Mordedores do bebê podem ter fungos: saiba como limpar corretamente

Sinta-se mais seguro em relação ao seu pequeno mantendo os brinquedos dele higienizados.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Os primeiros dentinhos começam a nascer e junto com eles um grande desconforto, que faz com que os bebês queiram levar à boca todos os objetos que conseguirem pegar. Os mordedores são grandes amigos dos pais nesta hora, pois são feitos exatamente para serem mordidos, e evitam com que a criança acabe levando à boca outros objetos que podem machucar. Mas, os pais não devem se sentir tão seguros assim se não fizerem a higienização adequada destes objetos, pois eles acumulam muitas bactérias e fungos.

Todos nós estamos expostos aos fungos diariamente. Na maioria das vezes nosso organismo está preparado para nos defender contra eles. A própria saliva mata 99% deles, declarou o pediatra Dr. Jorge Huberman para o site Vix. Mas os fungos também podem nos fazer mal, tanto mais para os pequenos que ainda não se desenvolveram completamente.

É indispensável que todos os brinquedos e mordedores sejam limpos logo após o uso. Aqui vão algumas orientações do Dr. Huberman:

  • Higienizar com álcool em gel os brinquedos de plástico ou material resistente;

  • Lavar as pelúcias de quinze em quinze dias secando-as ao sol, e guardá-las em sacos plásticos;

    Advertisement
  • Brinquedos que ficam constantemente na boca do bebê ou na banheira, precisam ser lavados todos os dias com detergente e água corrente, secando-os depois.

O pediatra ainda tranquiliza os pais mais preocupados, dizendo que nem todas as impurezas são ruins, pois “elas são importantes para que a criança crie imunidade. Existem estudos mostrando que crianças que moram em casas com cachorro têm menos alergia e menos crises de asma. Algumas sujeiras são importantes.”

Por mais que algumas impurezas sejam importantes, esteja atento aos brinquedos de seu filho, principalmente aqueles que possuem saída de ar ou furos, pois podem acumular umidade e sujeiras dentro. Não deixe os brinquedos que suavizam o desconforto do seu pequeno trazerem ainda mais incômodo para ele.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.