, fica claro que ele se refere aos bebês com cérebros dentro da normalidade, apesar de maiores do que os comuns.

  • Nada é o que parece

  • Quando alguém chamar uma criança de "cabeçuda", portanto, em vez de a estar ofendendo, estará elogiando-a sem querer. E se você tem um grande cérebro, "acondicionado", certamente, dentro de um grande crânio, sinta-se um privilegiado pela natureza e pela genética, e faça bom uso de sua inteligência.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!

Website: http://blog.higinocultural.com

Bebês com cabeça maior que o normal pode ser sinal de inteligência

Cabeça grande é sinal de inteligência? Veja o que dizem os especialistas sobre o assunto.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr