Bebês com cabeça maior que o normal pode ser sinal de inteligência

Cabeça grande é sinal de inteligência? Veja o que dizem os especialistas sobre o assunto.

Luiz Higino Polito

Ter um cérebro grande não é necessariamente um sinal de inteligência: estudos como o que foi publicado no seguinte link, por exemplo, dizem que não. O que faz a diferença, segundo o especialista Jakob Pietschnig, da Universidade de Viena, é “a estrutura do córtex, o mesencéfalo (cérebro médio) e o cerebelo, e o fato de que a matéria branca esteja conectada com a matéria cinzenta de uma forma ótima”. Isso é o que determina a maior ou menor inteligência e não, necessariamente, o tamanho da nossa massa cinzenta.

Outros estudos, porém, dizem o contrário.

Mas antes de continuar mostrando os estudos sobre esse assunto, vou contar uma história pessoal: Eu me lembro de que, quando eu ainda era bem pequeno, muitas pessoas achavam que eu tinha a cabeça grande, e comentavam isso com meu pai. Meu pai, então, batia levemente na minha cabeça e dizia: “Cabeça grande é sinal de inteligência!”.

Pois bem, cresci, me casei e meu filho caçula nasceu com uma cabeça grande também, a ponto de o médico que assistiu ao seu parto pedir para levarmos o bebê para nosso pediatra avaliar. Foram feitos exames específicos e depois levamos o nosso filho ao nosso pediatra para ser examinado e serem avaliados os resultados dos exames, mas ao me ver, e vendo que eu tinha cabeça grande também, o pediatra nem quis examinar meu filho, pois disse que isso era hereditário…

Os bebês com cabeça grande são mais inteligentes

Outro estudo, desta vez feito por cientistas da Universidade de Edimburgo, revelou que “Quanto maior for a cabeça de um bebê, mais inteligente ele será”. E podemos ler o artigo todo sobre estudo, de autoria de Estefanía Esteban, no site Guia Infantil. O diretor deste citado estudo, Ian Deary, afirma que quanto maior for a cabeça, maior a inteligência do bebê:

Advertisement

Mais de 100.000 britânicos, já adultos, com idades de 37 a 73 anos, foram exaustivamente analisados e as conclusões mostraram que: os nenês que nasceram com cabeça grande, tiveram mais chances de obter um título universitário; tiveram também pontuação mais alta no raciocínio numérico e verbal e também melhor saúde e mostraram índices melhores de quociente intelectual.

Tamanho da cabeça e megaencefalia

Claro que nos referimos aqui, a tamanhos de cérebros “normais”, apesar de maiores do que o cérebro comum. Acima de um certo tamanho, pode ser uma anomalia: “As pessoas com um cérebro anormalmente grande, condição conhecida como megaencefalia, têm em média um rendimento menor nos testes de QI”, afirmou Pietschnig.

No estudo de Ian Deary, fica claro que ele se refere aos bebês com cérebros dentro da normalidade, apesar de maiores do que os comuns.

Nada é o que parece

Quando alguém chamar uma criança de “cabeçuda”, portanto, em vez de a estar ofendendo, estará elogiando-a sem querer. E se você tem um grande cérebro, “acondicionado”, certamente, dentro de um grande crânio, sinta-se um privilegiado pela natureza e pela genética, e faça bom uso de sua inteligência.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!